Obra de hotel ganha seis meses com sistema em aço

10/09/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 59

O Vidam Hotel Aracaju será definitivamente um marco para a hotelaria sergipana. O projeto de ampliação e reforma do hotel, que deve ser concluído nos próximos meses, ainda em 2021, conta com ideias inovadoras e apresenta novas tendências para o setor de hotelaria nacional.

Em breve, provavelmente, a partir de 15 de dezembro, o Vidam Hotel oferecerá aos hóspedes novas instalações, restaurante temático, rooftop, um mega terraço, onde funcionará um lounge para eventos sociais e profissionais, além de vista para as belezas do Oceano Atlântico. Após a conclusão da obra, cada pavimento terá uma área aproximada de 2.600 m², e - ao todo - o Hotel passará a ter uma área total construída de mais de 15.000 m².

Segundo o arquiteto responsável Flávio Novais, o projeto foi realizado para ser executado em duas etapas. “A primeira foi um retrofit das instalações existentes e a segunda uma ampliação, que previa novos ambientes sobre uma parte do edifício em que já funcionava o hotel”, explica.  

Flávio conta que a utilização do sistema construtivo em aço, além de proporcionar redução significativa no tempo de execução, garantiu a possibilidade de tornar mais esbelta as peças estruturais.  

“Para se ter ideia, a existência de uma piscina suspensa em um dos pavimentos acarretaria necessariamente em uma carga excessiva, impactando na solução arquitetônica da fachada principal”, revela Flávio.

“Contudo, procuramos usar esta premissa como o principal elemento visual, trabalhando a estrutura de modo não convencional, limitando os pilares metálicos verticais até determinadas alturas, sendo bifurcados diagonalmente, formando uma espécie de treliça e, ao mesmo tempo, ‘mãos-francesas’, como sustentação das extremidades da última laje em balanço”, completa.

O engenheiro Ricardo Oliveira Almeida, da empresa Almeida & Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas, responsável pelo desenvolvimento do projeto estrutural do Vidam, destaca que toda a estrutura em aço, fabricação e montagem, foi realizada em 60 dias. “Isso representa uma antecipação de seis meses da obra, em comparação com o sistema construtivo convencional”, garante. 

Benefícios da construção em aço em obras como a do vidam

A construção em aço oferece uma série de benefícios, seja pela redução do tempo de execução, na diminuição dos custos com descarte de materiais ou na redução dos gastos com fundação, de acordo com a equipe do projeto.

“Falando especificamente das vantagens que o sistema construtivo em aço oferece para obras comerciais como a de um hotel, podemos citar o retorno financeiro, devido a antecipação do faturamento com a entrega da obra em curto espaço de tempo, além da liberdade de projeto, pois a tecnologia das construções metálicas oferece ao arquiteto total liberdade criativa, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante”, diz Rafael Oliveira Souza, da empresa ROS Engenharia, responsável pela fabricação e montagem da estrutura do Vidam.

Ele conta que a estrutura principal do edifício foi concebida por perfis metálicos, vigas mistas de aço e concreto, além de laje steel deck, totalizando um consumo de aproximadamente 120 toneladas em estrutura metálica.

O arquiteto Flávio Novais garante que o Vidam Hotel Aracaju oferecerá um conceito inovador de funcionamento e utilização dos seus espaços e serviços. “A ideia é não restringir o local apenas aos hóspedes, mas atrair também a sociedade aracajuense”, finaliza. Além da hospitalidade, o foco é conectar pessoas, negócios, culturas e tendências, proporcionando experiências e trocas.

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: ROS Engenharia 
 Projeto Estrutura de Aço: Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Flávio Novais Arquiteto e Urbanista / Flávio Novais 
Execução da Obra: Paraguaçu Engenharia 
Área Construída: 13.883,30m² (Retrofit: 12.279,97m² / Ampliação: 1.603,33m²)
Volume de Aço Empregado: 120 toneladas
Conclusão da Obra: Dezembro de 2020 (1ª etapa – Retrofit), Outubro de 2021 (2ª etapa – Ampliação)
Local: Aracaju, SE

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal