Casa Habka / Estúdio MRGB

10/11/2022 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Habka busca revelar-se por meio da simplicidade. Todavia, para tanto, recorre à articulação complexa de três indicadores que configuram, grosso modo, o sítio e seu contexto.

  1. A topografia, com declive de aproximadamente 6 metros em direção aos fundos do sítio;
  2. Acesso ao lote pelo ponto médio do terreno;
  3. Área de preservação ambiental.

O acesso ao lote junto à sua cota mediana estabeleceu o marco zero, o ponto de partida para a apropriação do terreno. Foi a partir dele que as estratégias projetuais foram sendo, naturalmente, desencadeadas.

A entrada principal é feita justamente pelo vazio intencionalmente desenhado e circunscrito pelo embasamento. A base, em concreto aparente, expressa, portanto, robustez e solidez vinculando-a ao sítio e tornando-a, dessa maneira, indissociável a ele.

O embasamento da casa é constituído por dois blocos principais. O primeiro, brota da topografia. Surge no ponto mais alto do terreno e revela-se gradativamente até ao acesso principal. Já o segundo, distante exatos quinze metros do primeiro, abre-se para o verde, para a área de preservação e acolhe as dinâmicas sociais e de lazer.

Por último, uma peça metálica suspensa repousa delicadamente sobre a base em concreto e projeta-se em direção à reserva ambiental. Acolhe toda a área íntima da casa assegurando a privacidade necessária à família. 

Essa peça arquitetônica revela-se como uma ponte a conectar extremos opostos. O olhar, quando recai sobre ela, é levando a percorrê-la já da rua em direção à mata. Presta-se, portanto, como um elo de conexão entre o homem e a natureza.

Ficha Técnica:

Arquitetos: Estúdio MRGB
Área: 700 m²
Ano: 2021
Fotografias: Joana França
Fabricantes: Alutec, AutoDesk, Deca, Eliane, Florense, Jader Almeida, Lumini, MB Engenharia, Marmoraria Alvorada, Papel Mateiga, Sonotto, Trimble
Arquitetos Responsáveis: Igor Campos e Hermes Romão
Coautores: Rodolfo Marques e Larissa Pontes
Equipe De Projeto: Ana Carolina Moreth, Filipe Bresciani, Ian Alves e Lucas Felipe Campos
Engenharia: ProEst
Instalação: Adriana Carvalho
Luminotécnico: Sulene Nascimento
Construção: Uniman Engenharia
Cidade: Brasília
País: Brasil

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal