Oásis Construído em Aço

03/09/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 59

O escritório Uffizi Arquitetura usa efetivamente o sistema construtivo de aço em seus projetos. Principalmente, pelo ganho tecnológico. Para Mauricio Salvi, um dos sócios do escritório, o aço foi mais do que um aliado no projeto da belíssima Casa L&M, em Jaguariúna, no interior de São Paulo.

“O sistema de aço foi o ponto de partida”, conta. “Afinal, fomos procurados pelos clientes que haviam visto uma casa nossa no mesmo condomínio. Eles se interessaram pela utilização do aço e também pelo estilo dos nossos projetos. Isto é, nos deram toda a liberdade criativa e construtiva. E, por isso, exploramos bem o que o aço poderia agregar no projeto e na execução”.

Assim, não houve problemas durante a obra, ainda de acordo com Salvi. “Claro, além da qualidade da mão de obra, da eficiente gestão, contamos com uma boa empresa que forneceu a estrutura metálica e com os clientes que estiveram sempre junto e resolviam com agilidade as situações que demandavam suas escolhas”.

O sistema construtivo de aço foi usado na estrutura da L&M (iniciais dos nomes dos clientes, Laiza e Marco), mas fazendo parte da plástica arquitetônica do projeto. “Acredito, que nós arquitetos, temos que explorar ao máximo as vantagens oferecidas pela construção em aço, não somente como estrutura, mas como elemento arquitetônico”, analisa a arquiteta Ana Paula Marquesini Soares, sócia de Mauricio Salvi. 
Segundo a arquiteta, o uso do sistema de aço trouxe uma estrutura mais leve e esbelta, podendo criar grandes panos de vidros, que se abrem para uma mata exuberante e um mirante no andar superior. “Ou seja, a construção em aço garantiu a sensação de liberdade que se tem ao utilizar a Casa L&M”, afirma Ana.

O terreno da casa tem uma forma triangular, com vistas profundas e com muito verde. Os arquitetos aproveitaram esse cenário para implantar a residência em dois blocos, um com vista para a lateral e outro (superior) para a vista do lago. “Queríamos também a sensação de máximo aproveitamento da fachada, para “esparramar” a casa e ela mesmo servir de plano de privacidade para quem olha da rua”, conta Mauricio Salvi.

HISTÓRIA DO PROJETO

De acordo com Ana e Mauricio, a Casa L&M materializa uma busca constante do escritório Uffizi, que é criar espaços pensados para as necessidades e desejos de seus moradores, integrados às características locais, como as vistas naturais e possibilidades do terreno. 
Assim, mesmo inserida em um terreno com limites muito restritos, cria-se relações entre os espaços internos e externos, construindo uma espacialidade fluida e integrada. “Para a materialidade da casa, optou-se pela estrutura metálica, que traz diversos benefícios, como a agilidade e precisão no canteiro de obra, mas principalmente por gerar um menor impacto ambiental, quando comparado principalmente a estrutura em concreto armado”, explica Ana.

A estrutura de aço fica exposta, e a sua aparência é contrastada com materiais como a pedra ferro, como revestimento em paredes, e a madeira aplicada como forro, tornando possível assim uma arquitetura acolhedora em seus espaços internos e externos.

“Ainda no intuito de criar espaços fluidos e utilizando as características da estrutura metálica, os grandes vãos são vedados inteiramente por esquadrias que completam a composição dos ambientes”, diz Mauricio. 

O arquiteto completa: “O conjunto dos vãos, criados pela estrutura metálica e as esquadrias, possibilitam planos transparentes entre os ambientes internos e externos, assim, cria-se uma sensação de amplitude espacial, quando o verde dos jardins se torna parte da composição dos ambientes”. 

As grandes esquadrias, segundo Mauricio, também possibilitam que no aspecto de conforto ambiental a casa possua uma boa ventilação cruzada. A implantação é pensada em conjunto com a criação de beirais e maciços verdes no paisagismo, para que a incidência solar não seja um problema nos planos de vidro. Na área íntima, no pavimento superior, três suítes são criadas e possuem grandes aberturas voltadas para as áreas externas.

Assim como no pavimento térreo, as suítes ganham amplitude espacial, além da possibilidade de todos esses ambientes possuírem acesso a varandas íntimas. Por fim, um grande terraço pode ser usufruído pela família, tornando-se possível aproveitar a vista privilegiada da área verde que existe próxima à casa.

“Um bom projeto depende também de um bom cliente”, analisa Ana Paula Marquesini Soares. “É importante agradecê-los pela oportunidade. Tentamos nesse projeto criar um oásis para eles, que moravam em São Paulo e estavam em busca de um lugar relaxante para desfrutar”, finaliza.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: União Técnica
Projeto Estrutura de Aço: Guerrero Projetos
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Uffizi arquitetura / Mauricio Salvi e Ana Paula Marquesini Soares
Execução da Obra: Uffizi Arquitetura / Olerino Silva Construções
Área Construída: 300 m²
Volume de Aço Empregado: 16 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Jaguariúna, SP

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal