Aço, vidro e brises marcam prédio da nova sede da União Europeia em Brasília

07/02/2024 | Notícia | Casa & Jardim

A simbiose de materiais e os volumes geométricos conferem personalidade à construção de quase 5 mil m²

O edifício Lotus Prime, que abriga a nova sede da União Europeia no Brasil, destaca-se na paisagem urbana do Lago Sul, em Brasília, com um projeto de arquitetura que traz a imponência da estrutura de aço abraçando seus quase 5 mil m² de área construída.

Julio Crosara, o arquiteto do escritório Crosara Arquitetura (@crosaraarquitetura), responsável pelo projeto, destaca o uso do aço, que se tornou protagonista na identidade arquitetônica do empreendimento. "A fachada é uma simbiose entre sistema metálico, vidro e brises perfurados, uma estética que une coesão e funcionalidade. Optamos por manter o sistema construtivo em aço visível na maioria da obra, e os brises contribuíram para essa integração", explica o profissional.

Dividido em três volumes geométricos distintos, o edifício revela uma ousada composição: dois pavimentos térreos paralelos sustentam uma "caixa" superior perpendicular, projetando-se sobre os primeiros. Esse arranjo não apenas maximiza a vista panorâmica, mas também confere balanços marcantes – uma assinatura visual do edifício.

Além de sua arquitetura marcante, a construção incorpora uma série de estratégias e soluções. Julio cita a localização estratégica dos banheiros, a escolha de materiais como drywall e alvenaria, bem como a inclusão de lajes pré-moldadas. Segundo ele, todas as decisões foram tomadas para maximizar a utilidade e eficiência do espaço interno.

O que mais chama a atenção, no entanto, são os balanços do bloco superior, que se estendem por até 5,5 m. Essa característica foi viabilizada pela implementação de estruturas de aço de alta resistência, cujas propriedades mecânicas permitem o uso de seções mais esbeltas.

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal