Atenção

Fechar

CBCA

Casa tropical na Tailândia

15/10/2020 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Onde tem construção em aço, pode apostar, a Revista Arquitetura & Aço está. Nesta edição, vamos apresentar uma belíssima casa, na cidade de Bangkok, na Tailândia. Perto da natureza, com todas as conveniências necessárias para a vida familiar moderna. Espaçosa e com ótima ventilação, esta casa se encaixaria perfeitamente aqui no Brasil, que tem o clima bem parecido.

“Foi o uso do sistema construtivo em aço que viabilizou a construção”, conta o arquiteto Surachai Akekapobyotin, do escritório tailandês Architectural Transition, durante conversa digital com a nossa equipe de reportagem. “A estrutura em aço foi fator-chave, principalmente, pela sua velocidade: a residência ficou pronta em apenas quatro meses. Se tivesse sido escolhido o concreto, por exemplo, a obra levaria mais de um ano”, compara.

A casa de 400 metros quadrados foi projetada para um casal e uma criança, em um terreno retangular, que já contava com a residência principal, construída anteriormente. Por isso, o arquiteto decidiu usar uma estrutura de aço muito simples em uma grade de 6 por 5 metros para construí-la o mais rápido possível. “O aço foi usado em toda a casa, desde a estrutura principal no primeiro e segundo andares, escadas, telhados e até na fachada”, afirma Akekapobyotin.

Para a piscina estar situada no lado norte, a casa é desenhada longitudinalmente ao longo do lado sul da propriedade, o que também significa que as paredes leste e oeste, mais estreitas, permitem menos luz solar e menos calor no interior. Perto da entrada principal, há uma garagem e as árvores atuam como uma cerca na frente, adicionando sombra e bloqueando a visão de quem está fora do terreno.

A espaçosa área de estar tem um andar abaixo, com sala, sala de jantar e cozinha conectadas, todas com vista completa para a piscina. “Além de todas as portas e janelas do norte que se abrem para fora, no Nordeste e no Noroeste há espaços sempre abertos para o vento entrar e sair da casa, mantendo-a fresca para que o ar condicionado não seja necessário na maior parte do dia”.

O segundo andar possui quartos. As paredes são sólidas no lado sul, com armários embutidos. Uma longa varanda conecta todos os quartos, protegidos do sol por uma treliça de “dupla camada”, que confere privacidade ao criar dimensões de luz e sombra. Esta casa suporta um estilo de vida confortável e está completamente pronta para ser ajustada e adaptada às necessidades futuras da família.

Além do benefício da velocidade da construção em aço, o arquiteto tailandês destacou os ganhos em termos de sustentabilidade. “A estrutura em aço é muito precisa e limpa”, elogia. “Por isso, ocorre muito menos desperdício de materiais e eles podem ser reutilizados ou até mesmo reciclados posteriormente”.

Uma pergunta: o aço gerou economia ao contratante do projeto? “Normalmente, o preço da estrutura de aço na Tailândia é um pouco mais alto, mas o custo-benefício é bom. Até porque a sua construção é muito mais eficiente e rápida. Ou seja, economizamos muito no custo da mão de obra, por exemplo”, responde o arquiteto Surachai Akekapobyotin, direto de Bangkok, na Tailândia.

Antes de finalizar, ele ainda faz um alerta. “A estrutura de aço é mais rápida e precisa do que a estrutura de concreto, mas para construí-la são necessários profissionais experientes e com know-how”.

Ficha Técnica

Projeto Arquitetônico: OFFICE AT Co., Ltd.
Local: Bangkok, Tailândia
Área Construída: 400 m²
Materiais Predominantes: Aço/Vidro/Madeira
Estrutura em Aço: Siam Yamato Steel
Ano da Obra: 2014

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.