Casa Asa / Bernardes Arquitetura

11/08/2022 | Notícia | Galeria da Arquitetura


Projetada por Bernardes Arquitetura, a Casa Asa estabelece uma relação única com o terreno e é exemplo de interação entre um conceito espacial altamente abstrato com sistemas infraestruturais complexos. (Foto/Imagem: Fernando Guerra)

Sublime e delicada

Sob comando do renomado arquiteto Thiago Bernardes, do Bernardes Arquitetura, o projeto da Casa Asa alçou voos altos e foi aclamado mundo afora. Vencedor da 10ª edição do Architizer A+Awards na categoria residencial pelo voto popular, o trabalho se destaca por sua relação "harmoniosamente contrastante" entre paisagem e arquitetura através da articulação de espaços parcialmente subterrâneos e volumes transparentes emergentes.

Outro destaque fica por conta do teto fino e curvo, em forma de asa, que se estende muito além de seus limites, fornecendo proteção ambiental importante para as áreas sociais.

Sob ele, encontra-se um volume feito de vidro e granito, que se assemelha a um pavilhão quando visto do jardim e que abriga as principais áreas sociais e de estar da casa.

"[...] A casa é um exemplo único da interação entre um conceito espacial altamente abstrato com sistemas infraestruturais complexos."
Equipe da Bernardes Arquitetura

Grandes painéis de vidro deslizam inteiramente dentro das paredes que cobrem o volume sob a "asa", permitindo que os espaços internos sejam completamente abertos para o exterior e se tornem uma ampla varanda.

As paredes de madeira que cobrem cada borda deste volume incluem um home office e uma cozinha. A seção privada da casa, onde os quartos e suítes estão localizados, está alojada em um volume de granito perpendicular à "asa". Sua fachada de granito e janelas menores proporcionam uma vista mais íntima para o jardim, protegendo a privacidade dos quartos.

Uma unidade separada que se conecta à casa principal através do jardim foi projetada para ser um anexo de hóspedes e uma área de jantar coberta, equipada com uma pequena cozinha e uma churrasqueira. A casa tem uma área total construída de 3000 m².

Aproveitamento topográfico

A Casa Asa está situada em solo carioca, mais precisamente no topo de uma montanha onde já havia uma propriedade. Contudo, toda a relação entre terreno e edifício foi magistralmente reconstruída pelo arquiteto.

Nas superfícies semiplanas existentes surgiram as áreas de convivência ao ar livre e foram encaixados os principais elementos funcionais, de circulação e de estabilização do solo entre as paredes de retenção.

Todo o acesso à casa é feito através deste "embasamento topográfico", que lentamente revela a paisagem circundante através de passagens sinuosas adaptadas à topografia original.

Materiais de destaque

As paredes externas do embasamento foram construídas com concreto pigmentado. O volume superior foi feito com estrutura de aço galvanizado com revestimento de drywall coberto com madeira "freijó" e "cumaru". O teto curvo é composto por mesa de aço e lajes de concreto com impermeabilização feita sobre filme termomoldado. O revestimento interior é feito com peças "cumaru" de 0,3x3m, enquanto as áreas exteriores são revestidas em basaltite.

As áreas sociais da casa são cercadas por grandes painéis deslizantes feitos de vidro laminado de 18 mm em perfis de alumínio minimalistas. Todas as infraestruturas de HVAC e instalações elétricas e mecânicas são monitoradas centralmente quanto ao desempenho e são distribuídas por toda a periferia do embasamento de concreto, permitindo fácil acesso à manutenção, escondido de moradores e visitantes.

O anexo de hóspedes e áreas privadas são cobertos com placas de granito sobre estrutura metálica.

De acordo com os profissionais do Bernardes Arquitetura, a Casa Asa estabelece uma relação única com o terreno, que impulsiona sua beleza sublime e delicada. “Sistemas técnicos e estruturais velados permitem que a casa expresse sua delicada transparência e conexão com a natureza com o mínimo de interferência, enquanto suas instalações aplicam as tecnologias mais atualizadas e eficientes em termos de energia. A casa é um exemplo único da interação entre um conceito espacial altamente abstrato com sistemas infraestruturais complexos”, concluem.

Fonte: Galeria da Arquitetura
Texto: Juliana Bernardino
Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal