20 anos do CBCA: duas décadas de atuação em favor da construção industrializada em aço no Brasil

14/07/2022 | Notícia | Assessoria de Imprensa CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade que foi criada há 20 anos com o objetivo de ampliar e promover a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, por meio de ações de divulgação, além do apoio ao desenvolvimento tecnológico do setor.

Gerido pelo Instituto Aço Brasil, o CBCA apoia-se no fato de que as estruturas em aço são uma das principais soluções quando pensamos na industrialização da construção, trazendo benefícios como a redução de tempo de execução de obras, devido à redução de trabalhos complementares e retrabalho no canteiro, além da redução do número de colaboradores expostos à ambientes não controlados e um maior controle de resíduos, atenuando o desperdício e, consequentemente, mitigando os impactos ambientais relacionados com o processo construtivo convencional. Entre as principais ações do CBCA estão a publicação quadrimestral da revista digital “Arquitetura & Aço”, com matérias de destaque sobre grandes projetos de estruturas em aço, além de entrevistas com profissionais da área; os manuais da construção em aço; as revistas técnico-científicas virtuais para acadêmicos; o Guia Brasil da Construção em Aço, importante fonte de consulta de produtos e serviços da construção metálica; o Banco de Obras, que reúne diferentes obras em aço espalhadas pelo Brasil, servindo como um banco de ideias e processos construtivos e ainda o trabalho de caráter estratégico em suas redes sociais, com a produção de vídeos promocionais com personalidades do setor da construção em aço, além de tantas outras atividades.

Outra importante ferramenta de divulgação do setor utilizada pela entidade são as pesquisas realizadas junto aos fabricantes de estruturas de aço, de telhas de aço e steel deck e de perfis galvanizados para light steel frame e drywall. Tais estudos são uma imprescindível análise do mercado brasileiro da construção metálica. O CBCA também realiza RoadShows itinerantes pelo Brasil, com arquitetos e engenheiros parceiros compartilhando todo o seu conhecimento com os participantes. Em 2022, por exemplo, o evento já teve edições realizadas em Belo Horizonte (MG) e em Salvador (BA), com o próximo já marcado para acontecer em Curitiba (PR), em agosto.

Com o objetivo de também manter uma relação próxima com os estudantes, o CBCA promove anualmente o “Concurso CBCA/Alacero para Estudantes de Arquitetura”, além do “Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia”. Ambas as ações incentivam a abordagem da construção industrializada em aço entre os alunos e garantem uma oportunidade única de aprendizado e compartilhamento de informações. Além disso, a entidade ainda contribui com a formação de estudantes e profissionais no que concerne a projetar e construir em aço, através da aplicação de cursos online e presenciais, qualificando assim engenheiros e arquitetos.

Próximos anos

O CBCA pretende manter e ampliar a divulgação e a participação da construção industrializada em aço por ainda mais décadas, sempre destacando a importância desse método construtivo como a principal alternativa para o setor da construção civil atender demandas urgentes e de curto prazo, além de promover um crescimento mais produtivo e sustentável, permitindo maior liberdade de criação aos projetos arquitetônicos brasileiros. O CBCA também estará atento com o surgimento de novas tecnologias, como o desenvolvimento da impressão 3D, ferramentas digitais e soluções metálicas com zero impacto de carbono. Nos últimos anos já foi possível observar uma mudança de perspectiva a respeito da utilização das estruturas em aço, inicialmente com as obras da Copa do Mundo e das Olímpiadas. Porém, o período pandêmico trouxe ainda mais atenção ao assunto, devido à necessidade de rapidez construtiva e versatilidade para hospitais e demais centros de saúde no atendimento às pessoas impactadas pela covid-19, dando ainda mais destaque e importância para o sistema construtivo industrializado em aço.

A entidade ainda acredita que o incremento do uso do aço no setor da construção civil tem relação direta com a retomada e o fortalecimento da economia brasileira após os desafios desses últimos anos, sendo esse um caminho mais curto, sustentável, produtivo e tecnológico para atingir tal objetivo. Acrescentam-se ainda as iniciativas de capacitação, fundamentais no processo de alavancar o consumo de aço na construção civil. 

Para conhecer ainda mais o CBCA acesse www.cbca-acobrasil.org.br.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal