Atenção

Fechar

CBCA

Indústria de materiais de construção cresce em setembro

09/10/2019 | Notícia | CBIC

Confirmando expectativa positiva medida na última edição do Termômetro da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o Índice divulgado nesta terça-feira (08) aponta crescimento de 4% no faturamento do setor em relação ao mesmo mês do ano anterior e 3,3% em relação a agosto de 2019. Analisando o acumulado de 2019 – janeiro a setembro – o setor tem desempenho 2,0% superior ao mesmo período de 2018. Na comparação dos últimos 12 meses, a indústria de materiais de construção registra crescimento de 1,5%.

O resultado de setembro reflete ainda um desempenho relevante das vendas no segmento de varejo a despeito do segmento de obras imobiliárias e infraestrutura. A perspectiva, no entanto, melhora para o médio prazo.

“O setor imobiliário apresentou crescimento recente nos indicadores de lançamentos e vendas de imóveis na planta em algumas praças do país. Isso deverá alavancar vendas de materiais de construção no próximo ano nessas regiões específicas”, ponderou Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Quanto às vagas de emprego, o resultado observado em 2019 segue estável. Entre julho e setembro, foi observado variação ligeiramente negativa de -0,3%. No mês de setembro a variação foi nula em relação a agosto e 0,5% negativa em relação a setembro de 2018.

“Observamos que a retomada do setor tem tido um ritmo contido, mas isso já era esperado. O varejo já vinha aquecido desde o ano passado, o mercado imobiliário, ainda que regionalmente, volta a dar sinais positivos. Resta às obras de infraestrutura uma perspectiva mais concreta de execução, o que traria ganhos não só para a indústria de materiais, como para o país em termos gerais. Acreditamos que isso acontecerá após o encaminhamento das reformas atualmente em discussão”, completa Navarro.

Veja a matéria na íntegra.

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.