Refúgio modular com alma baiana

18/05/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

0 conceito de sustentabilidade está vivíssimo no novo residencial ‘pé na areia’ Alma Maraú, localizado em frente à Praia do Cassange, na Península de Maraú, na Bahia. São casas de alto padrão planejadas para manter a harmonia entre o ambiente natural e o ambiente construído.

“A ideia do Alma Maraú surgiu do desejo do CEO da F2 Construtora e incorporadora, François Rahme, que ficou apaixonado pelo local e idealizou o residencial, pois foi amor à primeira vista”, conta Hugo Machado, engenheiro e superintendente da CMC Modular, fabricante dos módulos do projeto.

“O sonho foi criar um grande empreendimento, com a manutenção da preservação do meio ambiente, cuidando da biodiversidade local. Os desafios foram muitos, o local tem pouca infraestrutura e o projeto dependeu de uma logística complexa”, completa.

Em um terreno de 40 mil m², com 370 m de frente para o mar, foram construídas 32 casas. O processo de construção foi híbrido:  uma estrutura em concreto moldado in loco recebe os módulos pré-fabricados.  Os módulos foram construídos a partir de chassis em tubos de aço e fechamentos em perfis de light steel frame, produzidos em ambiente fabril controlado, a 2.000 Km de distância, chegando ao local prontas para serem instaladas. Há opções de casas com duas, três ou quatro suítes.

“A montagem dos módulos foi realizada na fábrica da CMC, na cidade de Mirassol, em São Paulo: estrutura, hidráulica, elétrica, tudo realizado de forma industrializada”, confirma Hugo Machado. “Os ambientes da residência foram divididos para que cada um fosse constituído em um módulo. Isso facilitou o processo. Posteriormente, esses módulos foram acoplados à obra formando a arquitetura de cada residência. Até a questão do transporte dos módulos foi pensada para facilitar o processo”.

Cada carreta percorreu quatro dias de estrada para cruzar a enorme distância, entre Mirassol e Maraú, considerando a passagem por estradas de difícil acesso e não pavimentadas. “Outro grande desafio foi a questão do tamanho dos módulos, uma preocupação nas rodovias por conta das fiações e pontes. Ainda tivemos que vencer a parte da estrada de terra, local de difícil acesso próximo do local da obra”, conta o superintendente da CMC Modular.

Assim, os módulos chegam prontos para a instalação, com todas as louças, metais e porcelanato. In loco, foram aplicadas as esquadrias, e os deques de madeira – tudo instalado em apenas 20 dias.

Um guindaste de 240 toneladas foi utilizado para erguer os módulos por cima das árvores, no sentido de preservar a natureza. O projeto explorou muito bem a questão de utilizar a flora local como apelo arquitetônico.

“Pelo fato de ter módulos pré-fabricados, o impacto foi muito pequeno”, diz Hugo Machado. “Cabe ressaltar que o sistema modular em aço não gera resíduos na obra e o uso de água é quase zero, tanto no processo da construção quanto na finalização in loco”.

É importante destacar que no Alma Maraú os sistemas em aço foram usados na superestrutura dos módulos, nas paredes e forros estruturados em light steel frame, além da estrutura de cobertura. Para o fechamento dos módulos, foram usados painéis Glass Rock nos fechamentos externos, e placas de drywall nas divisórias internas. Na cobertura, painéis termo acústicos. “Na superestrutura em aço, utilizamos perfis tipo W e perfis tubulares e nos fechamentos perfis galvanizados de 0,95 mm de espessura”, conta o engenheiro. As interfaces elétricas e hidráulicas entre os módulos foram feitas através de shafts, que são aberturas verticais para a passagem de tubulações, e as conexões são ligações parafusadas.

Os perfis em aço do chassi, além da galvanização, receberam tratamento de pintura para a proteção contra corrosão, evitando futuras patologias.

Além das casas e apartamentos, no empreendimento há também lazer completo, SPA, paisagismo com plantas nativas, bares e restaurantes para representar a deliciosa cozinha regional. Certamente, o paraíso modular é aqui! 

 

DESTAQUE

A CMC Modular conquistou o prêmio Saint- Gobian de inovação na 4ª edição do Prêmio TOP – Troféu de Obras Placo – pelo projeto Alma Maraú.


FICHA TÉCNICA
Alma Maraú

  • Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Adriana Machado Arquitetura/ Adriana Machado
  • Empresa Responsável pelo Projeto e Fornecimento da Estrutura em Aço: CMC Modular
  • Execução da Obra: F2 Construtora
  • Área Construída: 4.000 m²
  • Volume de Aço Empregado: 240 toneladas
  • Conclusão da Obra: 2023
  • Local: Maraú, BA

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal