Atenção

Fechar

CBCA

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura

28/08/2020 | Notícia | ArchDaily
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura

© Pedro Napolitano Prata

O edifício foi concebido para abrigar o acervo de uma artista e também para o convívio com outros profissionais das artes. Junto a uma das divisas foi feita uma parede de alvenaria estrutural que funciona como grande painel expositivo. Do outro lado o edifício é constituído por um modulo de estrutura metálica, com 2,5m de largura, onde se concentram todos os serviços e a circulação vertical. Ao mesmo tempo, com alguns módulos vazios, esta estrutura cria um pé direito triplo para marcar a entrada e o espaço por onde percorre a escada. A vedação deste vazio, na face sul, é feita pela cortina de vidro que permite iluminação indireta abundante.

O espaço expositivo acontece no vão de 5,5m entre a empena e a estrutura metálica ao longo de 25m de comprimento. O pavimento térreo tem um pé direito mais acolhedor nas extremidades. O pavimento superior é composto por dois mezaninos e uma passarela que conformam um vazio central com pé direito duplo. O pavimento da cobertura é composto por um ático que abriga o atelier cercado por um jardim cultivado em substrato feito a partir do corte de grama de outro terreno. O jardim foi concebido para não sobrecarregar a laje e não dar manutenção para cultivo e rega.

A sustentabilidade norteou o projeto do início ao fim e aparece em diversos fatores. Além do jardim na cobertura, toda a pavimentação da área externa do térreo é feita com piso permeável. Assim a água da chuva que não é retida pelo jardim da cobertura é toda absorvida pelo terreno sem sobrecarregar as redes públicas. Todas as instalações de elétrica e hidráulica foram feitas aparentes. Além de facilitar a manutenção, geram menos resíduo no canteiro de obras e agilizam a construção.

A iluminação natural é controlada com a cortina de vidro voltada para a face sul e grandes beirais que protegem o restante do edifício. Venezianas reguláveis também ajudam a controlar a incidência de luz direta e a ventilação natural. A acessibilidade é garantida por um elevador que comunica os três pisos e um banheiro adaptado. Na cobertura do módulo de serviços foi feita uma laje técnica que sustenta reservatórios de água, bomba de comunicação com os reservatórios no subsolo, painéis solares e casa de máquina.

Ficha técnica

Arquitetos: Lucio Fleury Arquitetura
Área: 400 m²
Ano: 2016
Fabricantes: Braston, Arcelor Mittal – Perfilor, Cerâmica Seleta, Erco, Formica, Madeplast, Montelle Elevadores, Roma Artefatos Metálicos Ltda., Securit, Tec Line Esquadrias
Arquiteto Responsável: Lucio Fleury
Colaboradores: Arqt. Prof. Dr. J.L. Fleury de Oliveira e Rayssa Fleury de Oliveira
Cálculo de Concreto e Metálica: Benedictis Engenharia
Jardim sobre a laje de cobertura: Peter Webb

Veja a matéria na íntegra.

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.