DryCat Destilaria: uma destilaria construída em aço

23/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

Localizada em um bairro boêmio da cidade de Vitória, no Espírito Santo, a DryCat Gin é a primeira destilaria urbana do Brasil. E faz muito sucesso, até porque a bebida conquistou o gosto do brasileiro. O carro chefe da casa é o gin ‘London Dry’, que já recebeu premiação até no exterior.

Para fabricar a bebida e também receber o público capixaba, foi criado um espaço superespecial e aconchegante. Na sede, para se ter ideia, há alambique eletrônico, equipamentos de envase por bombas, torres de resfriamento, equipamentos de padronização, controle e filtragem, além de um belo espaço físico.

O ponto de partida do projeto modular foi a ideia de usar containers de aço. “Isso ajudou a otimizar tempo e custo”, explica Christian Vieira, arquiteto responsável. “Assim, criamos um conceito arquitetônico mais industrial, monocromático, dentro da paleta de cores proposta pela marca, dando destaque aos alambiques, que são verdadeiras obras de arte”.

O arquiteto conta que seu projeto foi moldado em estrutura de aço. “O espaço da fábrica foi concebido em estrutura metálica, seja no uso dos containers, seja nos pilares e vigas”, afirma. “Os containers foram utilizados como base e apoio para a cobertura metálica. O vigamento, que sustenta a cobertura, é formado por treliças em aço para atender o grande vão, sem a necessidade de pilares centrais”.

Segundo Christian, por se tratar de uma construção modular, tanto os containers, quanto as estruturas metálicas já chegaram pré-fabricadas na obra, tornando a execução muito mais rápida, muito mais limpa e praticamente sem resíduos. Foram usadas 120 toneladas de aço, ainda de acordo com o arquiteto.

A obra ganhou muita agilidade com o sistema construtivo em aço. “No mínimo, se constrói pela metade do tempo de uma obra em alvenaria convencional”, analisa Christian Vieira. “E, por se tratar de uma obra comercial, de um imóvel alugado, tempo é dinheiro”.

Com certeza, a construção em aço colaborou para a elaboração de um espaço muito convidativo. “O bar em conteiner ficou bem descolado e aconchegante. Implantado entre uma mangueira existente no terreno, abraçado por um deck de madeira e grafites nos muros, feitos por quatro artistas capixabas, deixou o ambiente da fábrica simplesmente sensacional”, avalia o arquiteto.

A marca DryCat foi criada há três anos na capital capixaba pelos amigos Luiz Flávio Zanon Breda e Ari Oliveira. Hoje, eles têm, além da destilaria em Vitória, quatro rótulos de gin e estão fazendo testes para lançar um negroni engarrafado.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Estrutural Contêiner
Projeto Estrutura de Aço: Aprigio Barreto Junior
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Christian Vieira de Oliveira
Execução da Obra: Estrutural Contêiner
Área Construída: 673 m²
Volume de Aço Empregado: 120 toneladas
Conclusão da Obra: Setembro de 2021
Local: Ilha de Monte Belo, ES

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal