Construção em aço vai modernizar Ginásio Castelinho

17/09/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 59

O Ginásio Georgiana Pflueger, mas conhecido como Ginásio Castelinho, é um ícone histórico do esporte maranhense. Localizado na cidade de São Luís, já foi palco de grandes jogos de vôlei, basquete e futsal, mas sofreu o desabamento da cobertura em março de 2019. Agora, mais de dois anos depois, ele passa por uma grande reforma, que prevê a reconstrução total da estrutura, cobertura e fechamentos laterais superiores. E esse novo conjunto será construído com o uso de sistemas construtivos em aço.

“O projeto do Castelinho é de modernização e retrofit de um equipamento público esportivo, que tem o bloco de arquibancadas em concreto, assim como já possuía pilares independentes de sustentação da cobertura, também em concreto”, explica o arquiteto Sergio Coelho, do escritório GCP Arquitetura & Urbanismo. “Por isso, foi absolutamente lógico que o conjunto da nova cobertura e fechamentos laterais fossem em aço”.

Como é possível ver nas imagens, o conjunto formará uma caixa metálica com faces desiguais. A nova cobertura será composta por telhas zipadas em aço com revestimento alumínio-zinco e isolamento termo acústico sendo a parte inferior em telhas trapezoidais. Já os fechamentos laterais superiores são compostos por painéis de aço galvanizado, pré-pintados de branco e cinza, que formarão um grande mosaico.

“Esse novo volume construído em aço pousará levemente sobre a base pesada em concreto já existente”, conta o arquiteto. “O uso da tecnologia mais moderna garante ao projeto a marca da inovação e também similaridade com os ginásios poliesportivos mais modernos do mundo”.

Além de transformá-lo em um espaço de entretenimento com capacidade para até 4.500 pessoas, a proposta do escritório GCP é torná-lo mais acessível e confortável, tanto para os atletas quanto para os visitantes. A nova praça esportiva contará com novos equipamentos como vestiários, banheiros, academia e alojamentos e setor administrativo. Houve acréscimo de sala vip, lanchonete, além de um novo paisagismo e área de estacionamento. O projeto garante a acessibilidade e terá iluminação de última geração.

Com investimento de R$ 22 milhões, a obra deve durar no máximo 12 meses. Entre as inúmeras vantagens que o sistema construtivo em aço oferece para a modernização do Castelinho, Sergio Coelho destaca a rapidez na fabricação e montagem, a possibilidade de grandes vãos, a precisão geométrica, a durabilidade e facilidade de manutenção, além da possibilidade de criação de um edifício com grande qualidade estética.

O arquiteto não poupa elogios ao sistema: “O ganho de velocidade com o uso do aço é incomparável em relação à qualquer outro sistema construtivo, já que na obra é realizada apenas a montagem dos elementos pré-fabricados e pré- pintados”, avalia. “Além do ganho no cronograma de obra, há redução no consumo de energia, baixa geração de resíduos e ruídos, com absoluto controle de qualidade da execução, tornando a obra mais sustentável”.

Sergio conta que o escritório GCP Arquitetura e Urbanismo trabalha com soluções inovadoras em aço desde os anos 90. “Vemos como fundamental o avanço da construção industrializada no Brasil”, afirma. “Afinal, nós somos pioneiros em projetos de sistemas metálicos pré-engenheirados, como as coberturas zipadas. Estamos muito otimistas com o futuro do uso do aço na nossa arquitetura”.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Não contratado
Projeto Estrutura de Aço: Ponto de Apoio Engenharia e Arquitetura
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: GCP Arquitetura & Urbanismo / Sergio Coelho
Execução da Obra: Silveira Engenharia e Construções
Área Construída:  Área do ginásio: 4.172m² / área da cobertura: 6.000m²
Volume de Aço Empregado: 510 toneladas
Conclusão da Obra: Previsão: 2° Semestre de 2022
Local: São Luís, MA

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal