Casa BT / Taguá Arquitetura

08/04/2021 | Notícia | ArchDaily - Dia 08 de abril de 2021

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de esquina definiu a setorização e volumetria deste projeto, pensado como uma planta em L, onde os ambientes sociais e até mesmo os quartos no pavimento superior, estão voltados para a piscina e jardim, obtendo assim uma integração visual  e espacial, formando um espaço fluído e contínuo.

O desejo dos clientes era de uma casa com espaços integrados e bastante amplos, com uma área de lazer generosa, todos voltados para a piscina.

Uma necessidade dos clientes era que esta fosse uma obra rápida e limpa, para tal resultado optou-se pela utilização da estrutura metálica. 100% da estrutura da casa é composta por pilares e vigas metálicos e laje de piso  em steel deck. O uso desta estrutura  possibilitou a obtenção do grande vão livre com pé direito duplo na área social, com  14 metros de comprimento e a passarela de ligação entre as áreas íntimas, que conecta a escada com os dormitórios .

Na face noroeste onde estão posicionados os dormitórios e áreas de convivência, formando um grande pano de vidro, utilizou-se  vidros especiais que bloqueiam 70% dos raios UV, além das esquadrias em pvc que proporcionam um desempenho termoacústico superior a outros materiais, permitindo assim a entrada generosa de luz natural, porém dissipando o máximo do calor.

A iluminação e ventilação naturais se dão através de grandes aberturas, de modo que durante todo o dia não seja necessário utilizar luz artificial, e também para minimizar o uso de  ar condicionado no Verão. As aberturas envidraçadas contribuem também para a composição de suas fachadas, evidenciando o conjunto destacado vidro mais estrutura metálica aparente.

Elementos sustentáveis na obra: telhas termoacústicas, estrutura metálica, laje metálica steel deck, vidros inteligentes que barram calor e insolação, esquadrias em pvc, cisterna para reuso de água da chuva, iluminação natural dispensa uso de iluminação durante todo o dia, energia solar. 

Na fachada frontal, onde fica a garagem, para proporcionar maior privacidade à piscina, desenhamos uma empena cega em aço corten que faz as vezes de pórtico para o pavimento superior, onde estão os dormitórios. Quisemos evidenciar a estrutura metálica da casa deixando o máximo possível dela aparente. O uso da estrutura nos proporcionou uma obra mais limpa e rápida, tirando um tempo de obra considerável do nosso cronograma.

Adotamos um conceito industrial para este projeto. Além da estrutura metálica aparente, adotamos na área de lazer piso em concreto polido e bancadas em cimento queimado moldadas em concreto. Isso eliminou custos extras e deixou a estética como gostaríamos - industrial e moderna. A escada solta com degraus atirantados também proporcionou um charme diferente na área social, em um lance único ela fica posicionada logo após a entrada principal da casa. Em baixo dela, locamos duas lareiras à álcool. Os dois primeiros degraus da escada são em concreto e se tornam uma bancada ampla onde ficam a lareira, que também serve como banco.

No térreo o acesso se dá por um hall corredor que faz a conexão com o homeoffice e living, este último dotado de um  pé direito duplo, integrado com a cozinha e área de lazer. A área de serviços está toda localizada nos fundos do lote, liberando todo o visual para áreas comuns.

O pavimento superior é composto por 04 dormitórios, sendo duas suítes, uma passarela que conecta a suíte principal e demais dormitórios. O quarto do casal tem maior privacidade nesse sentido.

A suíte principal possui um grande pano de vidro que faz a integração visual com a varanda coberta e um terraço jardim, que fica sobre a área de lazer e academia no pavimento térreo.

A área de lazer da casa fica na porção norte voltada para a piscina, com uma área de 117m², contando com banheiro, depósito, área gourmet e academia. A academia fica na extremidade deste volume, toda envidraçada também com vista para a piscina.

Ficha técnica:

Arquitetos: Taguá Arquitetura
Área: 530 m²
Ano: 2018
Fotografias: Leonardo Giantomasi
Fabricantes: Cerâmica Portinari, Decortiles, Habitat, Kommerling
Autores: Thiago Brugnolo e Mariana Rotta (arquitetos)
Área do Terreno: 1.105,50 m2
Cidade: Cabreúva
País: Brasil

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal