Residência com volumetria marcante

14/09/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

   

Casa Treliça, projeto desenvolvido pelo escritório Terra Capobianco em parceria com a Galeria Arquitetos, utiliza efetivamente o aço como sistema construtivo. Localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, com 464 m² de área construída, a residência recebeu reconhecimento do Green Building Council Brasil por sua abordagem sustentável, conquistando o certificado Prata e tornando-se um exemplo de eficiência energética e uso responsável dos recursos naturais.

“O conceito por trás do desenho arquitetônico da Casa Treliça é o aproveitamento máximo da ocupação do terreno, resultando em um espaço visualmente contínuo”, diz a arquiteta Ana Terra Capobianco. “Menos de 1/5 da área do térreo é composta por vedações opacas. O aproveitamento visual do lote é ininterrupto, produzindo uma sensação real de amplitude.”

   

O sistema construtivo em aço foi escolhido para a Casa Treliça com o intuito de alcançar uma construção rápida, eficiente e seca. A estrutura metálica, a laje steel deck e os fechamentos em steel frame foram utilizados para resolver o projeto com poucos elementos e proporcionar agilidade na execução, de acordo com a arquiteta. 

A Casa Treliça destaca-se por sua abordagem sustentável, sendo reconhecida pelo Green Building Council Brasil. Dentre as principais soluções ‘amigas’ do meio ambiente adotadas na obra, destacam-se a instalação de placas fotovoltaicas, o aproveitamento de água de reuso para os vasos sanitários, o uso de irrigação automatizada com água da chuva e a utilização de fachadas duplas e ventiladas. Tais alternativas, combinadas com outras estratégias do projeto, garantiram à Casa Treliça o certificado Prata, referência nacional em construção sustentável.

   

“Para garantir estabilidade e segurança estrutural ao projeto, foram projetadas três treliças metálicas”, conta Ana Terra Capobianco. “Duas delas estão localizadas nas extremidades longitudinais do volume principal, permitindo um vão de 15 metros livre de apoios na área social. A terceira treliça foi posicionada no sentido transversal da largura total do terreno, configurando o volume suspenso da edícula, com um vão livre de 14 metros”.

A escolha do sistema construtivo em aço para a Casa Treliça trouxe inúmeros benefícios, segundo a arquiteta. “Além da agilidade na construção, o canteiro de obras tornou-se mais limpo, evitando desperdícios de materiais. Estima-se que a utilização do sistema construtivo em aço reduziu em até três meses o prazo de conclusão em comparação ao sistema convencional”.

A Casa Treliça apresenta resoluções em aço em diversos elementos, como a estrutura, fachada e divisórias. “As fachadas norte e sul utilizam o sistema de chapas de policarbonato tipo thermoclick, proporcionando uma superfície translúcida e agilidade na montagem”, destaca a arquiteta. As divisórias internas foram executadas com o sistema drywall, visando economia de tempo e redução de sobrecarga na estrutura.

Além da eficiência construtiva, a concepção da Casa Treliça levou em consideração aspectos de conforto, funcionalidade e estética. A abundante ventilação cruzada é proporcionada pelas generosas janelas de correr presentes em todos os ambientes. A localização estratégica da piscina aproveita ao máximo os ganhos de calor, enquanto a varanda da sala de estar oferece sombra às fachadas de vidro, além de contribuir com o uso da piscina. A arquitetura integrada com o verde do jardim proporciona uma sensação de estar ao ar livre.

   

“A Casa Treliça destaca-se por seu valor estético, sendo ao mesmo tempo confortável e acolhedora”, afirma Ana Terra Capobianco. As treliças permitem grandes vãos livres, intensificando a sensação de amplitude. A integração com o jardim, através dos amplos panos de vidro, proporciona uma atmosfera de estar ao ar livre. A arquiteta Ana Terra Capobianco ressalta: “A Casa Treliça é uma casa varanda, com implantação precisa e volumetria marcante.”

A residência é um exemplo notável de como o aço pode ser utilizado de forma inovadora na arquitetura, proporcionando eficiência construtiva, sustentabilidade e uma estética marcante. É uma residência que une técnica, funcionalidade e beleza, elevando o conceito de construção em aço a um novo patamar.

FICHA TÉCNICA
Casa Treliça

Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Terra Capobianco, Galeria Arquitetos/ Ana Capobianco e Fernanda Neiva
Fabricante da Estrutura em Aço: Metal Art
Execução da Obra: Schwartz Engenharia
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: STEC do Brasil
Área Construída: 464 m²
Volume de Aço Empregado: 30 toneladas
Conclusão da Obra: 2022
Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal