Sampa Sky: flutuando em São Paulo

23/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

O Sampa Sky é atualmente uma das atrações mais procuradas em São Paulo. Localizado no 42º andar do edifício Mirante do Vale, a 150 metros de altura, está no chamado Centro Antigo da cidade e conta com dois mirantes deslizantes, feitos em aço e vidro. Aqui, os visitantes têm a sensação de flutuar sobre cartões postais paulistanos. A adrenalina está 100% garantida – sim, o coração quase sai pela boca!

Para aproveitar a vista sensacional, cada ‘cápsula’ de observação foi instalada em um lado do prédio: uma delas está na face Sul, sobre o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Efigênia; a outra, em cima da Avenida Prestes Maia, está voltada para a Zona Leste da cidade. Ao todo, são 700 m² de área, incluindo um café – e o local também pode receber eventos corporativos e sociais.

O ousado projeto, que adicionou um novo “uau” às experiências de milhares de visitantes, é extremamente incomum. Charlston Thiago Stringhini, engenheiro proprietário da empresa HolyGlass, foi quem teve a brilhante ideia de eliminar todo o aço estrutural do perímetro nas laterais e ao longo do piso das duas caixas de vidro, criando um sistema de suporte praticamente invisível.

Na verdade, as únicas partes visíveis da estrutura são as cantoneiras em aço, que fazem a conexão entre as paredes de vidro e o piso, também em vidro. Mais importante ainda é que as caixas retráteis foram projetadas especificamente para atender aos códigos internacionais. Assim, o sistema construtivo em aço foi fundamental para o projeto, proporcionando a segurança de todo o conjunto. Segundo Charlston, sem a estrutura de aço, o Sampa Sky não existiria. “Como o cubo de vidro precisava estar estruturado em si mesmo, as ligações das partes laterais e do piso se ‘amarram’ junto da estrutura metálica que faz a sustentação de todo o conjunto”, explica o engenheiro civil. “Como se fosse um sistema de gaveta, a estrutura de aço está apoiada na laje superior e na laje inferior, fazendo com que os dois trilhos da parte superior e os dois trilhos da parte inferior proporcionem o pêndulo”.

A parte onde está toda a estrutura de vidro, segundo Charlston, é a parte que tem maior peso. “O que compensa esse momento estrutural é a estrutura de aço, fazendo essa distribuição de carga no conjunto todo”, explica. “Então, ela é uma peça fundamental para que o conjunto trabalhe em harmonia, em estrutura e não tenha nenhum tipo de distorção na parte do vidro, que é a parte mais sensível”.

Para criar o cenário perfeito para as pessoas estarem totalmente imersas no horizonte da capital paulista, a plataforma desliza até 2 metros para fora do prédio - os decks envidraçados são recolhidos para dentro do prédio todos os dias, pois a fachada não pode ser alterada permanentemente. Por isso, as caixas de vidro foram instaladas em trilhos suportados pela estrutura de aço.

“Os trilhos são o apoio das roldanas de aço, distribuídas em pontos estratégicos para deslizarem com extrema segurança”, afirma o engenheiro civil da HolyGlass. Assim, as caixas de vidro podem suportar o peso de um elefante e receber até 400 pessoas diariamente, que é a sua lotação máxima. “O grande desafio do projeto foi criar uma estrutura que atendesse a parte estética, mas principalmente que garantisse toda a segurança estrutural”.

Como a prioridade sempre foi a segurança, tudo no Sampa Sky foi muito bem calculado. “Tudo foi muito bem pensando antes de começarmos a fazer a parte estrutural”, afirma Charlston. “Nós pensamos muito, projetamos muito, até colocarmos todo o aço e todo o vidro na estrutura. O foco foi nas ligações entre o vidro e o aço, que trabalham em total harmonia”.

É importante destacar que, além da força e resistência da estrutura de aço, os vidros usados foram avaliados por um scanner de monitoramento online, de forma a assegurar a qualidade planimétrica desejada e eliminar as distorções características dos vidros temperados. Com isso, foi possível garantir a excelência na visualização da paisagem sem perder a segurança oferecida pelo material.

Apesar da idealização do mirante Sampa Sky ter contado com inspiração no Skydeck de Chicago, nos Estados Unidos, para Charlston o projeto foi complexo e desafiador. “Tínhamos apenas algumas imagens do mirante norte-americano”, analisa. “Foram dias de muito trabalho, muitos cálculos, quebramos a cabeça, mas o resultado foi gratificante demais. O Sampa Sky comprova que é possível executar algo inovador, que quase ninguém executou”, finaliza o engenheiro.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Holy Glass Engenharia
Projeto Estrutura de Aço: Holy Glass Engenharia
Projeto / Engenheiro Responsável: Holy Glass Engenharia/Charlston Thiago Stringhini
Execução da Obra: Engenheiro Charlston Thiago Stringhini
Área Construída: 700m2 sendo 4m2 o deck de vidro
Volume de Aço Empregado: 6, 5 toneladas
Conclusão da Obra: Julho de 2021
Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal