Sinta-se em casa, mas no trabalho

29/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

A nova sede da Agência de Publicidade 35 privilegia as áreas de convivência em detrimento aos tradicionais postos de trabalho, depois de tanto tempo de home office. A proposta do projeto é definitivamente fazer os profissionais se sentirem em casa – conceito batizado de ‘office home’. E o espaço de 300 metros quadrados, em meio ao verde de uma praça e ao clima excitante da Vila Madalena, em São Paulo, é extremamente convidativo e agradável.

“Acredito que um bom projeto de arquitetura pode trazer o frescor e a inovação que uma agência de publicidade quer mostrar para os seus clientes”, avalia Fernanda Neiva, da Galeria de Arquitetos.

“Tínhamos a vantagem de o terreno ser vizinho a uma praça com árvores lindas. Trouxemos mais plantas para dentro da agência, como uma extensão da praça. Isso, em tempos pós-pandemia, quando muitos tiveram que ficar presos em apartamentos fechados e sem jardins, é uma possibilidade maravilhosa”.

A premissa do projeto foi fazer a adaptação de uma construção existente para transformá-la em um ambiente de trabalho agradável e funcional. “O empreendimento já tinha a estrutura em aço.

Assim, optamos por fazer a parte interna da agência também em aço, pensando em uma expansão futura”, explica Fernanda Neiva. “A estrutura metálica é de simples montagem, além de permitir fazer uma obra limpa, leve e rápida”.

Para Fernanda, a estética do aço é muito atraente. Além disso, o sistema construtivo oferece possibilidades de usos versáteis, auxiliando no processo criativo e colaborando sempre para criar espaços inovadores e acolhedores. “Jardins, varandas, aço e vidro são combinações perfeitas para o projeto de um escritório agradável e inspirador”, afirma a arquiteta.

O edifício, com estrutura metálica e vidro em todas as fachadas, elevou o pé- direito de 12 metros de altura à copa das árvores, criando uma vista privilegiada para a vegetação. Para se ter ideia, dentro da agência, Fernanda Neiva utilizou a estrutura metálica como suporte para um jardim que separa a área de espera/lounge da área de trabalho.

Flexível e inovador, o espaço interno é aberto para que os profissionais fiquem próximos, compartilhando ideias e soluções. Apenas a sala de reuniões é delimitada por vidros. Nota-se que a ideia do projeto arquitetônico é integrar sempre as pessoas.

Neste sentindo, a parte externa da agência conta com uma arquibancada em madeira, estacionamento para bicicletas e um completo vestiário com chuveiro. O espaço para refeições ao ar livre e as varandas com cadeiras são perfeitos para um café, um bate-papo ou reuniões mais informais. 

Durante a obra, de acordo com a arquiteta, foi possível ganhar agilidade. “Imagino que se gaste a metade do tempo em comparação a uma construção em concreto”, avalia. “Com certeza, o aço também permite uma redução de resíduos de construção. E, sobre o custo, sempre que a obra é mais rápida, ela fica mais econômica. Isso compensa, muitas vezes, a diferença de preço do aço para o concreto”.

Fernanda acredita que o sistema construtivo em aço se molda bem a diversos tipos de construções, sejam elas residenciais ou comerciais. “A facilidade de montagem, a agilidade na obra e a esbeltez são algumas das principais vantagens”, descreve, antes de alertar: “É muito importante ter um bom projeto de estrutura e uma mão de obra de execução de qualidade para que todos os objetivos sejam alcançados”. 

Ficha técnica

Agência 35
 
Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço: Art Fer
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Tetos Cunha
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Galeria Arquitetos/ Fernanda Neiva
Execução da Obra: Construtora Moraes e Alves
Área Construída: 300 m2
Volume de Aço Empregado: 3,7 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal