O sucesso do aço na construção civil

21/01/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Desde as primeiras pontes metálicas, até os edifícios mais modernos, a construção em aço tem sido cada dia mais aplicada no Brasil. Isso porque o sistema apresenta vantagens significativas para a construção civil, como flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais de mão de obra, reciclabilidade e preservação do meio ambiente. 

“O aço é um material extremamente versátil, que permite a materialização de projetos com muita liberdade para composição de formas e espaços”, avalia a arquiteta Priscila Marinho, do escritório Atelier 77. “Além de permitir mais liberdade ao projetar, o aço confere muita agilidade à obra, por ser um sistema construtivo limpo e rápido”. 

A importância do aço na construção civil pode ser observada, inicialmente, na substituição de componentes em concreto, com menor custo final e conquistando êxito no resultado dos objetivos deliberados para a execução. 

“Sua grande vantagem é a agilidade no canteiro de obras, por ser um sistema que não produz muitos resíduos e que tem um processo de montagem inteligente”, explica a arquiteta Nanda Eskes, que também trabalha no Atelier 77. “Além da solução inicial para novos projetos, o sistema em aço é ótimo para recuperação e reforços de estruturas em concreto comprometidas ou que venham a sofrer modificações expressivas”. 

Quando se trata da montagem de estruturas de concreto, a precisão é medida na casa dos centímetros. Já no caso das estruturas metálicas, a unidade empregada é o milímetro. Do ponto de vista técnico, essa opção garante estruturas mais niveladas e aprumadas.

Na prática, torna-se mais fácil o assentamento de esquadrias, a instalação de elevadores e colocação dos materiais de revestimento. Por fim, como as estruturas são pré-fabricadas, isso resulta ainda em uma melhor organização do canteiro de obras, proporcionando mais segurança para os trabalhadores e gerando impacto positivo para os investidores. 

“Os projetos em aço têm ganhado alcance nos últimos anos”, afirma Paula Zasnicoff, do escritório Arquitetos Associados. “Temos observado uma presença cada vez maior de construções metálicas de porte menor e de usos que no passado não eram comuns, como em residências, por exemplo”. 

O sistema construtivo em aço, segundo Paula, oferece muitas vantagens importantes para os tempos em que vivemos, em que a sustentabilidade é uma questão a ser enfrentada com firmeza.

“Acredito que reutilizar infraestruturas e edifícios existentes seja uma questão urgente”, analisa. “Neste sentido, o aço pode contribuir por permitir adaptações, reforços estruturais e mudanças em edifícios existentes, com mais vantagens que outros sistemas construtivos”. 

Para Fernanda Villefort, arquiteta do escritório Fernanda Villefort Arquitetos e Associados, há mesmo uma grande evolução na aceitação do sistema construtivo de aço. “No Brasil, existe um grande potencial de expansão, com uma forte tendência de crescimento, pois a cada dia buscamos soluções que aceleram o prazo de execução com precisão e qualidade, gerando maior produtividade”, afirma.

Na verdade, o sistema construtivo de aço é considerado uma espécie de coringa, pois oferece infinitas possibilidades para arquitetos e engenheiros. “O aço pode ser utilizado para a execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados e muitas outras variações, podendo ficar aparente ou envelopado por outro material, de acordo com a intenção de acabamento”, diz Fernanda Villefort. 

Ela vai além: “A construção industrializada, na minha opinião, é fator determinante para a modernização da construção civil e para o Brasil enfrentar o déficit habitacional que existe hoje. É um sistema de rápida execução e transforma o canteiro de obras em uma linha de montagem, evitando desperdício de material e atendendo melhor os requisitos de sustentabilidade”. 

É importante destacar que a construção em aço é infinitamente reciclável. Quando uma obra com esse sistema é demolida, por exemplo, seus componentes podem ser reutilizados ou reaproveitados sem perder suas propriedades. Nada é desperdiçado. O aço é 100% recuperável, podendo - esgotada a vida útil da edificação - retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade. 

“O fato é que o aço é uma tecnologia que tende a ter sua utilização cada vez mais ampliada, principalmente, em projetos complexos e modulares da construção civil”, garante Throsten Nolte, arquiteto do Atelier 77. 

Ele faz um alerta. “Deve-se sempre analisar de maneira ampla os impactos orçamentários de uma solução em aço ou outra tecnologia. Não se trata apenas da estrutura, mas também do tempo de execução, resíduos produzidos,
redução de etapas no processo. Cada um desses aspectos também impactam na composição final de valores da obra”. 

A boa relação custo-benefício que se associa à construção em aço só tende a crescer, afinal, trata-se de uma solução que, definitivamente, apresenta cada vez mais oportunidades para a construção civil brasileira. E, com o avanço tecnológico, a utilização desse sistema construtivo só tende a crescer. 

Ficha Técnica

CASA FIRJAN DA INDÚSTRIA CRIATIVA

Projeto Arquitetônico: Atelier 77
Área Construída: 6.800 m²
Aço Empregado: ASTM A572?
Volume do Aço: 230 toneladas
Projeto Estrutura de Aço: Codeme
Execução da Obra: Lopes Marinho e MViana
Local: Rio de Janeiro, RJ
Conclusão da Obra: 2018

GALERIA MIGUEL RIO BRANCO - INHOTIM

Projeto Arquitetônico: Arquitetos Associados
Área Construída: 1.540 m²
Aço Empregado: Aço A572 Gr.50 
Volume do Aço: Aproximadamente 63 toneladas.
Projeto Estrutura de Aço: Projeta
Execução da Obra: BM Consultoria
Local: Inhotim, MG
Conclusão da Obra: 2010

PAVILHÃO OFFICE – CASA COR MINAS

Projeto Arquitetônico: Fernanda Villefort Arquitetos & Associados
Área Construída: 60 m²
Aço Empregado: ASTM A36
Volume do Aço: 980kg
Projeto Estrutura de Aço: Projeta
Execução da Obra: IDEA Construtora
Local: Belo Horizonte, MG
Conclusão da Obra: 2019

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal