Residência HL / Andrade Morettin Arquitetos Associados

23/03/2023 | Notícia | ArchDaily

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência HL foi concebida como um pequeno pavilhão urbano, ocupando a esquina de um bairro jardim exclusivamente residencial de São Paulo. O partido de implantação obedece a dois critérios complementares: criar um pavilhão independente - leve e suspenso do solo - e integrar espaços internos e externos para tirar o melhor proveito possível da área do lote.

Para tanto, propusemos uma plataforma de fora a fora do terreno, suspensa 60 cm do solo, que acolhe os espaços mais significativos da residência, como áreas de convívio, suíte principal e os espaços de serviço. A posição desta plataforma configura dois pátios ajardinados que se articulam com os espaços internos por meio de varandas cobertas em toda a extensão do pavilhão. 

O sistema construtivo adotado reforça o partido proposto, de pavilhão leve e suspenso. A estrutura é metálica, de perfis W com conexões soldadas na fábrica e parafusadas no canteiro; os fechamentos são predominantemente compostos por componentes industrializados, como painéis de alta densidade e caixilhos de alumínio; os sistemas de piso, forro e cobertura adotam os mesmos critérios, privilegiando sistemas leves produzidos na fábrica (fora do canteiro) e montados na obra. 

Por fim, adotou-se um sistema de sombreamento e proteção solar composto por painéis de tecido retráteis, que reforçam a leveza e o caráter mutável da volumetria, que pode se transformar de acordo com as condições ambientais - como a posição do sol - e as possibilidades de relação pretendidas entre os espaços internos e externos.

Ficha Técnica

Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados
Área: 205 m²
Ano: 2020
Fotografias: Nelson Kon
Arquitetos Líderes: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin, Marcelo Maia Rosa e Renata Andrulis
Desenvolvimento: Gabriela R. Gurgel
Equipe De Projeto: Fernanda Mangini, Raphael Souza, Murilo Zidan, Daniel Zahoul, Guilherme Torres Martins, Izabel Sigaud, Ana Paula Silveira
Estrutura: Marata Engenharia
Instalações: Marata Engenharia
Construtora: Marcondes Ferraz Engenharia
Paisagismo: Yapó | Orsini Paisagismo
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Leia na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal