Maior, melhor e mais eficiente

17/09/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 59

A construção em aço teve papel fundamental na obra do maior e mais moderno terminal portuário privado de celulose do mundo. Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, em São Paulo, o eficiente Projeto Vertere conta com armazém de estrutura metálica de 35.000 m², com capacidade estática para mais de 146 mil toneladas da matéria-prima.

“A utilização do sistema construtivo em aço foi importante pelas características da obra, com grandes vãos livres, sistemas simultâneos de pontes rolantes, que precisam de alta precisão e grande resistência para suportar os altos carregamentos impostos, além de um curto prazo para a execução, explica Marcos Machado Pereira, engenheiro da Medabil, empresa de soluções construtivas.

Fruto de uma parceria entre as empresas DP World Santos e Suzano, o complexo foi construído para recebimento, armazenamento e exportação de celulose. Por isso, conta diretamente com um modal ferroviário, com cerca de 4,5 km e uma pera ferroviária, de 1.500 metros de extensão, para recebimento de até dois trens, simultaneamente.

O Projeto Vertere também tem operação por pontes rolantes, responsáveis pela movimentação de cargas à distância. Os operadores fazem o manuseio das máquinas por um joystick, instalado dentro de centros de comando, a metros de distância do equipamento, proporcionando mais controle e segurança.

Um viaduto, que é destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e a área de cais do terminal, também integra a construção. Há também a expansão do trecho de cais, que foi ampliado de 653 metros para 1.100 metros. “Tudo isso mostra que o empreendimento é muito importante para o setor, pois o Brasil é um dos maiores exportadores de celulose do mundo”, afirma o engenheiro da Medabil.

Com investimentos de R$ 700 milhões, foram utilizadas na obra 3.000 toneladas de estruturas metálicas. “A solução industrializada em aço cai como uma luva, pois conseguimos trabalhar com extrema precisão em um ambiente controlado off-site, com qualidade incomparável”, avalia Marcos. “Além disso, a metodologia construtiva possibilita um ganho de até 50%
comparada com um sistema convencional”.

É essencial destacar que no Projeto Vertere foi utilizada a solução metálica completa: pilares, vigas, estruturas secundárias de cobertura e fechamento, vigas de rolamento, com o uso de telhas metálicas nos fechamentos laterais e na cobertura.

O engenheiro não deixa de destacar que o aço é um material 100% reciclável.

“Há as vantagens convencionais de um sistema industrializado em aço, alta precisão e qualidade, menores prazos executivos, canteiro mais organizado, grandes vãos livres com estruturas leves, e alívio considerável das fundações, importante em uma região de solos de baixa resistência”.

Evidentemente, um projeto dessa magnitude é cercado por desafios. “Trabalhamos em uma região com muitas interrupções por questões climáticas, chove muito na região, além de a obra ficar praticamente dentro do mar, exigindo coordenação e planejamento entre nossas equipes fabris e de montagem, junto as demais disciplinas envolvidas”, afirma Marcos. “Deu tudo certo porque optamos por um sistema construtivo eficaz e compatível com as necessidades da obra”.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Medabil Soluções Construtivas
Projeto Estrutura de Aço: PÖYRY
Projeto/ engenheiro responsável: Poyry Tecnologia LTDA/ Cassio Hainholter Xavier da Silva
Execução da Obra: Afonso França Engenharia / Medabil
Área Construída: 35.000m²
Volume de Aço Empregado: 3.000 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: Santos, SP

Confira na íntegra.

 

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