Atenção

Fechar

CBCA

A velocidade da construção em aço é imbatível

08/10/2020 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Foto: Deposiphotos

CENÁRIO: A pandemia mudou a maneira de como as pessoas se relacionam com as suas residências. Em busca de melhor qualidade de vida, por conta das consequências atuais do isolamento social, elas planejam reformas ágeis e até mesmo construções rápidas de casas de veraneio.

SOLUÇÃO: A construção em aço oferece extrema velocidade, entre outras vantagens de valor, para atender a essa nova demanda do mercado.

A palavra mudança nunca fez tanto sentido para a humanidade. Ela é rápida e silenciosa, após os impactos da Covid-19. O termo “novo normal”, a cada dia mais usado, apresenta uma nova era, com novos comportamentos. Tudo está diferente, inclusive, o relacionamento das pessoas com suas próprias moradias.

“Todos voltaram para as suas casas, que antes ficavam vazias a maior parte do tempo”, analisa Jô Vasconcellos, proprietária do escritório Jô Vasconcellos & Arquitetos Associados. “Assim, eles começaram a retomar as informações e as experiências que um espaço pode oferecer”. 
 

O espaço, de acordo com Jô, é um lugar de provocação e investigação em todos os sentidos. “Na pandemia, passamos por um processo de maiores percepções e alterações do estilo de vida”, afirma a arquiteta. “Agora, precisamos de espaços que criem identidade e facilidade do viver”.

Onde entra o sistema construtivo em aço nesta história?

As pessoas estão reformando suas residências e construindo refúgios na praia ou no campo para viver melhor. E elas exigem máxima rapidez, querem a obra pronta “para ontem”. “Neste aspecto, a construção em aço atende com muita velocidade e economia as novas necessidades, principalmente, por ser uma construção rápida e limpa”, garante Jô Vasconcellos.

É importante registrar aqui que as estruturas em aço reduzem o tempo de construção em até 40%. Essa informação é essencial para atender ao novo desejo do cliente, que exige velocidade na obra para viver melhor dentro de sua residência, ainda durante a pandemia.

Além da eficiência e da alta velocidade, o sistema construtivo em aço é uma ótima técnica para intervir nas construções existentes ou novas, de acordo com Jô. Mais do que isso. “Se projetada com responsabilidade e sensibilidade, a construção em aço também diminui os impactos causados ao meio ambiente”.

Permanecer mais em casa se tornou uma necessidade, mesmo após a flexibilização do isolamento social. Evidentemente, os moradores adquiriram novas formas de pensar e agir, exigindo que os ambientes tragam mais conforto e segurança.

Trabalho home office, ensino à distância, compras online e telemedicina são novidades que ajudam as pessoas a saírem cada vez menos de suas residências e possibilitam, até mesmo, morar na praia ou no interior.

“Quando a técnica adotada oferece rapidez, novas experiências, encanto pelo inesperado e a harmonia com o mundo natural, a construção em aço é ideal para esse tipo de retrofit, de restaurações e de intervenções rápidas, lembrando sempre que o projeto de qualidade é indispensável para um excelente resultado”, diz a arquiteta.

Portanto, se a obra for bem planejada, a velocidade do sistema construtivo em aço é definitivamente imbatível. E é isso que os consumidores procuram neste momento. “A grande performance do aço é a rapidez na execução e na montagem, desde que o projeto esteja completamente correto, compatibilizado, detalhado e os outros materiais estejam de acordo com a natureza da estrutura”, revela Jô Vasconcellos.

Se as casas são um reflexo do comportamento das pessoas, as residências estão se transformando de acordo com os novos hábitos. Já há obras em varandas, criação de novos espaços ao ar livre, novas ideias para o paisagismo e criação de home offices. A agilidade e a liberdade de criação da construção em aço são extremamente importantes no ‘novo normal’.

“Deve-se ter uma melhor organização espacial, adaptando um espaço existente, realizando novas conexões, e também é possível anexar módulos em aço para gerar novos espaços para o trabalho em casa”, avalia a arquiteta. “O home office é uma ótima maneira das pessoas conviverem mais com a família, diminuir o estresse dos percursos no trânsito, colaborando para a diminuição da poluição e melhorando a qualidade climática”.

Segundo Jô Vasconcellos, as residências precisarão contar cada vez mais com espaços amigáveis, além de oferecer qualidade de vida e harmoniza com o meio ambiente. Para ela, respeitar o solo, a vegetação natural, usar tecnologias energéticas, cuidar da ventilação e do conforto ambiental precisam ser premissas dos novos projetos.

“É necessário pensar em oferecer espaços mais amplos, com menos preocupação com revestimentos e mais preocupação com a qualidade dos espaços, oferecendo vistas mais abertas, por exemplo, na tentativa de reaproximar o homem da natureza”.

Enfim, é muito importante que quando uma pessoa pense em reformar uma casa ou construir um refúgio, com excelência, qualidade e velocidade, ela seja bem informada pelo arquiteto, que conhece todas as vantagens do sistema construtivo em aço. A solução mais rápida possível, que ainda gera benefícios de valor como espaços claros, abertos e arejados, tornando-se ideal para a modernização, a reconfiguração e ampliação de toda e qualquer moradia da nova geração.

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.