Zaffari Lindoia: supermercado abre as portas em Porto Alegre

24/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

O Grupo Zaffari acaba de inaugurar uma nova loja no bairro Jardim Lindoia, em Porto Alegre. O empreendimento conta com 1700 m² de área de venda e disponibiliza ao público da região grande diversidade de produtos. O supermercado foi edificado a partir do conceito arquitetônico que passou a ser adotado pelas novas unidades da rede desde 2015, com espaços amplos e qualificados, utilizando 415 toneladas de aço.

“Utilizamos solução de pilares isolados e contraventamento metálico, além de vigas mistas para suporte das lajes pré-moldadas”, afirma Marcos Machado Pereira, engenheiro e consultor técnico da Medabil. “A cobertura, estruturada por pórticos metálicos e terças “Z” , é formada por  telhas em aço, sobre as quais aplicou-se membrana TPO. Também fornecemos escadas metálicas para acesso aos pavimentos. Os fechamentos laterais foram construídos em alvenaria”.

A construção em aço foi utilizada, segundo Marcos, principalmente, por uma combinação entre agilidade e restrições impostas pela arquitetura. “A aplicação de estruturas metálicas, juntamente com o sistema de laje pré-moldada em concreto, proporcionou a execução de grandes vãos e uma altura mais reduzida entre o conjunto da estrutura de apoio e a laje”, explica. “Esta foi uma das diretrizes do projeto que proporcionou um ganho em aproveitamento dos índices do terreno, além de economia em fechamentos”.

Especificamente na Loja Zaffari Lindoia, o engenheiro conta que com a ajuda da construção em aço foi possível garantir um layout mais amplo, liberando mais espaço para a disposição dos produtos. “Outro ponto são os equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, que podem ficar suspensos na cobertura da loja, Além da questão do prazo de execução, que para um varejista é sempre um ponto chave para viabilizar o investimento”, avalia Marcos.

De acordo com o engenheiro da Medabil, foi um projeto muito desafiador por se tratar de uma solução mista, que envolveu aço e concreto pré-fabricado, aliado a um prazo inicialmente muito curto de execução, que ao final acabou sendo impactado pelas restrições impostas pela pandemia do Coronavírus.

“Também tivemos o fator espaço de canteiro, que sem dúvida foi um dos principais itens a ser observado, não só durante o planejamento inicial da obra como ao longo de toda a execução da montagem dos materiais, já que a obra ocupou praticamente 100% do terreno, não possibilitando pré-montagem e área de estocagem ideal”.

Marcos destaca também que o sistema construtivo em aço trouxe ganhos de sustentabilidade para a obra do Zaffari.

“Sempre que falamos em sistemas industrializados offsite, podemos afirmar que há uma grande redução nos resíduos em campo. O aço, por si só, já é um elemento mais sustentável, pois pode ser 100% reciclado”.

Ele também elogiou a gama de variações que o sistema oferece. “As soluções em aço podem ser adaptadas e mescladas com praticamente qualquer sistema construtivo, e mesmo quando falamos em obras puramente metálicas, as quantidades de soluções são muitas”, analisa. “Podemos utilizar soluções de treliças, de joists, de perfis laminados, soldados, estruturas espaciais, diversos tipos de colunas, qualquer estrutura que possamos imaginar é possível de ser fabricada e utilizada na construção”.

O especialista da Medabil, entretanto, acredita que o espaço é um dos pontos chave para a construção dos supermercados do futuro. Segundo ele, as lojas inovadoras precisam contar com corredores amplos, pilares esbeltos, áreas de estocagem que suportem altas cargas e que possibilitem manobra dos equipamentos. “Além da localização, que nos leva a questão de terrenos cada vez mais restritos nos grandes centros, gerando a necessidade do melhor aproveitamento possível da área”.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Medabil Soluções Construtivas S/A
Projeto Estrutura de Aço: Medabil Soluções Construtivas S/A
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Cia Zaffari
Execução da Obra: GPI - Gestão de Projetos e Instalações
Área Construída: 8.450m²
Volume de Aço Empregado: 415 toneladas
Conclusão da Obra: Junho de 2021
Local: Porto Alegre, RS

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal