O paisagismo é a natureza

07/01/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Localizada em uma área de preservação natural no município de Nova Lima, Minas Gerais, a Casa Galpão se transformou em uma referência internacional. Deslumbrante, simples e funcional. “Esse projeto buscou desenvolver uma arquitetura sem excessos e extremamente aberta à ocupação de seus moradores”, analisa Marcos Franchini, criador da residência, junto com a arquiteta Nattalia Bom Conselho. 

O sistema construtivo em aço, de acordo com Marcos, foi muito usado na obra: estrutura (colunas, vigas, treliças, escada e passarela), cobertura metálica e a telha para fechamento da fachada oeste. E, na passarela e escada, os pisos são em chapa de aço estampada tipo xadrez, ainda segundo o arquiteto.

Definitivamente a construção em aço foi fundamental ao projeto da Casa Galpão. “Entre os pontos mais importantes, se destacam a rapidez da obra e a possibilidade de se pensar a construção como uma montagem através da racionalização construtiva”, afirma Marcos.

“Para isso, lançamos mão de uma malha regular de 6 x 4,80m (com 12 colunas), que segue coordenação modular com os blocos de fechamento, evitando cortes desnecessários”. 
E qual foi o grande desafio da obra? Marcos responde: “Foi trabalhar a modulação, a interface dos blocos com a estrutura de aço e dos fechamentos em si, além dos projetos complementares das instalações hidráulicas e elétricas, que por estarem aparentes, demandaram um plano que seguisse os eixos estruturais e que ficassem esteticamente agradáveis”.

O arquiteto revelou que ele e sua parceira Nattalia Bom Conselho tiveram muita liberdade para criar o projeto. Eles optaram por sistemas estruturais e de vedação aparentes. “Nossa opinião é que este tipo de estratégia faz mais sentido, pois evita retrabalho no canteiro e vai ao encontro da racionalização construtiva, próximo de uma montagem”, explica. 

A topografia, a paisagem natural e o contexto em que a casa seria construída nortearam o desenvolvimento do trabalho, além da insolação privilegiada, uma vez que foram abertos os panos de vidro para leste. “Fora essas diretrizes de projeto, nos baseamos em referências trazidas pelos clientes e por nós mesmos, criando uma linguagem diferenciada e ao mesmo tempo viável financeiramente e estruturalmente”, reforça Marcos Franchini. 

O PROJETO

Da entrada do terreno, em aclive, vê-se a edificação de dois pavimentos em estrutura de aço, com vedação em blocos de concreto aparentes e os amplos panos de vidro. O telhado, estruturado através de treliças de aço, segundo o arquiteto, tem vedação em telhas termoacústicas, reforçando a utilização de materiais pré-fabricados industrializados, bem como os sistemas hidráulicos, de iluminação e energia. Além da utilização do cimento queimado em todos os pisos e nas bancadas em concreto impermeabilizado.

No primeiro pavimento, uma grande varanda articula o espaço externo com a área social da edificação, integrando cozinha, sala de jantar e estar, lavabo e escritório além da piscina que é um tanque em concreto aparente. Há, também neste pavimento, uma área de serviço na parte posterior do edifício e uma suíte de visitas acessível. 

Uma passarela de aço no piso superior corta o pé-direito duplo da sala e conecta as duas suítes que ficam em cada extremo da obra. Ao norte, uma das suítes possui uma varanda coberta que estabelece uma relação visual panorâmica com a paisagem de serras e montanhas. 

Na visão do arquiteto da Casa Galpão, a construção em aço não foi uma aliada apenas nessa obra, pois ela contribui para o desenvolvimento da arquitetura brasileira. “Nosso clima permite trabalhar uma arquitetura em que a integração dos espaços internos e externos acontece de uma forma fluída e quase dissolvida”, diz. “Para compor esta arquitetura do vazio, o uso do aço é muito importante e se justifica ao possibilitar amplos vãos, além de eliminar elementos desnecessários para a execução do projeto”.

Ficha técnica

Projeto Arquitetônico: Marcos Franchini e Nattalia Bom Conselho
Área Construída: 316,5 m2
Aço Empregado: Perfis Laminados ASTM A572, Perfis Dobrados ASTM 570 Gr.C, Chapas A36 
Volume do Aço: 10.465 kg
Projeto Estrutura de Aço: Cremona Engenharia Ltda. 
Execução da Obra: We House
Local: Nova Lima, MG
Conclusão da Obra: 2019

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal