Restaurante Alameda / Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo

10/12/2021 | Notícia | Galeria da Arquitetura

Novo ponto de encontro no Esporte Clube Pinheiros, o Restaurante Alameda foi projetado por dois experientes escritórios, que buscaram criar uma relação intrínseca do estabelecimento com o exterior arborizado Foto/Imagem: Nelson Kon

Ao ar livre

O Esporte Clube Pinheiros ganhou um espaço de comedoria atrativo, moderno e totalmente estendido à natureza: o Restaurante Alameda. Assinado pelos escritórios Biselli e Katchborian Arquitetos + Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados, o projeto desafiou as equipes a construírem um espaço aberto e ao mesmo tempo reservado, que conectasse todos os clientes ao abundante paisagismo local.

A disposição dos volumes partiu da ideia de um grid estrutural (estruturas geométricas constituídas por eixos verticais ou horizontais), em meio a uma vegetação já existente.

A natureza é bem-vinda

Com 580 m², o restaurante foi organizado em dois pavimentos: térreo e primeiro andar. No primeiro pavimento fica o salão principal com a área de atendimento que está, constantemente, em harmonia com as árvores, ora circundantes, ora inseridas na própria construção.

A escada no centro do salão dá acesso ao terraço que está no pavimento superior. Esse espaço é totalmente revestido com decks de madeira, sendo um ambiente aconchegante para refeições e contemplação da vista do clube.

O mobiliário foi pontualmente escolhido para trazer uma identidade rústica e industrial ao projeto. Mesas e cadeiras tiveram suas tonalidades e elementos combinados com o deck de madeira, conferindo ao espaço conforto e modernidade.

O paisagismo tropical, com várias espécies de árvores, foi pensado para proporcionar mais frescor ao restaurante. Ao mesmo tempo, limita a incidência solar nos espaços internos e externos, criando luz e sombra dentro do restaurante.

Nas proximidades do restaurante foram desenhadas algumas praças que ligam o projeto às Quadras de Areia adjacentes à rua, tratadas como extensão dos espaços de atendimento e bem-estar.

Essa relação está sustentada por conta da permeabilidade e da fluidez na circulação, tornando intrínseca a presença do Restaurante Alameda no cotidiano dos usuários do Clube Esportivo.

Materialidade

Para conferir uma rápida execução e o emprego coerente de materiais para uma construção às margens do Rio Pinheiros, os arquitetos buscaram como solução a utilização de fundações em concreto e estruturas metálicas para a disposição de lajes painéis na cobertura. Além disso, a estrutura modular abriga a área coberta do salão principal, a cozinha e as áreas de apoio, além de banheiros para uso geral do Clube.

Ficha Técnica:

Arquitetura: Biselli Katchborian Arquitetos Associados - Arquitetos responsáveis: Mario Biselli e Artur Katchborian.
Arquitetura: Zanatta Figueiredo Arquitetos Associados - Arquitetos responsáveis: Vitor Zanatta e Vinicius Figueiredo. Colaboradores: Chay Cardoso e Breno Quaioti.
Construção: Engefast Engenharia
Projeto de Paisagismo: Marcelo Faisal
Projetos de Instalações Hidráulicas/Elétricas: Engefast Engenharia
Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 580 m²
Tipo de obra: Clubes
Tipologia: Esporte
Materiais predominantes: Concreto / Madeira / Vidro
Diferenciais técnicos: Design / Interiores / Paisagismo
Ambientes e Aplicações: Decks e Restaurantes


Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal