Residencial do novo milênio

21/01/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

A Revista A&A está sempre posicionada para apresentar as principais obras e construções em aço no Brasil. Desta vez, a novidade chama-se Studio Trend, empreendimento planejado para facilitar a vida dos usuários, que fica no bairro de Petrópolis, um dos mais tradicionais de Porto Alegre. O edifício, que deverá estar pronto em 2022, terá uma infraestrutura contemporânea, com 84 apartamentos de 30m² a 37m², cafeteria, lavanderia, bicicletário, coworking e serviço de concierge. 

De acordo com Rafael Severo, CEO da Trend Investimentos, responsável pelo projeto, o empreendimento tem a proposta de solucionar a vida das pessoas que buscam uma residência prática, próxima dos principais estabelecimentos comerciais, podendo viabilizar a rotina de moradores com praticidade e agilidade. “O Studio Trend atenderá um perfil específico de comprador, aquele que tem uma agenda cheia em seu cotidiano e deseja morar em um lugar funcional, que ofereça tudo que ele 
precisa no seu dia a dia”, ressalta o executivo. 

A construção de aço será repleta de vantagens para os moradores, frequentadores e, até mesmo, para a natureza. O Studio Trend, que usará aproximadamente 200 toneladas de aço, será desenvolvido com o intuito de respeitar o meio ambiente. Devido aos materiais utilizados, haverá uma redução considerável de níveis de CO2 comparado às obras tradicionais, menor consumo de recursos naturais como água, inovação com o processo de industrialização na construção e menor custo de manutenção do condomínio.

“O último residencial construído em estrutura metálica em Porto Alegre foi o Edifício Santa Cruz, cujo início da obra data de 1958 e continua até hoje íntegro e imponente do alto dos seus 34 andares”, conta Severo. “No Studio Trend, utilizaremos o aço nas vigas e colunas do edifício, bem como o steel deck como forma para as lajes, que serão finalizadas em concreto armado. As vigas, pilares e o próprio steel deck serão aproveitadas como elementos arquitetônicos da obra”.

Para Rafael Severo, o sistema construtivo em aço será essencial para o projeto. 

Com esse tipo de método construtivo, de acordo com Severo, é possível criar projetos esbeltos e agregar levesa para a estrutura. “Ao mesmo tempo, existe o impacto visual em áreas comuns, oferecendo ao morador um conceito em que os elementos arquitetônicos, como colunas, vigas e o próprio teto remetam a um ambiente moderno através da composição dos elementos metálicos”, afirma.

A vantagem de ter o máximo de estruturas pré-fabricadas antes do início da execução da obra é a agilidade que proporciona ao processo, pois são materiais mais eficientes e que contribuem com uma maior produtividade, além de ser uma técnica mais sustentável.

“A estrutura em aço pré-fabricada é considerada um coringa, pois é compatível com qualquer tipo de material de fechamento e a montagem também é possível com modelos mais convencionais, e até com outros componentes pré-fabricados, como o sistema drywall, por exemplo”, afirma Severo.

Um dos desafios do projeto Studio Trend, segundo Rafael Severo, era fazer um planejamento diferenciado. “Nesse sentido, o ciclo de pré-construção foi o mais demorado, com planejamento executado em 3D, o que possibilita maior confiabilidade em termos de custo, prazo e qualidade do empreendimento entregue”, destaca. “Dessa forma, o aço foi visto como a solução ideal para a parte estrutural do projeto, que usou referências nos principais centros urbanos do mundo, como Miami, Nova York e Dubai, locais que adotam o uso do aço em obras residenciais de alto padrão”.
A fachada do residencial será executada em painéis arquitetônicos, ou seja, virá pronta de fábrica e será montada na estrutura. “A utilização do aço e sua precisão facilitam a adoção de sistemas complementares de obra industrializada”, explica. “Ao mesmo tempo, o acabamento da fachada entregue tem um nível superior ao do processo manual, além de obtermos um sistema com maior longevidade dos seus aspectos estéticos, como cores e texturas”.

Com valores entre R$ 340 mil e R$ 390 mil, com as unidades já mobiliadas, prontas para morar, o Studio Trend ainda está em fase de lançamento, com plantão de vendas e apartamentos decorados, construído em aço, para proporcionar aos clientes uma prévia da experiência visual e sensorial que o empreendimento poderá oferecer. “Já foram feitas 10 reservas”, garante Rafael Severo.

Ficha Técnica

Projeto Arquitetônico: Franklin Moreira Arquitetos Associados
Área Construída: 5.868m2
Aço Empregado: Vigas e Pilares Tipo I (ASTM A36 e ASTM A572 Gr.50 T1)
Volume do Aço: aproximadamente 200 toneladas
Projeto Estrutura de Aço: 3A Engenharia Estrutural
Execução da Obra: Trend Investimentos e Sistemistas
Local: Porto Alegre, RS
Conclusão da Obra: Julho de 2022

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal