Davos Decor: o objetivo deste projeto é provocar

23/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

Você pode gostar ou não do design do Estúdio Davos, em Campinas, São Paulo. Mas, é impossível não ficar curioso e interessado pelo projeto. O arquiteto Mauricio Salvi apostou no sistema construtivo em aço para criar algo diferente, com o propósito de despertar a curiosidade das pessoas.

“O sistema em aço ajudou a elaborar uma arquitetura contemporânea, com ângulos e formas desalinhadas, que geram a sensação de constante movimento, em um terreno relativamente pequeno”, afirma o arquiteto. Foram usadas 16 toneladas de aço na estrutura, nas escadas e na pele perfurada da fachada, pintada de amarelo.

Mauricio, que trabalha na Uffizi Arquitetura, considera que a construção em aço é a criatividade aplicada. “Nosso escritório é reconhecido pelo amplo uso de estrutura metálica. Principalmente, pela liberdade criativa, pela agilidade e pela logística de execução”, diz.

Segundo ele, a ideia de usar efetivamente o aço aconteceu antes mesmo do início do seu processo criativo. “Tudo partiu do sistema em aço, principalmente porque desejávamos uma edificação que se destacasse no local, provocando o olhar das pessoas”.

Portanto, o propósito do Davos não é agradar, mas provocar. Como se trata de um lote pequeno e de esquina, a equipe do projeto apostou na relação de duas frentes para gerar volumes sobrepostos e “retorcidos”, com cores fortes, possibilitando vista para uma praça localizada na frente do terreno – lugar agradável, com belas árvores.

Assim, desde o início da construção, ainda de acordo com Mauricio Salvi, foi comum ver pessoas parando em frente da obra com aquela cara de “o que será isso?”.

“Como expressão arquitetônica, o sistema construtivo em aço garantiu muita modernidade e excentricidade ao projeto do Davos”, diz. “Isso nos trouxe a sensação definitiva de qualificar o local do estabelecimento, um estúdio de decor e design de interiores”. Segundo Mauricio, a construção em aço “é a cara do futuro e ajuda demais a criar espaços inovadores”.

Ao aguçar a curiosidade do público, o design diferenciado faz – inclusive – a loja vender mais, segundo opinião do arquiteto. Todo o edifício trabalha como uma imensa vitrine criativa. Faz o cliente parar, olhar e até mesmo entrar para realizar um projeto de decor comercial, corporativo, residencial ou até mesmo paisagismo. 

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Estrutura Técnica Pré- fabricados e Estruturas Metálicas
Projeto Estrutura de Aço: Eng. André Pinheiro
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Uffizi Arquitetura /Mauricio Salvi
Execução da Obra: Casttema Construções
Área Construída: 250m2
Volume de Aço Empregado: 16 toneladas
Conclusão da Obra: Julho de 2021
Local: Campinas, SP

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal