Casa Flutuante waterlilliHaus / SysHaus

02/07/2021 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. A lilliHaus é a maior das casas da família plug&play da SysHaus. A família plug&play é composta pela lilliHaus com 38,4 m2, a miniHaus com 19,2 m2 e a nanoHaus com 9,6 m2. O conceito plug&play tem como objetivo produzir casas dentro da indústria 4.0, em máquinas automáticas controladas por computador garantindo as condições necessárias para produzir com qualidade, rastreabilidade e desperdício tendendo a zero.

Todas elas são enviadas para o local totalmente prontas e acabadas, podendo inclusive ser entregues com todos os móveis e equipamentos e são montadas em no máximo dois dias. A lilliHaus tem dimensões de 3,20 metros de largura por 12 metros de comprimento, largura máxima para que o transporte no Brasil possa ser feito em carretas sem o uso de batedores. As casas plug&play da SysHaus têm diversas opções de programas e configurações de plantas, podendo ser usadas individualmente ou combinadas para compor uma unidade maior.

Elas foram projetadas para ficar tanto em terra como na água. Quando na água, como essa que apresentamos, acrescentamos o prefixo “water” ao nome, passando então a se chamar waterlilliHaus. Ela tem as mesmas características da lilliHaus, porém é montada sobre um catamarã flutuante, que pode ficar atracado em uma poita ou navegar em velocidade de até 4 nós. Tanto a lilliHaus como a waterlilliHaus podem ser on-grid ou off-grid. Quando off-grid, como no caso dessa, placas solares geram energia que são acumuladas em um sistema de baterias e usadas quando necessário em 12 ou 110 volts.

Todas as águas negras e cinzas passam por uma estação de tratamento aeróbico e biológico através de um sistema de biodigestor de três fases para ao final retornar ao meio ambiente em condições de pureza física, química e bacteriológica. Para o abastecimento de água potável pode-se tratar a própria água sobre a casa estará apoiada. Quando estiver em local sem nenhum recurso de água natural, pode-se obter água através de um catalisador de água extraída do próprio ar. Uma avaliação das condições do local onde a casa será implantada é importante para definir a melhor opção.

A lilliHaus também possui aberturas no piso e no forro, criando um sistema de ventilação natural e aproveitando o efeito termossifão, fazendo com que o ar quente saia pela parte superior da cobertura e o ar fresco que vem por baixo da casa fique em fluxo contínuo, proporcionando uma ótima sensação térmica.

Todas elas podem ser controladas e monitoradas remotamente, proporcionando muita segurança além de poderem também ser programadas para aprender com as rotinas do dia a dia do usuário, automatizando os processos de iluminação, som, cortinas, eletrodomésticos, etc., além de poder monitorar todos os consumos da casa.

Ficha Técnica:

Arquitetos: SysHaus
Área: 116 m²
Ano: 2019
Fabricantes: ALARMBR, AutoDesk, Crosslam, NeoSolar, Schuco, Soludimper, VRV Moveis
Equipe de Projeto: SysHaus
Engenharia: SysHaus
Consultores: SysHaus
Colaboradores: Roberto Fujihara, Jonas Donato, Fernando Kume
Cidade: Joanópolis
País: Brasil

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal