Entrevista com Felipe Savassi

06/05/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 58 - 06 de maio de 2021

"Pense em um oceano de oportunidades"

Felipe Savassi é um conceituado formador de opinião quando o tema é arquitetura modular. Nesta entrevista exclusiva para a Revista Arquitetura & Aço, o arquiteto e urbanista mineiro abre o jogo, transmite o seu conhecimento, critica o atraso da indústria da construção civil, fala sobre os benefícios do sistema construtivo de aço e garante: “A construção modular é um universo revolucionário”.


A&A: Felipe, qual é o significado técnico do termo “arquitetura modular”?
Felipe Savassi: Arquitetura e construção modular podem ser definidas como um sistema que é composto por componentes separados; ou seja, os módulos são pré-fabricados em ambiente controlado fora do canteiro de obras. Eles podem ser justapostos ou acoplados, formando uma edificação, seja de forma vertical ou horizontal. Nesse tipo de sistema construtivo, você pode adicionar ou subtrair módulos sem afetar o resto da operação do edifício, sem a necessidade de reforma. Seria a arquitetura como produto.

Podemos dizer que a construção modular é o futuro da arquitetura?
Não só podemos dizer, como é certo que a construção modular/industrializada/off-site veio para ficar. Vários países já adotaram a construção modular como a sua mais forte tendência e, com isso, temos um oceano de oportunidades. Eu tenho certeza, assim como todos os institutos de pesquisa na área da construção civil, de inovação e de tecnologia, que  a construção industrializada/off-site é o melhor caminho a ser seguido. Não é mais “se”, mas sim “quando” esse sistema tomará conta de todo 
o mercado.

É mesmo um universo revolucionário?
É sim, até porque temos a indústria da construção civil como a mais antiga do mundo. Desde sempre as pessoas constroem suas casas, suas edificações, seus templos e o mais engraçado é que iniciamos esse processo há milhões de anos e a indústria da construção civil mudou muito pouco em termos de tecnologia. É, basicamente, bloco sobre bloco e argamassa. E, guardadas as pequenas variações disso, é um sistema muito artesanal. O setor da construção civil ainda não evolui como as demais indústrias, a de telecomunicação, a indústria de transporte, a de moda, entre outras, que continuam evoluindo, enquanto a indústria de construção civil parou no tempo.

Quais são os diferenciais e as grandes vantagens do sistema construtivo modular?
O principal diferencial é que estamos lidando com um sistema construtivo industrializado; ou seja, não tem aquela questão tão artesanal, não tem estouro de obra, estouro de orçamento, estouro de cronograma. Uma das maiores vantagens, se compararmos a construção modular com a construção convencional, é que podemos fazer obras em 1/3 do tempo. Nós temos o preço fechado. A previsibilidade orçamentária é muito diferente de uma obra convencional. Você compra a obra por um preço fechado, como se compra um produto.

A questão do desenvolvimento dentro de um ambiente controlado é um benefício, pois não há problemas extra fábrica que possam atrasar ou prejudicar o andamento de determinada edificação ou grupo de edificações de módulos. Além disso, o ROI (Return on Investment), principalmente em empreendimentos comerciais, como hotéis, escolas, hospitais onde existe uma grande repetibilidade e padronização dos módulos, você atinge de forma absurdamente mais rápida. Isso para investidores é muito interessante. E, se você coloca isso no custo do empreendimento, ele é diluído drasticamente, graças a receita antecipada, que é gerada com a operação do empreendimento de forma bem mais rápida.

Qual é o desempenho da construção modular na prática?
Essa é uma boa pergunta. A construção modular correta de se fazer é aquela que atende a norma NBR 15575, que é a Norma de Desempenho das Edificações como um todo. Além de contar com um bom projeto inicial, é preciso trabalhar com empresas sérias, com expertise real. Todos os nossos projetos atendem a Norma de Desempenho, atendem a Norma de Coordenação Modular e, assim, buscamos parceiros para execução. As fábricas também seguem à risca todas as normas e padrões de fabricação e instalação. Respondendo sobre o desempenho da construção modular, comparado com a construção tradicional, os materiais da construção modular são muito mais eficientes. Cerca de cinco vezes mais eficientes, em termos térmicos e acústicos. Isso já responde à pergunta: são muito mais eficientes, gastam muito menos energia, por causa dessa eficiência térmica, são muito mais duráveis e gastam menos com manutenção.

Como é feito, por exemplo, um módulo habitacional?
O módulo habitacional pode ser feito de diversas maneiras. Temos a construção modular volumétrica, a construção modular mais conhecida como 3D, a construção modular panelizada ou 2D e temos também a construção modular paramétrica. Dentre essas tipologias, há materialidades distintas. Temos o aço galvanizado, o aço carbono, temos o light steel frame, temos painéis de madeira, painéis de concreto leve e outros painéis isotérmicos. Tudo depende do projeto do módulo habitacional. E hoje qualquer tipo de design ou material de acabamento pode ser usado em um projeto e na fabricação de uma edificação modular.

Quanto custa uma casa modular? 
O custo de uma casa modular depende muito do projeto e do padrão de acabamento. Nós aqui no Studio temos trabalhado com projetos que giram em torno de R$ 4 mil e R$ 4,5 mil o metro quadrado, talvez um pouquinho menos. Só que isso é uma solução pronta. Isso é um produto. Então, é difícil comparar o que nós oferecemos aqui com uma construção convencional. No Brasil existe um preconceito cultural ou paradigma de que tudo se resume ao custo do metro quadrado construtivo. E no modular a gente avalia o conjunto da obra. Por exemplo, se eu pego uma escola, com seis salas de aula, que em modular vai demorar três meses para ficar pronta e no método construtivo convencional vai levar um ano. Se eu pegar a operação desses nove meses que a escola vai funcionar, com 100 alunos, e colocar isso diluído no custo da obra é praticamente impensável você fazer em outro sistema que não seja o modular.

Outro exemplo: vamos supor que um edifício foi projetado para durar 60 anos. Esses 60 anos são um custo ‘X’ só que desse custo ‘X’ 15% equivale a projeto e a fabricação da edificação em si e 85% equivale à operação com manutenção do edifício, incluindo gastos energéticos. Assim, a construção modular, se avaliarmos o ciclo de vida, que é o correto, ela fica muito mais vantajosa do que a construção convencional. Pois, no final das contas, a construção modular vai gastar muito menos energia, vai demandar muito menos manutenção e muito menos reforma na sua operação.

Qual a durabilidade da construção modular?
Existem parâmetros a serem seguidos, normas e a norma que dita sobre a durabilidade de uma construção, seja ela qual for, é a 15575  - Norma de Desempenho das Edificações. Ela tem como durabilidade mínima para as estruturas 50 anos e, portanto, nenhuma edificação no Brasil pode durar menos do que isso. E aí você tem tempo de vida útil do revestimento externo, tempo de vida útil do revestimento interno, tempo de vida útil do material de impermeabilização. É uma ‘tabelinha’, que se você seguir terá uma edificação muito melhor, muito mais eficiente do que a construção civil convencional, por causa dos materiais que são utilizados, com alta tecnologia embarcada.

Como funciona a construção modular em aço?
A construção modular em aço é utilizada de duas formas. Na primeira, você utiliza os módulos tridimensionais, volumétricos ou 3D, criando um chassi metálico, que pode ser de aço galvanizado ou de aço carbono. E você vem com os fechamentos em isopainel, em light steel frame, em wood framing... Simplificando, é um chassi que vem com revestimentos internos e externos, instalações elétricas, hidrossanitárias, instalações de ar-condicionado, por exemplo. Já a segunda forma é uma construção panelizada ou construção 2D. Esses painéis são paredes, forro, base e são pré-fabricados numa fábrica, são transportados e aí instalados, montados no local, com todo o acabamento.

Quais são os benefícios que a construção em aço oferece ao seu trabalho?
Os benefícios da construção em aço são a rapidez, a celeridade, a previsibilidade, a precisão e a qualidade. É uma construção muito mais eficiente, com muito menos retrabalho, com muito menos desperdício e com uma alta tecnologia embarcada e uso de softwares. Tudo é feito e pensado para que se possa ser fabricado, transportado e instalado com cada peça no seu lugar. É uma mão de obra mais qualificada e, por isso, sai uma edificação muito mais qualificada do que uma construção artesanal, empilhando tijolo por tijolo e corrigindo desvio de prumo e esquadro ou de alinhamento na massa.

A sustentabilidade é sempre um assunto importante. De que maneira a construção em aço ajuda a preservar e reduzir o impacto no meio ambiente?
Sobre a sustentabilidade, é muito básico falar. A gente utiliza menos recursos naturais, como areia, brita, cimento e água. A gente desperdiça muito menos material. Vocês sabiam que 65% de todo o lixo urbano provem da construção civil? Isso é um absurdo. Vocês imaginam que de cada 100 toneladas de lixo que se produz em uma cidade 65 toneladas vem da construção civil? É material e mão de obra que foi produzido, que foi comprado, foi usado e, depois, houve retrabalho e esse material teve que ser descartado, desperdiçado.

A construção modular vem revolucionar isso. Porque dentro de uma fábrica o pedaço de placa que não foi usado em um módulo pode ser usado na outra linha de produção. Não vai tudo para a caçamba. A coordenação modular, que utilizamos nos nossos projetos, muitas vezes são concebidas de acordo com os componentes que estão criando aquele módulo. Se eu tenho ali um módulo que utiliza placas de 1,20 x 2,40 eu vou procurar usar essas dimensões, essa modulação para fazer a minha paginação. 

Qual conselho você daria para os arquitetos que pretendem investir na construção modular?
Pensem em um oceano de oportunidades. A construção modular cresce três vezes mais rápido que a construção convencional. Apesar de termos menos de 1% de marketing share no Brasil; isto é, esse mercado ainda é muito pouco explorado por aqui, sendo que lá fora ela é a principal tendência da construção mundial. Quando explodir por aqui, quem estiver na frente vai beber água limpa. E eu já tenho formados nos cursos que ministro mais de 800 alunos, arquitetos, engenheiros, investidores da área da construção civil para fomentar e puxar essa régua para cima.

Ninguém mais aguenta entrar em uma obra sem saber como vai sair, quando vai sair, com a dor de cabeça que todo mundo sabe que a maioria dos empreendimentos convencionais tem. Hoje, no Brasil, infelizmente, já é comum as pessoas pensarem no orçamento de uma casa custar R$ 100 e já guardarem R$ 150 porque o estouro é previsto. E não só o estouro de orçamento, mas o estouro de cronograma. Isso é inadmissível.

Ficha Técnica:
Fabricante da Estrutura Metálica/Projeto Estrutura de Aço: Taec Módulos
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Felipe Savassi Modular Studio / Felipe Savassi
Execução da Obra: Taec
Área Construída: 76 m2
Volume de Aço Empregado: 6,5 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Pirajuí, SP

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal