Atenção

Fechar

CBCA

Shopping para Boa Vista

22/08/2019 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 53

Centro comercial na capital de Roraima estruturado em aço fica pronto em menos de um ano ao adotar soluções construtivas industrializadas

Inaugurado em novembro de 2014, o Pátio Roraima Shopping primeiro shopping center de Roraima foi concebido com 180 lojas, cinco salas de cinema, dois elevadores e um estacionamento com 1.300 vagas para veículos. O conceito inicial do empreendimento foi criado pela Designcorp, uma empresa canadense, e o desenvolvimento e compatibilização do projeto ficou a cargo do escritório A. Dell'Agnese Arquitetos Associados – AD Arquitetura.

Devido à distância e à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, a obra priorizou o uso de sistemas construtivos industrializados com estrutura em aço, fechamento em painéis termoisolantes e cobertura com telhas de aço.

A opção pela estrutura em aço, além de facilidade e rapidez na montagem, assegurou outros benefícios ao empreendimento. A flexibilidade e maior leveza do material possibilitaram a concepção de um projeto estrutural com número reduzido de pilares, liberando mais espaço para lojas e usuários. Ao todo, 1.120,84 toneladas de aço foram usadas na obra, na forma de pilares, vigas, estrutura da cobertura, lajes steel deck e escadas.

Estrutura da cobertura

Os pilares e vigas que compõem a estrutura do edifício são formados por perfis em aço laminado e perfis do tipo I soldados. As vigas, por sua vez, foram dimensionadas considerando a colaboração da estrutura mista das lajes em steel deck, ligada a elas por meio de conectores do tipo stud bolt e atuando para reforçar a estabilidade do conjunto.

Na cobertura, a estrutura principal apoia-se nos pilares e foi executada com chapas de aço de seção variável. Já a estrutura secundária é formada por treliças em aço semiespaciais parafusadas. Na cobertura dos domus, foram usadas estruturas secundárias compostas por terças em perfis de chapas dobradas com contraventos e amarrações.

Os pilares e vigas receberam proteção passiva contra incêndio e corrosão, com aplicação de argamassa projetada, enquanto a estrutura de cobertura recebeu pintura em pó com camada de 60 micras.

Cuidado com o calor

Para garantir conforto aos usuários em uma região quente como a de Boa Vista, era essencial a preocupação com os materiais escolhidos para o fechamento da estrutura. Assim, placas cimentícias com núcleo isolante em poliestireno expandido foram especificadas para compor as paredes externas, as quais receberam, ainda, revestimento cerâmico. Telhas em aço com proteção termoisolante aparecem na cobertura do shopping e na fachada relativa à praça de alimentação executada em sistema de pele de vidro foram utilizados brises, amenizando a sensação térmica. Além de um sistema de ar-condicionado inteligente, que se ajusta de acordo com a demanda local.

“As soluções adotadas permitiram superar o desafio da escassez de mão de obra qualificada, viabilizando a execução da obra com rapidez em uma região distante. As peças industrializadas chegavam prontas para serem apenas montadas no local, eliminando a necessidade de um grande canteiro e resultando em uma obra limpa e sem desperdícios. Além de garantir maior segurança, produtividade e qualidade à construção”, comenta Alan Gonçalves, gerente de projetos da AD Arquitetura. (G.C.)

Sobre a obra:

Projeto arquitetônico: AD Arquitetura
Área construída:
39.786 m²
Aço empregado:
pilares e vigas ASTM A572 GR50
Volume de aço:
1.120,84 t
Projeto estrutural:
Medabil Sistemas Construtivos
Fornecimento da estrutura de aço:
Medabil Sistemas Construtivos
Execução da obra:
Interbuild Engenharia e Construções
Local:
Boa Vista, RR
Conclusão da obra:
2014

Todas as Notícias

Confira também

Não é cadastrado?

Faça agora seu cadastro no site do CBCA e tenha acesso a conteúdos exclusivos e inscrições online. O cadastro no site do CBCA é gratuito, simples e rápido.

QUERO ME CADASTRAR

INDIQUE

Obrigado!
Sua indicação de conteúdo foi enviada com sucesso.