Retrofit oferece sofisticação e funcionalidade

27/09/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O Le Quartier, complexo gastronômico do chef franco-carioca Claude Toigros em São Paulo, passou por um retrofit, que combina preservação arquitetônica e inovação. Sob a expertise do arquiteto Frederico Gomes, do escritório Tadu Arquitetura, a integração do sistema em aço desempenha papel fundamental, permitindo a preservação dos traços da construção original, além de adicionar elementos arquitetônicos e estruturais que contribuem para a estética e funcionalidade do espaço. 

A escolha do sistema construtivo em aço foi essencial para a preservação dos traços da construção original durante o processo de retrofit do Le Quartier. “O material permitiu adaptações às estruturas existentes, possibilitando reforços estruturais sem interferências espaciais significativas”, revela Frederico Gomes. “Isso resultou em uma distribuição de cargas e estabilidade estrutural eficientes, sem comprometer a integridade do edifício”.

No projeto, foram utilizados perfis metálicos do tipo I, que possuem alta resistência estrutural. O acabamento escolhido foi uma pintura em cor neutra e tonalidade mais escura, associada a outros elementos como revestimentos cerâmicos, superfícies com texturas, mobiliários específicos e iluminação estratégica. Essa combinação ressaltou o caráter industrial do aço, contribuindo para a atmosfera contemporânea e sofisticada do empreendimento.

Vigas e pilares em aço, além de esquadrias metálicas, são os principais elementos arquitetônicos incorporados ao projeto. “Além de suas vantagens técnicas, esses elementos adicionam aspectos visuais que remetem à arquitetura industrial, trazendo uma estética desejada para o projeto”, avalia o arquiteto. “A presença do aço também colabora para a funcionalidade do Le Quartier, permitindo uma menor ocupação do espaço com elementos estruturais e facilitando a definição do layout e dos fluxos do empreendimento”.

A estrutura para a ampliação do segundo pavimento foi executada em aço, de acordo com Frederico Gomes, permitindo também a criação de um vão livre central que proporciona uma iluminação natural abundante através de uma clarabóia. A rapidez de execução da estrutura metálica contribui também para a sustentabilidade do projeto, reduzindo o tempo de obra e minimizando o desperdício de recursos.

Na adaptação da antiga construção foram enfrentados desafios que demandaram análises detalhadas. “Houve, por exemplo, a necessidade de dimensionamentos adequados das estruturas adicionais e compatibilizações com outras disciplinas, como instalações elétricas e hidráulicas”, conta Frederico Gomes. “Estruturas auxiliares temporárias, também em aço, são utilizadas para garantir a segurança, durante a adequação do retrofit ”.

A integração do aço com outros materiais no Complexo Le Quartier contribui para a criação de espaços funcionais e versáteis. “A combinação de elementos diversos, como aço, veludo, pedra, couro, vidro, tecidos e cimento equilibra a estética desejada com a funcionalidade necessária”, analisa o arquiteto do escritório Tadu. “O aço se mostra um material versátil, capaz de se adaptar e harmonizar com diferentes materiais, conferindo uma atmosfera única aos espaços do complexo gastronômico.

É fundamental ressaltar que o uso inteligente do aço no retrofit do Le Quartier trouxe inúmeras vantagens para o projeto, desde a preservação dos traços originais até a criação de espaços funcionais e esteticamente sofisticados.

“O uso efetivo do aço permite adaptações estruturais precisas, distribuição de cargas eficiente, viabilização da iluminação natural e colabora para a atmosfera contemporânea do empreendimento”, destaca Frederico Gomes. “Além disso, o sistema em aço proporciona benefícios econômicos, durabilidade, segurança estrutural e sustentabilidade”. Enfim, o Le Quartier é um exemplo inspirador de como o aço pode transformar projetos de retrofit, preservando a história e trazendo modernidade para a arquitetura nacional. 



FICHA TÉCNICA

Le Quartier

Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Tadu Arquitetura/João Duayer e Frederico Gomes
Fabricante da Estrutura em Aço e responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Trilha Estruturas Metálicas
Execução da Obra: Arp Engenharia
Área Construída: 211 m²
Volume de Aço Empregado:10 toneladas
Conclusão da Obra: 2022
Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal