Inovação e a riqueza ambiental do Pantanal

08/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O Bioparque Pantanal é um novo espaço de experiência e conhecimento em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, que faleceu no ano passado, aos 83 anos, é considerado o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil metros quadrados e capacidade para quase cinco milhões de litros de água. O complexo possui 32 tanques que abrigam peixes do Pantanal, mas também há reservatórios com animais de cinco continentes. A construção em aço foi o único método que permitiu dar a forma elíptica para a incrível estrutura. “Além disso, a questão do peso estrutural e resistência mecânica, principalmente em relação ao túnel de vento, foram fundamentais para o uso desse método construtivo”, analisa Saulo Carvalho de Siqueira, engenheiro da obra e gerente técnico da Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Ele complementa: “O uso do aço foi de extrema importância e fundamental para a conclusão do empreendimento, sem dúvida, além dos formatos arredondados do 
partido arquitetônico”. 

A construção em aço é utilizada na fundação e na superestrutura (estacas, blocos, vigas, pilares e lajes); na estrutura espacial e na cobertura metálica da elipse; nos pórticos e na cobertura metálica do circuito dos aquários; e na passarela metálica. Entre as 2.215 toneladas de aço utilizadas em toda a obra, há chapas metálicas em ASTM A-36, barras redondas SAE 1020 e 1040, perfis I e H em ASTM A-36.  

Saulo destaca duas situações. A primeira foi a utilização do sistema de forma metálica steel deck na construção de um conjunto de lajes de aproximadamente 4.500 metros quadrados. Segundo ele, esse método permitiu a redução de vergalhão na estrutura das lajes, consequentemente a redução do tempo de produção e montagem da ferragem. 

“Além disso, essa estrutura já serve como forma, não havendo a necessidade de desenformar quando utilizado o método de formas de madeira, dispensando também o acabamento e pintura de uma laje convencional”, afirma.

“Outro destaque da utilização do sistema em aço foi a substituição dos pórticos e da laje da cobertura do circuito de visitação dos aquários, que inicialmente eram em concreto armado passando a ser estrutura metálica. Isso permitiu um bom ganho no tempo na execução da obra”, diz o engenheiro.

De acordo com Saulo, o projeto arquitetônico do Bioparque Pantanal é arrojado e complexo, obrigando a engenharia a desenvolver soluções que atendessem todas as necessidades. “As estruturas em aço foram fundamentais para alcançarmos os objetivos, mantendo o conceito arquitetônico e ao mesmo tempo garantindo a qualidade, resistência e durabilidade das estruturas do empreendimento”, garante o engenheiro.

Como a obra permaneceu parada alguns anos, devido a uma série de motivos, todas as estruturas metálicas passaram por processo de pintura permitindo assim manter a integridade do material, sendo necessário apenas alguns retoques de pintura, a partir da retomada da obra, segundo Saulo.

O grandioso complexo está distribuído em seis pavimentos, que abrigam as áreas de visitação, administração, laboratórios e áreas técnicas.  São mais de 260 espécies de peixes, entre eles piranhas, dourados e pacus. Dessa forma, a proposta do superaquário é, justamente, apresentar a biodiversidade pantaneira de uma maneira acessível às pessoas. 

Com o objetivo de unir cultura, o empreendimento apresenta ainda museu de biodiversidade, núcleo de pesquisa e educação ambiental, biblioteca, bancada multimídia e auditório. Até o final deste ano, o acesso é gratuito - mas é necessário agendamento prévio.

Enfim, o projeto de Ruy Ohtake está vivo. Respira no coração de cada pessoa que visita o Bioparque Pantanal, contempla e aprecia a poesia arquitetônica de sua forma expressiva e das curvas fluidas. É muito bom saber: foi o mestre da arquitetura que inventou tudo isso. Aqui está mais um legado importante! 

Ficha técnica

Bioparque Pantanal
 
Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço: Lanik Espanha/Sulmetal 
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Alena Engenharia Fechor do Brasil
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo/Ruy Ohtake
Execução da Obra: Egelte Engenharia
Área Construída: 19 mil m²
Volume de Aço Empregado: 2.215 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Campo Grande, MS

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal