31/01/2024 | Notícia | CBCA
Em um contexto onde o antigo se contra com o moderno, onde a história está rodeada pela inovação, o projeto Pátio Vista do Forte ArcelorMittal é uma importante revitalização no Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, no Espírito Santo. Esse monumento é um reflexo palpável dos mais de 300 anos da história capixaba, estando estritamente relacionado à colonização do Estado.
A revitalização desse patrimônio, construído em 1702, se destaca pela modernidade empregada nos materiais utilizados. Essa escolha não só confere uma distinção clara entre as estruturas antigas e as novas, mas também garante que todo o protagonismo permaneça voltado ao forte, ressaltando sua importância no contexto atual.
"A proposta do projeto garantiu visibilidade ao modelo construtivo de estruturas metálicas e contribuiu para a requalificação do uso do Forte São Francisco Xavier da Barra. Acima disso, foi planejada para garantir a menor intervenção possível, sem agressão ao valor histórico do monumento", afirma o engenheiro civil Alexandre Gama, Gerente de Desenvolvimento de Construção da ArcelorMittal Brasil e membro do Comitê Executivo do CBCA.
Ele conta que a construção industrializada em aço foi vital para a revitalização do edifício.
"Uma das principais vantagens dessa metodologia construtiva é a possibilidade de uma montagem mais agilizada e eficiente, resultando em uma significativa diminuição de impactos nas áreas históricas mais sensíveis", ressalta Alexandre Gama.
As arquitetas Natiele Dalbó e Patrícia Palhano, da Ecoar Arquitetura, responsáveis pelo projeto, também compartilham suas ideias sobre os benefícios do uso dos sistemas metálicos na revitalização do prédio histórico. De acordo com elas, o aço proporcionou-sobretudo- maior liberdade criativa, "graças a sua flexibilidade e por permitir uma estrutura mais esbelta", diz Natiele. "Por isso, deixamos as vigas principais aparentes, justamente para destacar a beleza do metal".
A revitalização de um monumento requer cuidados especiais, uma vez que apresenta características sensíveis, provocadas pelo tempo em que esteve em exposição aos mais Diversos estímulos físicos e químicos, "No caso do Pátio Vista do Forte, foi realizado um estudo detalhado da estrutura, com o propósito de garantir que não houvesse interferências prejudiciais às características da obra antiga", diz Alexandre Gama.
O projeto foi submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à Diretoria de Patrimônio Histórico-Cultural do Exército, que analisaram e sugeriram adequações para a precaução de prejuízos ao patrimônio. Isso porque era imprescindível que seus elementos e características fossem respeitados e preservados.
"A revitalização do Pátio Vista do Forte é uma entrega que eleva a construção industrializada a um patamar de excelência", analisa o engenheiro. "A utilização do aço deixa claro como é possível harmonizar elementos históricos com a inovação que o material proporciona. Além disso, a oferta de benefícios que esse método construtivo garante, possibilita que todo o processo seja desenvolvido de modo ágil e eficiente".
FICHA TÉCNICA
> Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Natiele Dalbó e Patrícia Palhano/Ecoar Arquitetura
>Fabricante da Estrutura em Aço: Metalvix Engenharia e Consultoria
>Execução da Obra: Gutowiski Engenharia / Timenow Engenharia
>Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Civix Engenharia / ArcelorMittal (equipe de engenharia de Tubarão)
>Área Construida: 556,2m²
>Volume de Aço Empregado: 13,3 toneladas
>Conclusão da Obra: 2023
>Local: Vila Velha, ES
Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.
Ok