Atenção

Fechar

CBCA

Um novo conceito escolar

15/10/2020 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O Pueri Domus é um colégio tradicional em São Paulo – já existe há mais de meio século. Com quatro unidades, a Revista Arquitetura & Aço apresenta, nessa edição, a mais nova delas, que fica no bairro de Perdizes, na Zona Oeste da cidade. Os espaços foram projetados para dar vida ao aprendizado integral, muito além da sala de aula.

“As escolas do futuro precisam estimular a criatividade, a interação e o nosso projeto responde a essas necessidades com espaços que promovem bem-estar e acolhimento”, explica Douglas Tolaine, Diretor de Design do estúdio São Paulo da Perkins & Will Brasil. “Trata-se de um novo processo de aprendizado. Hoje, as crianças são as protagonistas e os educadores têm o papel de direcionar suas descobertas. A escola foi pensada para oferecer um espaço propício para esse novo processo”.

A velocidade da estrutura em aço foi essencial para atender o cronograma apertado. A unidade Perdizes do Pueri Domus foi construída com muita rapidez e em um terreno desafiador. “A estrutura em aço foi fundamental para garantir o cumprimento do prazo da obra, prevenindo atrasos por erros de instalação e ainda reduzindo custos”, afirma Douglas.

A escola – segundo José Carlos Lemos, da RFM Construtora - é composta por um edifício de múltiplos andares, formados por dois grandes blocos interligados por um átrio central. “A estrutura em aço constitui-se de pórticos múltiplos engastados nas bases pré-moldadas, através de chumbadores com rosca e previamente concretados nas sapatas. As ligações foram previamente parafusadas para permitir uma melhor produtividade na montagem em campo”, conta o engenheiro.

Para as lajes, ainda de acordo com Lemos, foram adotados o sistema de forma-laje tipo Steel Deck, solidarizados às vigas em geral, transformando-as em vigas mistas através da solidarizarão por conectores tipo Stud Bolt. “Não foram adotadas vigas escoradas para permitir que outras atividades pudessem ser realizadas simultaneamente à montagem da estrutura ganhando assim maior rapidez”, diz.

A equipe de engenharia da RFM Construtora propôs para a Elemont, empresa responsável pelo projeto e execução da estrutura em aço, que as peças tivessem aplicação de pintura intumescente e acabamento em PU realizados ainda na fábrica. “Montou-se uma operação para esta atividade que resultou em 100% da estrutura em aço entregue com pintura intumescente e PU”, afirma Lemos. “Também houve ganho expressivo no prazo”.

Com a rapidez das soluções adotadas para a estrutura e fundação, foram associados vedações em drywall, contrapiso autonivelante, entre outras tecnologias, a obra - com cerca de 8.000m² de área total - foi totalmente concluída em apenas 9 meses, incluindo no prazo a remoção de cerca de 37.000m³ de terra, em um terreno com aclive de até 21m. “A estrutura foi executada por completo em exatos 60 dias corridos, com as lajes concretadas”, garante Lemos.

Outro fator que merece destaque é que a construção em aço na obra do Pueri Domus trouxe ganhos também em termos de sustentabilidade. “Por diversos motivos”, confirma o arquiteto Douglas Tolaine. “Primeiro porque o aço é um material reciclável. Além disso, a construção com estrutura em aço reduz significativamente os impactos ambientais na fase da obra, inclusive por conta da redução do tempo de construção”.

Tolaine ressaltou ainda que o uso do aço permite projetos com vãos mais amplos, possibilitando maior iluminação natural e, consequentemente, menor uso de energia elétrica. “Ou seja, além dos benefícios na construção, o aço colabora com o desenvolvimento de edificações energeticamente eficientes”, finaliza.

Ficha Técnica

Projeto Arquitetônico: Perkins & Will Brasil
Local: São Paulo, SP
Área Construída: 8.000m²
Material Predominante: Aço
Projeto Estrutural: RFM Construtora
Estrutura em Aço: Elemont
Ano da Obra: 2020

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.