Atenção

Fechar

CBCA

Cerimônia de premiação do 12º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura reúne cerca de 100 pessoas na UFRN, em Natal

17/10/2019 | Notícia | CBCA

 

Os estudantes Lino Lima e Bruna Stefany, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de Natal, foram os grandes nomes da cerimônia de premiação do 12º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). O grupo, orientado pelo professor Verner Max, recebeu o cheque simbólico no valor de oito mil reais das mãos reitor da universidade, o professor José Daniel. A equipe representará ainda o Brasil na disputa com outros países da América Latina no 12º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2019, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), que acontecerá durante a 60ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2019.

O arquiteto Marcelo Consiglio Barbosa, sócio-diretor do escritório Bacco Arquitetos Associados, foi convidado pelo CBCA para a palestra de encerramento do evento por conta da importância do seu trabalho para a construção industrializada em aço no Brasil. Marcelo destacou em sua apresentação importantes cases de seu escritório.

Com 154 equipes de 82 universidades inscritas, a edição deste ano teve representantes em 22 estados brasileiros. Dos trabalhos recebidos houve uma avaliação entre os 60 projetos que foram entregues, dentre os quais 32 foram selecionados para a avaliação final. O projeto vencedor destacou-se pela sua inserção no principal eixo da urbanização potiguar, atendimento ao programa e aplicação adequada do sistema estrutural em aço e seus subsistemas construtivos.

Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, e da Universidade Tuiuti, de Curitiba. Foram atribuídas, ainda, três menções honrosas aos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, também de Curitiba, da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte e da Universidade Estadual de Goiás, de Anápolis.

A Comissão Julgadora foi composta por profissionais da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), além de colaboradores do próprio CBCA.

A equipe do CBCA trabalhará para que o edital do 13º Concurso, a ser realizado em 2020, saia em tempo hábil para que possa ser utilizado como disciplina de projeto em sala de aula e parabeniza todas as universidades participantes pelo incentivo à pesquisa e ao debate dentro da universidade.

Mais informações sobre o projeto vencedor estão publicadas em www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura.


Confira as equipes ganhadoras e as menções honrosas:

1º colocado
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal/RN
Professor Orientador: Verner Max Liger de Mello Monteiro
Alunos: Lino Lima Zambon de Mendonça e Bruna Stefany Suassuna Barbosa

2º colocado
Faculdade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP
Professor Orientador: Catherine Otondo
Alunos: Victor Luiz Quio Ribeiro do Nascimento, Arthur Ventura Oliveira, Rafael Novaes de Athayde Ribeiro e João Pedro Soares de Faria

3º colocado
Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba/PR
Professor Orientador: Cristian Burg Leon
Professor Co-Orientador: Jonathan de Souza Marques
Alunos: Luís Mayer, Lucas Braga de Lima, Fernando Fedalto e Vitor Arthur dos Reis Lucio

Menção Honrosa
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR
Professor Orientador: Marcelo Jose Marcolla
Professor Co-Orientador: Ricardo Henrique Dias
Alunos: Gabriel Furuya Alberti, Henrique Flügel de Almeida Torres, Gabriel Gustavo Borille e Luiz Otávio Pires Santana

Menção Honrosa
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG
Professor Orientador: Carlos Alberto Maciel
Alunos: João Pedro Pujoni Facury, Thomaz Marcatto de Azevedo e Octavio Henrique Mendes Pena

Menção Honrosa
Universidade Estadual de Goiás – Anápolis/GO
Professor Orientador: Daniel da Silva Andrade
Professor Co-Orientador: Alexandre Ribeiro Gonçalves
Alunos: Gabriela Gomes Costa, Iara Oliveira Miquelin, Murilo Henrique Alves Cordeiro e Jairo Santana Silva

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.