"Eficiência, precisão e sustentabilidade"

15/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Nesta edição, o nosso entrevistado especial é o engenheiro William Moraes, da empresa Modularis Offsite Building, que participou recentemente do Roadshow Construção Modular, organizado pelo CBCA. Pós-graduado em Administração Industrial, possui experiência de mais de 25 anos em empresas de transformação e/ou conformação do aço. Nestas páginas, ele fala sobre construção pré- fabricada, a importância do sistema construtivo em aço, as lojas modulares da Cacau Show e até mesmo sobre Metaverso. 

Qual é o segredo para ser um bom engenheiro industrial?
William Moraes - Considero que a receita é a mesma para todas as profissões, o segredo é sempre estar o mais atualizado com as inovações que envolvem a sua área de atuação, buscar se desafiar a cada dia em aprender algo novo e, além de tudo, compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

Há engenharia em tudo o que existe? O que podemos pensar sobre isso?
Fica complicado responder esta questão de maneira assertiva sendo um engenheiro, somos uma classe metódica e que tenta analisar tudo com base em números e pensamentos lógicos. Mas vamos lá, considero que temos sim, há engenharia em tudo o que podemos transformar em números e tomar decisões utilizando dados e fatos.

Fale um pouco sobre a Modularis e sobre suas funções na empresa.
No Brasil há 12 anos, a Modularis Offsite Building tem sua origem em um grupo industrial europeu com 40 anos de história. Com mais de 60 mil metros quadrados em construções destinadas a mais de 120 companhias renomadas, a empresa, que já atua nos setores de varejo e profissional, fez recentemente um movimento de expansão para o segmento imobiliário. Sua expertise industrial, aplicada aos princípios de ESG e Construtech, expressam com fidelidade a vocação inata da empresa de levar soluções rápidas e inteligentes, com tecnologia BIM, flexibilidade e otimização de recursos. 
Agora falando um pouco sobre mim, atuo na Modularis há pouco mais de seis anos, sendo que os primeiros quatro anos foram dedicados a área de Operações (Engenharia/Supply Chain/Fabricação/Montagem), e há pouco mais de dois anos, considerando os novos objetivos da empresa voltado ao segmento imobiliário, comecei a atuar na área de P&D com foco no desenvolvimento de produtos para este segmento. Trabalho então no desenvolvimento do modelo de Construção Modular de múltiplos pavimentos, com foco no ramo residencial e hoteleiro, atuando diretamente como suporte aos arquitetos no que tange as melhores soluções quanto a dimensões e detalhes técnicos construtivos, estudando soluções e normatizações, que envolvem o modelo, passando pelas fases de projetos nas mais diversas disciplinas. Trabalho também no desenvolvimento da cadeia de fornecedores, e aprendo muito a cada dia.

Qual o significado técnico do termo “Construção Modular”?
Construção Modular, ou pré-fabricada, é um sistema construtivo montado a partir de módulos individuais, sejam eles volumétricos (3D) ou painelizados (2D). Os quais são construídos em fábricas e transportados ao canteiro de obras, onde são montados e acoplados uns aos outros. Esse sistema é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. Essa tecnologia é baseada em eficiência, precisão e sustentabilidade.

A construção modular é um universo revolucionário? 
Sim, quanto a isto não há dúvidas. A construção modular realmente é e será um universo revolucionário. Este modelo veio para tornar a construção civil compatível com século XXI, aumentado a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações. Ao entendermos os conceitos e possibilidades da construção modular, todos verão que será uma questão de tempo para que grande parte das edificações utilizem este método. 

Você acredita que o sistema em aço é determinante para a construção modular? 
O sistema em aço traz muitas vantagens para este modelo e, atualmente, vem sendo o mais aplicado. Embora não seja a única forma possível de ser construído. No entanto, posso dizer que o aço traz vantagens competitivas devido aos mais diversos tipos de perfis e opções de trabalhabilidade do material, utilizando neste modelo construtivo aços planos e aços longos, além de podermos trabalhar com aços mais eficientes em suas propriedades físicas e químicas, trazendo um amplo leque de customizações.

Como tem sido a participação dos projetos em aço frente aos outros sistemas construtivos?
Todos os projetos desenvolvidos pela Modularis utilizam do aço como seu elemento principal. O sistema em aço está presente em nossa estrutura cúbica e também em outros elementos do nosso modelo construtivo, tais como, piso, parede, cobertura e infraestrutura de instalações.

Por favor, fale livremente sobre as lojas modulares da Cacau Show e a importância do sistema em aço para esses projetos inovadores.
As lojas desenvolvidas para a Cacau Show foram um desafio para o time Modularis. Pois tínhamos a missão de ofertar uma solução inovadora, aliando nosso conceito de fabricação as expectativas do cliente nos mais diversos requisitos. Então, passamos por uma primeira etapa de ouvir a voz do cliente no que se referia as dores do mesmo, bem como as expectativas a serem atendidas com o modelo. 
Após esta fase inicial partimos para o estudo e desenvolvimento feito pelo nosso time de engenharia, buscando as mais diversas soluções para que os requisitos fossem atendidos. Com isso, fizemos um protótipo e submetemos a testes para comprovar o que havíamos estudado. Depois dos resultados obtidos internamente, submetemos o protótipo a avaliação de nosso cliente e tivemos um feedback muito positivo, superando todas as expectativas. E, assim, replicamos o projeto em centenas de unidades, sendo mais de 200 lojas já entregues em todo o território nacional e mais 500 em processo de fabricação e entregas semanais.
O sistema em aço, que utilizamos em nossas soluções, traz ao mesmo tempo a robustez que precisamos para manter a integridade do ambiente construído, tornando possível que as lojas sejam entregues em todo o território nacional através de transporte rodoviário. Sendo que ao mesmo tempo que traz a robustez, também traz a versatilidade de aplicação de acessórios, tais como portas toldos e luminosos embutidos. Com alto nível de acabamento e fácil utilização aos usuários. Vale mencionar também que o modelo permite ao usuário colocar sua franquia em funcionamento em poucos dias após a entrega e instalação.

Estruturalmente, qual a maior inovação em arquitetura e engenharia que existe no projeto para a Cacau Show?
No que tange a arquitetura, seria o desenvolvimento de uma porta toldo, que possui duas funcionalidades, servindo com um plus na segurança da loja, enquanto fechada, e também como uma cobertura, durante o período em que a loja está aberta, onde pode ser acomodado facilmente algumas mesas e bancos para os clientes desfrutarem das inúmeras opções que são oferecidas pela franquia.
No que tange a engenharia, posso considerar que temos dois elementos fundamentais, sendo a mesma porta toldo. Pois, neste caso, as disciplinas caminharam juntas, tanto a arquitetura quanto a engenharia. E, somado a isso, a engenharia também trouxe a solução para um dos principais desafios lançados, que foi manter estável a temperatura interna da loja para que o principal produto não fosse comprometido: o “chocolate”. Uma vez que esta solução viajaria por todo o Brasil e o produto estaria exposto as mais diversas variações climáticas que temos em nosso País. Então, tivemos que estudar uma composição perfeita entre piso, paredes e cobertura, que pudesse atender a este requisito térmico.

A sustentabilidade é sempre um assunto relevante. De que maneira a construção modular em aço ajuda a preservar e reduzir o impacto no meio ambiente?
Ao falarmos em construção em aço, além de ser extremamente versátil e durável, ela está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentável, pois estamos trabalhando com elementos 100% recicláveis. Através das características do aço, é possível estimular o processo de otimização dos recursos naturais. Atrelando o aço a construção modular damos mais um grande passo para o fortalecimento de uma consciência ambiental na segmentação da construção civil. Não bastando isto, o modelo construtivo modular passa por estudos e projetos precisos, buscando sempre minimizar o desperdício de toda e qualquer matéria prima empregada, em especial o “AÇO”.

Quanto tempo é possível ganhar com a  construção modular em aço?
Precisar exatamente o quanto podemos reduzir com uma construção modular frente a outros modelos construtivos está muito atrelado ao desenvolvimento do projeto, tipologia de projeto e local onde ocorrerá a construção. Porém, de modo mais global, podemos assumir que pode ser de 30% a 50% mais rápida, tendo um grande potencial para que este ganho seja ainda maior. 

Nós temos a sensação, produzindo a Revista Arquitetura & Aço, de que o que importa – sobretudo – é o processo, não apenas o momento em que ela fica pronta. Qual a sua sensação quando uma obra sua fica pronta?
Questão interessante, esta é a primeira vez que sou questionado por esta ótica, mas vamos lá. Quando temos a oportunidade de ver um obra que acompanhamos todos os passos, desde a revisão conceitual de projeto, planejamento, aquisição de materiais, fabricação, transporte e montagem em campo, tudo ocorrendo conforme o que foi previamente planejado e pensado, primeiro vem aquele sentimento de “dever cumprido”. Atrelado a isso também temos a sensação de satisfação e orgulho, principalmente, quando percebemos no olhar de nosso cliente aquele brilho que demonstra o atendimento e/ou superação das expectativas. 

Que impactos o metaverso pode causar na construção civil?
Este tema possui impacto direto no objetivo de se revolucionar os métodos de construção civil que estamos buscando em nosso País, pois o metaverso proporciona o uso de todo o potencial do BIM. É o que vemos quando nos deparamos com os gêmeos digitais, réplicas abrangentes e exatas de ativos construídos e seus sistemas, que quando alimentadas com informações podem simular comportamentos reais de forma digital. O metaverso pode ser aplicado nas mais diversas frentes em nosso modelo de construção e também na comercialização do mesmo, tendo impactos em projetos 3D, que podem proporcionar ao cliente um tour em 3D pelo imóvel que ele deseja comprar. Visitas guiadas, imagine diversos clientes fazendo visitas ao mesmo tempo a um decorado sem a necessidade de se construí-lo fisicamente, sem custos, sem desperdícios, sem necessidade de esperas, aglomeração de pessoas. Pós-obra, potencialização a experiência de pós-obra, imagine se a equipe de atendimento puder simular correções de infraestrutura no metaverso, poderia ser mais assertiva não só no imóvel em si, mas na projeção de novos empreendimentos. 

Como você acha que serão as obras da construção civil daqui a 50 anos?
Pergunta interessante! Na minha visão, que sou um profissional que está diretamente inserido no mercado de construção civil há pouco mais de seis anos e venho observando e tendo contato com uma evolução muito positiva e constante deste segmento, tenho a percepção que nosso futuro será de construção utilizando de métodos ágeis, cada vez mais industrializados, trazendo mais e mais a tecnologia aplicada aos grandes modelos industriais para dentro das construções, sejam elas 100% modulares ou em modelos híbridos, mas todos com foco tecnológico de evolução.

Se você fosse encarregado de recriar uma grande metrópole do Brasil, o que mudaria?
Seria um enorme desafio, mas presumo que não seria muito diferente de outras pessoas. Primeiramente, uma revisão tributária tornando mais justo os tributos aplicados aos mais diversos seguimentos, em especial o seguimento da construção industrializada. E não teria como não mencionar a revolução nos modelos construtivos, adotando para todas as edificações modelos privilegiando a sustentabilidade, eficiência enérgica, aplicando em todos os empreendimentos a geração de energia, através de fontes renováveis e realmente colocando em prática as boas práticas. Buscando sempre a preservação do nosso meio ambiente, que atualmente muito é falado, porém, na hora de praticar são poucas as ações implementadas. Isto porque, infelizmente, em nosso País o que manda no final do dia é sempre a palavra “custo”, não que esteja errado, mas os impactos negativos que as vezes este detalhe causa na escala do tempo, ainda não são verdadeiramente observados, muito por que somos uma nação privilegiada em nossos recursos naturais.

Ficha técnica

Lojas Cacau Show
 
Empresa Fornecedora da estrutura em aço: Modularis 
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Modularis
Projeto Arquitetônico: Modularis
Execução da Obra: Modularis
Área Construída: 15 m²
Volume de Aço Empregado: 960 kg

MGuestHouse
 
Empresa Fornecedora da estrutura em aço: Modularis
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Modularis/Arcelor Mittal
Projeto Arquitetônico: Michaelis Arquitetura
Execução da Obra: Modularis
Área Construída: 136,88 m²
Volume de Aço Empregado: 11 toneladas
Conclusão da Obra: 40 dias
Local: Itupeva, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal