Residência FE / Telles Arquitetura

25/04/2024 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro desafio seria superar as dificuldades da geometria do lote estreito e comprido, onde o maior ponto de interesse está na bela paisagem aos fundos. Consequentemente, a área de convívio da família deveria estar ali. Dessa forma, o programa da casa foi pensado em uma ala íntima, dos dormitórios, voltada para leste e próxima à rua e a área de convívio voltada para a paisagem.

Para a articulação entre essas partes, uma faixa de circulação interna faz a ligação entre frente e fundos do terreno – rua e vista – ao longo de uma espécie de pátio suspenso, permitindo que o paisagismo se integre ao interior da casa e faça parte da transição entre esses espaços.

Entre o desejo de uma casa em um único patamar e a manutenção do declive natural do terreno, optou-se por uma construção que se implanta no lote, ora diretamente sobre sua topografia natural, ora elevado do solo. Dessa maneira, evita-se grandes movimentos de terraplanagem reduzindo custos de obra e cria-se uma área de sombra no terreno sob a laje elevada.

Por fim, uma cobertura metálica inclinada no sentido norte/sul em uma única água abriga todo espaço da casa. Na face norte, um beiral generoso na varanda voltada para a paisagem, onde se tem o menor pé direito, protege a casa da forte insolação. Na face sul, a cobertura em sua cota de nível mais alta oferece um grande pé direito para os dormitórios e garagem bem como um espaço para os equipamentos de instalações hidráulicas.

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal