Sistema em aço é eficaz para reforma

24/05/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

A ideia dos arquitetos do escritório LCAC nesta obra foi usar a laje da cobertura da residência de um diretor de filmes de animação, para criar um novo espaço para ele trabalhar e modelar peças em três dimensões (3D). Assim, é possível ver claramente neste projeto que os sistemas em aço e a utilização de cobertura metálica são facilmente utilizados em reformas.

“Acreditamos que a principal vantagem é a agilidade durante a montagem”, diz o arquiteto Luis Canepa, um dos responsáveis pelo projeto. “Em poucos dias a área pode ser coberta e é sempre muito mais eficiente trabalhar sob uma área coberta, o que consequentemente oferece rapidez para as demais frentes da obra”.

Outro ponto importante para a realização desta oficina 3D, com 15 m2, localizada na Vila Madalena, em São Paulo, foi a leveza proposta pela estrutura metálica, sendo uma boa opção para reformas com acréscimo de área, pois não sobrecarrega a estrutura existente do imóvel.

“O sistema em aço, foi sem dúvidas a melhor opção, já que se tratava de uma residência onde o cliente já estava morando. Portanto, era importante que a obra fosse rápida e limpa. Além de se tratar da criação de um andar superior sobre uma estrutura existente, então não podíamos acrescentar muito peso à estrutura”, avalia Luis Canepa.

Segundo o arquiteto, o que mais o inspira na hora de projetar uma construção em aço é a possibilidade de fazer uma estrutura esbelta, além do fato de a estrutura ficar muito bonita exposta, fazendo parte da identidade do projeto.

“No caso da oficina 3D, buscamos desenhar algo que parecesse sempre ter feito parte do imóvel”, conta Canepa. “Utilizamos a estrutura metálica com a pintura preta, pois todas as esquadrias da casa já eram pretas. O piso de boa parte da residência é de cimento queimado e também já existiam outras partes que utilizavam bancadas em compensado naval”.

A estrutura metálica foi fabricada com tubos de 8cm x 8cm, enquanto a cobertura foi feita em telhas do tipo sanduíche, com isolamento térmico.

Para o piso, foi realizado enchimento com argila expandida para não sobrecarregar a laje existente e, depois, um contrapiso em cimento queimado como acabamento. Os fechamentos foram feitos em sistema de steel frame, com fechamentos externos em placa cimentícia e interno com chapas de compensado naval. Para garantir melhor isolamento térmico, foi utilizada lã de pet entre as placas.

O arquiteto explica também porque a laje da cobertura foi o melhor espaço para receber a nova oficina: “Já existia um lance de escada que subia externamente pelo jardim ao primeiro pavimento, então nos pareceu lógico dar continuidade à escada existente e ocupar a cobertura, que era a única parte que ainda não havia sido utilizada. Outro fator que ajudou a tomar a decisão foi a vista que se tem lá de cima”.

Por isso, a fachada principal tem janelas piso teto, que ajudam na amplitude, na iluminação e na ventilação. E na fachada posterior foram utilizadas janelas altas, permitindo a entrada e a saída do ar.

Luis Canepa conta que o cliente respondeu muito bem ao projeto finalizado. “Ele está bastante contente com o resultado. Um dos pontos ressaltados foi o fato de a oficina parecer sempre ter feito parte do imóvel - isso era algo importante para ele”.

 

FICHA TÉCNICA
Oficina de Modelagem 3d

  • Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: LCAC Arquitetura/Luis Canepa
  • Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: LCAC Arquitetura
  • Execução da Obra: LCAC Arquitetura
  • Área Construída: 15 m²
  • Volume de Aço Empregado: 120 kg
  • Conclusão da Obra: 2021
  • Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal