Palco mundo: um show de arquitetura e engenharia

15/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O Rock in Rio 2022 terá o maior palco da história do festival. Antes de Iron Maiden, Coldplay, Justin Biber, Alok e Post Malone entrarem em cena, a Revista Arquitetura & Aço mostra todos os detalhes da construção do Palco Mundo, com 104 metros lineares de largura e altura de 30 metros, proporcional a um edifício de 10 andares. Serão mais de 200 toneladas de aço fornecidos pela Gerdau, que tem 73% de sua produção oriunda da reciclagem de sucata metálica.  

“Todo esse aço ainda pode, ao final do festival de música e entretenimento, ser reutilizado para outras edições ou gerar novas cenografias”, avalia Ana Biavaschi, diretora da equipe Rockreators, responsável pela criação do Palco Mundo. “Este trabalho está alinhado com o nosso propósito de trabalhar ‘por um Mundo Melhor’, pois além do aspecto ambiental, o processo de reciclagem inclui milhares de cooperativas e pessoas em sua cadeia de geração de renda”.

O Rock in Rio possui um departamento de criação, chamado Rockreators, que é responsável pela elaboração das cenografias do festival. Liderados pelo CEO, Luis Justo, e pela diretora de criação, Ana Biavaschi, a equipe recebeu o briefing estético do idealizador do festival, Roberto Medina, e a indicação de que o sistema em aço deveria ser utilizado. 

É importante destacar que foram usados perfis laminados do tipo cantoneira de abas iguais; chapas cortadas e soldadas; ligações com solda entre os elementos estruturais, que formam as torres e ligações, com parafusos para a união entre torres; bem como vigas de ligação e chumbadores com hastes rosqueadas fixadas às fundações.

Para gerar um efeito grandioso, o Palco Mundo será constituído por chapas de aço com perfurações aparentes, que serão trabalhadas com iluminação cênica. “Os principais desafios no projeto foram criar e desenvolver uma estrutura modular cenográfica, com objetivo de atender ao cronograma de fabricação e montagem, e, claro, a data do início do festival”, conta Ana Biavaschi. 

Toda a estrutura cenográfica é composta por módulos treliçados de diversos tamanhos que, interligados entre si, formam o conjunto estrutural onde serão fixadas as chapas de cenografia compondo o visual final. Segundo Bruna Backes, coordenadora de engenharia do festival, os módulos treliçados formam os pilares, as vigas longitudinais e as vigas transversais. Os contraventamentos longitudinais, transversais e horizontais são formados por cantoneiras e cabos de aço.  

“A montagem segue uma sequência lógica, com a fixação dos chumbadores; nivelamento e prumo das colunas, com auxílio de topografia; colocação das vigas longitudinais e transversais; e, finalmente, os contraventamentos”, explica Bruna Backes. “Para a montagem da estrutura cenográfica, foram utilizados empilhadeiras e manipuladores para a movimentação horizontal das peças, além de guindastes para erguer e posicionar as peças da estrutura”.

Os elementos da cenografia, de acordo com Bruna Backes, são formados por módulos de 3,80m x 3,80m, revestidos por chapas em aço e pintados, posteriormente, com uma demão de tinta de fundo e duas demãos de acabamento. Serão oito triângulos, sendo seis em chapas lisas e dois em chapas perfuradas.

Como a estrutura é proporcional a um prédio de 10 andares, houve estudo da ação do vento sobre a estrutura cenográfica para determinar os efeitos dinâmicos atuantes sobre ela, segundo a coordenadora de engenharia do festival.

“Também foi levado em consideração os parâmetros da ‘NBR 6123: forças devidas ao vento em edificações’, considerando a velocidade média dos ventos na cidade do Rio de janeiro, os fatores topográficos do relevo do terreno, a rugosidade do terreno, as dimensões da estrutura e a altura da estrutura sobre o terreno, além do fator estatístico característico para a estrutura objeto do estudo”, afirma a coordenadora de engenharia do festival.

Todos os componentes do Palco Mundo são inovadores e sustentáveis. A cenografia é em aço, material 100% reciclável, podendo no final do evento ser reutilizado ou reciclado, dando origem a outro tipo de produto. “Esse olhar de reutilização e reciclagem coloca o Rock in Rio hoje com uma taxa média de 80% de reciclagem e nos levou a definir a meta de zero resíduo em aterro para 2030”, diz Ana Biavaschi. 

O Palco Mundo é um dos maiores símbolos do Rock in Rio, desde 1985. Diversos momentos icônicos já aconteceram neste espaço, sejam eles envolvendo a música ou ações emblemáticas. Os maiores nomes da música nacional e internacional já passaram por ele e entregaram apresentações históricas e emocionantes. “Para as bandas, acreditamos que chegar ao Palco Mundo e interagir com uma multidão de 100 mil pessoas, seja algo muito especial, uma sensação única”, finaliza Ana Biavaschi, diretora da equipe Rockreators.

Ficha técnica

Palco mundo Rock in Rio

Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço: Tektor Engenharia
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Tektor Engenharia
Projeto de Engenharia/Engenheiro Responsável: TEKTOR Engenharia/Gonçalo Iglesias 
Execução da Obra: Tektor Engenharia 
Área Construída: 1.550 m²
Volume de Aço Empregado: 200 toneladas
Conclusão da Obra: Agosto/2022
Local: Rio de Janeiro, RJ

Leia na íntegra. 

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal