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Aço e Concreto em Harmonia

22/10/2020 | Notícia | Revista Estrutura

Por Marcelo Silveira e Raimundo Calixto 

1 - Introdução

Arrojada arquitetura do edifício BS Design (ver figura 1.1) impôs às equipes responsáveis pelo projeto estrutural o estudo de alternativas, objetivando a viabilização do vão entre as torres de apoio da edificação do tipo “ponte”.
Objetivamente, a citada viabilização passa pelo melhor atendimento às exigências quanto à segurança estrutural, aliada ao custo entre a construção. Dentre as alternativas estudadas, aquela que atendeu as exigências estruturais, construtivas e econômicas utilizando os materiais concreto e aço, como apresentado na figura 1.2. O BS Design, é um projeto concebido e construído pela BSPAR incorporações.
 

1.1 - O Projeto Estrutural

O projeto estrutural do edifício BS Design apresenta particularidades relevantes para a viabilização dessa moderna arquitetura contemporânea.

No projeto estrutural de edificações convencionais, seja em concreto ou aço, os componentes estruturais são associados com o objetivo de se obter o conjunto que melhor atenderá às exigências arquitetônicas e às ações, sejam gravitacionais, devido aos ventos. de temperatura, etc. Os sistemas estruturais então concebidos são analisados conforme o tipo de material dos seus componentes. De forma geral, a estrutura é analisada para um determinado tipo de material. Acontecendo partes de edificações a serem concebidas com outros materiais, sejam claraboias, estruturas de piso ou mesmo pavimentos adicionais, tem-se como prática a transferência das ações que a parte adicionada transmite à estrutura principal.

No caso do edifício BS Design, os estudos iniciais relativos à estrutura foram realizados, convenientemente, considerando as ações oriundas da edificação em aço sendo transferidas à estrutura de concreto. As análises assim desenvolvidas eram tratadas pelas equipes de concreto e metálica inicialmente de forma isolada. As deficiências constatadas nesse modelo impuseram a necessidade de uma maior sinergia entre as equipes, o que proporcionou a evolução para um sistema estrutural no qual os componentes de aço e concreto interagem de forma integrada, constituindo-se o conceito HÍBRIDO. As análises desenvolvidas com o referido conceito impactaram positivamente impactaram na eficiência estrutural do conjunto e consequentemente no custo final da estrutura(metálica e concreto).

Como destaque para o projeto estrutural em aço, a concepção em DIAGRID para as fachadas conferiu a grande rigidez necessária para a estrutura vencer o vão entre torres de concreto.

A integração estrutural no conceito HÍBRIDO e sistema DIAGRID impõe uma intensa participação de equipe responsável pelos projetos na fase da construção, face ao forte impacto que as sequências construtivas têm sobre o comportamento estrutural do conjunto, o que poderia vir a comprometer as premissas do modelo estabelecido em projeto.

1.2 - Informações Gerais

Estrutura híbrida:

  • Concreto protendido com cordoalhas engraxadas com lajes nervuradas do tipo unidirecionais (nervuras na direção transversal e faixas na direção longitudinal).
  • Estrutura de aço com núcleo metálico a partir do 7° pavimento e pavimentos corporativos do 7° ao 17° pavimento.

Fundações diretas em sapatas de concreto armado. Contenções em cortina diafragma com tirantes provisórios.

  • Área construída: 72.000 m²
  • Volume de concreto em cortina diafragma (C30): 3.970 m³
  • Volume de concreto nas fundações (C35): 2.660 m³
  • Volume de concreto na superestrutura (C35): 20.344 m³
  • Aço em cortina diafragma (CA-50): 305 ton.
  • Aço nas fundações (CA-50): 340 ton.
  • Aço na superestrutura (CA-50/CA-60): 1.640 ton.
  • Aço de protensão na superestrutura (CP-190RB): 236 ton.
  • Aço na estrutura metálica: 1.400 ton

 

Leia a matéria na íntegra aqui

 

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