Estrutura em aço faz casa flutuar

24/05/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Onde existe sistema construtivo em aço e boa arquitetura, há sempre uma dose extra de criatividade. A Casa Mirador, por exemplo, é um projeto vivo capaz de surpreender o tempo todo. Ela foi planejada para manter a topografia original do terreno e, por isso, praticamente flutua na copa das árvores, apoiada sobre uma esbelta estrutura metálica. A residência praticamente voa sobre o lote, criando pátios admiráveis cobertos de verde.

A Casa Mirador, com 850 m² de área construída, está inserida em um local encantador, extremamente arborizado, próximo ao Rio Guaíba e conta com uma praia deserta, ao mesmo tempo que está a cinco minutos de um dos bairros mais movimentados da zona sul de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“Utilizamos a estrutura em aço porque tínhamos o intuito de pouco interferir no terreno, além disso queríamos trabalhar com uma estrutura leve, que vencesse grandes vãos”, analisa Ivo Kieling, do escritório KS Arquitetos. “A precisão na obra e o peso da construção também foram fatores determinantes para a opção pelo aço”.

Segundo Ivo Kieling, a leveza com que a Casa Mirador toca o solo do terreno só pôde ser alcançada através do sistema metálico. “Os perfis esbeltos pintados em preto se mimetizam com o entorno verde da natureza e tornam a edificação parte da paisagem, como uma grande casa na árvore”, analisa.

Outro supertrunfo do programa são as diversas aberturas que funcionam como verdadeiras molduras para a belíssima paisagem. O arquiteto conta que o foco foi direcioná-las estrategicamente para garantir maior qualidade ao espaço, com ventilação, iluminação natural e – sobretudo – visuais dinâmicos, gerando diferentes momentos de contemplação do entorno.

“No decorrer da obra, fomos experimentando essas sensações que a Casa Mirador nos entrega”, conta o arquiteto. “A cada visita, é possível descobrir novos ângulos, diferentes perspectivas e vistas que mudavam de acordo com a estação, os ventos e a posição do sol. As grandes aberturas e as claraboias são uma marca forte do projeto, fazendo a diferença no resultado final da obra”.

Na opinião de Ivo Kieling, trabalhar com estruturas metálicas em arquitetura residencial já traz a ideia de inovação, permitindo vencer vãos grandes, com vigas e pilares mais delgados, conferindo leveza e precisão ao projeto. “Algo que marcou na parte de inovação estrutural foi a forma como resolvemos os balanços da área social, principalmente na face que olha para o rio”, afirma.

“Criamos elementos tipo mão francesa para apoiar o volume que se projeta em direção ao Guaíba”.

Além da estrutura metálica aparafusada, a residência conta com lajes em steel deck, painéis de madeira e esquadrias em alumínio. Os fechamentos externos são em blocos de concreto, enquanto as divisórias internas, em drywall.

“A área social da Casa Mirador é um amplo espaço integrado com grandes aberturas, de um lado para o pátio coberto sob o volume da garagem e de outro para o Rio Guaíba”, descreve o arquiteto. “É um ambiente de cores sóbrias e estrutura aparente, assim como os demais materiais que o compõe, o aço e os blocos de concreto estão presentes a todo momento”.

Ivo Kieling garante que o verde do entorno, o rio e o céu, que pode ser visto através das grandes claraboias, proporcionam cores diferentes a cada momento do dia. Um espetáculo vivo.

“A suíte principal, para se ter ideia, é toda voltada para o rio, com blocos aparentes nos fechamentos e um pouco de madeira no mobiliário para proporcionar aconchego, a suíte dá acesso a um terraço que olha de perto o Guaíba na parte mais alta da casa”, afirma.

O átrio, ainda de acordo com a apresentação realizada pelo especialista do escritório KS Arquitetos, é um grande espaço vazio abaixo da área social, com vista para o Guaíba, redes penduradas nos pilares metálicos, espaço para contemplação para exercícios físicos.

“A garagem é ampla, parece mais uma oficina, possui equipamentos como ‘elevacar’ e muitas ferramentas. O estúdio musical também é um capítulo à parte, todo em concreto aparente, o cômodo no nível mais baixo da casa, tem apoio independente. A estrutura metálica passa através do estúdio para se apoiar no terreno”.

A sustentabilidade é um assunto relevante em projetos arquitetônicos e os sistemas em aço sempre ajudam a reduzir o impacto ao meio ambiente. “A estrutura metálica evitou desperdício de água na obra, além da geração de resíduos que precisariam ser descartados”, avalia o arquiteto.

Ivo Kieling completa: “A precisão e a velocidade da construção em aço contribuíram para uma obra limpa e racional. O manejo de vegetais também foi levado muito a sério e poucas plantas exóticas precisaram ser removidas e o plantio de compensação foi muito maior do que o exigido pelas normas”.
 

FICHA TÉCNICA
Casa Mirador

  • Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: KS Arquitetos/Arquiteto Ivo Kieling
  • Empresa Responsável pelo Projeto e fornecimento da Estrutura em Aço: SH Estruturas Metálicas
  • Execução da Obra: KS Arquitetos
  • Área Construída: 850 m²
  • Volume de Aço Empregado: 60 toneladas
  • Conclusão da Obra: 2021
  • Local: Porto Alegre, RS

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal