Universidade construída em aço

19/01/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O pacato município de Araripina, em Pernambuco, conta agora com a moderna Faculdade e Universidade Paraíso, que oferece um prestigiado curso de medicina, na região estadual do Sertão. O projeto construtivo do empreendimento é todo em aço: estrutura (pilares, vigas e lajes), fechamentos externos em steel frame, lajes em steel deck e vedações internas em drywall.

A obra foi iniciada em março de 2019 e concluída em outubro do mesmo ano, ficando dentro do cronograma exigido pelo Ministério da Educação. A estrutura em aço foi fundamental no cumprimento dos prazos. Os 7.000 m² foram montados em apenas 60 dias, estando o prédio pronto para receber vedações internas, externas e instalações.

“A industrialização no processo construtivo desta obra foi imprescindível para o cumprimento do cronograma imposto pela licitação vencida do programa Mais Médicos”, explica Luciano Ramos, arquiteto responsável pelo projeto. “Evitou-se surpresas ou improvisos ao longo da construção. Os projetos, a compatibilização e comunicação frequente com a obra foram peças fundamentais. Somente no contexto de industrialização, com mais verticalidade, foi que conseguimos o resultado satisfatório”.

Segundo o arquiteto, os benefícios do sistema em aço foram inúmeros. “Posso citar que, desde o processo de execução das fundações da obra, já conseguimos ganho na produtividade. Enquanto estávamos fazendo a fundação, a estrutura em aço estava sendo produzida. Uma vez concluída as fundações, já tínhamos no canteiro quase 50% da estrutura da obra entregue para montagem”, afirma.

Uma vez que a montagem de pilares e vigas ficaram prontas de imediato, começaram as lajes, agilizando o início dos acabamentos, já que não foram necessários escoramentos nos pisos abaixo das lajes concretadas.

Luciano Ramos acredita que a construção em aço é fundamental para minimizar desperdícios, trabalhar a favor da sustentabilidade, melhorar a produtividade do canteiro, flexibilização do partido arquitetônico, melhorar o processo construtivo, entre outras vantagens.

O partido adotado, ainda de acordo com arquiteto, também propiciou espaços mais generosos, áreas de convivência fluidas, favorecendo a interação dos alunos dos diversos semestres. A ideia foi explorar ao máximo estes espaços, principalmente, nas áreas térreas da edificação.

Para otimização dos espaços e minimização dos custos, o projeto arquitetônico adotou duas situações distintas. “Como o terreno permitia, as áreas de apoio ao ensino, tipo auditório, gabinetes de professores, biblioteca e secretaria, ficaram dispostas em uma edificação térrea. E o bloco acadêmico foi desenvolvido em uma edificação com 3 pavimentos. Assim, conseguimos concentrar instalações para laboratórios, anatomia e salas de aula e as instalações específicas ficaram mais centralizadas”, explica o Luciano Ramos.

A maior inovação nesta obra, na visão do próprio arquiteto, é o conceito de construção seca. “Abolimos o uso do tijolo cerâmico, salvo casos muito específicos. Também reduzimos drasticamente o consumo de água no processo construtivo e isso só foi possível pelo partido construtivo adotado”.

“A sociedade do terceiro milênio, e a pandemia da Covid 19 veio confirmar isso, é a sociedade tecnoambiental. Ao mesmo tempo que queremos nos tornar ainda mais tecnológicos olhamos simultaneamente para o meio ambiente e preservação dos nossos recursos. E a construção em aço, neste contexto, é totalmente convergente”, analisa o arquiteto.

Atualmente, a Faculdade Paraíso de Medicina passou a ser um marco para Araripina. “O mais interessante é que conceitualmente o projeto criou condições de promover a utilização dos espaços por toda a cidade. Auditório e áreas de convivência, por exemplo, são solicitados com muita frequência para eventos de entidades privadas e públicas, mostrando assim o caráter coletivo da proposta do nosso cliente”, finaliza Luciano Ramos.


FICHA TÉCNICA

Faculdade e Universidade Paraíso

Empresa Responsável pelo Projeto e fornecimento da Estrutura em Aço:
Indústria e Construções Vão Livre S/A
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Luciano Ramos Arquitetura S/S / Luciano Ramos
Execução da Obra: Galt Construções Civil Ltda.
Área Construída: 6.928,85 m²
Volume de Aço Empregado: 451 toneladas
Conclusão da Obra: março de 2019
Local: Araripina, PE

Leia íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal