Mercadão Fratello

23/03/2023 | Notícia | Galeria da Arquitetura

Um armazém de 1963, impregnado de história, abriga, desde 2021, o Mercadão Fratello, no centro de Maringá (PR). Para receber o empreendimento, o espaço passou por um complexo processo de retrofit, comandado pelo escritório Verri & Galvão Arquitetos.

A técnica arquitetônica de retrofit visa a atualização e modernização do edifício, mas com a preocupação de respeitar o seu passado e a sua autenticidade. Essa premissa norteou o trabalho dos profissionais, que também buscaram preservar a forte ligação do espaço com a cidade.

“Para o desenvolvimento desse projeto, há uma condição indissociável de análise entre o edifício e a cidade, entre a arquitetura e o urbanismo, pois seu endereço é o coração da cidade, com alto fluxo de pessoas, situação recorrente nos centros urbanos”, diz o arquiteto Anibal Verri Junior.

O antigo armazém, com área total de 1.000 m² e construído em alvenaria, já contava com  uma cobertura metálica muito leve. Uma das intervenções foi a recuperação dessa cobertura com a substituição das telhas (de fibrocimento por metálicas térmicas), buscando conforto térmico, e, com uma lateral da tesoura metálica estendida, desenhou-se um shed que possibilita a entrada de luz natural.

Operando a céu aberto, o estabelecimento voltado para atividades gastronômicas ganhou também um mezanino metálico e a construção de uma varanda lateral norte. De acordo com os arquitetos, uma característica vital para o empreendimento e para a cidade é a liberdade dos caminhos, possibilitando o acesso ao espaço por duas vias (pela travessa Jorge Amado e pela avenida Herval).

O Mercadão Fratello conta também com a Arena Fratello, um espaço cultural com arquibancada e palco, que traz ainda mais vitalidade ao espaço.

Na conexão do armazém com a avenida Herval, foi proposto um open mall, com oito metros de largura. Sua construção é pré-fabricada, com estrutura metálica e painéis térmicos de vedação. Para complementar, beirais de dois metros asseguram sombra e abrigo da chuva.

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal