Atenção

Fechar

CBCA

Construção metálica viabiliza um novo prédio dentro de outro no Instituto Butantan

19/11/2020 | Notícia | ABCEM

O Instituto Butantan, localizado na zona oeste de São Paulo, em uma área de 80 hectares de área verde ao lado da Universidade de São Paulo, passou recentemente por algumas obras e reformas a fim de ampliar sua capacidade técnica e produtiva. A PlanMetal Estruturas Metálicas teve papel importante durante este processo, participando de quatro importantes obras de reforço estrutural e ampliação de prédios existentes.

No caso do prédio 41, obra que consisti na ampliação do prédio de envases e vacinas do Instituto, foi executado um projeto complexo de um prédio novo dentro de um prédio existente, que utilizou 560 toneladas de aço.
Após o início dos serviços da PlanMetal, no entanto,foram verificadas em campo diversas interferências não previstas no contrato inicial. Tais interferências impediram que a contratante entregasse a área de trabalho livre e desimpedida à PlanMetal. Por essa razão, a Rodoserv Engenharia, construtora responsável, solicitou o orçamento de uma solução alternativa para a execução dos serviços, sem remoções de interferências.

Em vista destas dificuldade impostas pelas particularidades do local da obra, a PlanMetal apresentou três soluções alternativas para a realização dos serviços contratados, dentre os quais um foi escolhido pelo cliente e executado. O novo projeto exigiu da equipe da PlanMetal uma árdua tarefa de compatibilização do prédio novo com o pré-existente, sem interromper as atividades no local.
O Plano de ataque empregado, foi realizar a obra em duas etapas concomitantes, a primeira de dentro do prédio e a segunda em cima da cobertura existente.

O emprego de tecnologia tanto em softwares de detalhamento, como o Tekla, quanto em maquinários de obra, como o MID (Moto Içador Deslizante), um equipamento desenvolvido e patenteado exclusivamente pela PlanMetal, teve papel relevante para a realização da obra. Durante o processo de montagem as soluções propostas ainda foram aperfeiçoadas para otimizar a montagem e o resultado final do edifício para o Instituto Butantan. O sucesso na execução da obra foi possível graças ao trabalho integrado entre a equipe técnica do Instituto Butantan e a da PlanMetal.

A PlanMetal trabalhou levando em conta todas as premissas exigidas e cumpriu o prazo da obra em tempo recorde com excelência e soluções inovadoras, apesar dos desafios impostos pelo grande número de interferências. A unidade industrial da empresa, em Campo Limpo Paulista, trabalhou de forma ininterrupta durante a obra, garantindo a fabricação das 560 toneladas de metal que foram utilizadas.
Instituto Butantan - Considerado um dos principais centros de pesquisa do mundo, o Instituto Butantan é uma instituição centenária, fundada em 1901. É um órgão público estadual referência em pesquisa biológica, que tem papel fundamental na produção de vacinas e prevenção de doenças.

Ficha técnica

Prédio 41 | Envase de Vacinas | Instituto Butantan

Local: Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã, São Paulo - SP
Fabricação e Montagem: PlanMetal Estruturas Metálicas
Construtora: Rodoserv Engenharia
Peso total da obra: 560 toneladas
Tempo de execução: projetada, fabricada e executada entre fevereiro e maio de 2019

Veja a matéria na íntegra.

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.