O melhor amigo do meio ambiente

14/05/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 58

Se o mundo precisa das melhores soluções, o sistema construtivo em aço apresenta características significativas que trazem muitas vantagens, além de ser extremamente versátil e durável, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. O aço é material 100% reciclável, podendo retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

A construção com estruturas em aço ajuda a valorizar e a preservar a natureza, pois utiliza tecnologia limpa, reduz sensivelmente os impactos ambientais na etapa de construção e, concluída a obra, garante segurança e conforto aos ocupantes da edificação, podendo ser ainda desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos.

“Chama-se a atenção para o fato de que a produção de aço a partir de sucata consome muito menos energia do que a partir do minério”, destaca o arquiteto e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Augusto Alvarenga. 
Para ele, a construção em aço oferece muitos benefícios para o meio ambiente. Obras feitas com o material têm menor impacto em termos de uso de energia, consumo de matérias-primas, geração de detritos no canteiro, como a criação de resíduos, emissão de poeira, tráfego e ruídos sonoros.

A construção em aço economiza água, justamente no momento em que este recurso vem se tornando mais escasso. Mais que isso: estruturas em aço consomem pouco mais do que 6% do ciclo de vida total da energia de uma residência, o restante é utilizado na climatização e na iluminação. Outro dado importante é que em uma casa de 200 metros², por exemplo, a estrutura de aço pode gerar apenas um metro cúbico de resíduos recicláveis durante a construção.

O conceituado arquiteto e urbanista Siegbert Zanettini, do escritório Zanettini Arquitetura, concorda com o professor Augusto Alvarenga. Ele afirma que a sustentabilidade é parte integrante da construção em aço. “É importante destacar também que o sistema garante a humanização dos espaços; a preocupação da setorização de áreas e dos fluxos entre setores; a utilização dos materiais com o uso correto e respondendo às funções diversas; e o aproveitamento da iluminação natural otimizando a artificial”.

Outras vantagens, de acordo com Zanettini, são as aberturas para o exterior e para o meio ambiente envolvente; a arquitetura identificada com o lugar onde se implanta; a arquitetura flexível para atender a todas as exigências técnicas e as possíveis alterações de uso; as soluções que transmitam a sensação aprazível aos ocupantes; os equipamentos e mobiliário ergonomicamente adequados; e os materiais de acabamento com uso correto respondendo às solicitações diversas.

“Ao longo dos anos, uma casa pode consumir muito mais energia e causar um impacto ambiental muito maior do que um automóvel, por exemplo, mas com um agravante: ano após ano, a frota de veículos se renova por outros mais eficientes, menos poluentes.  Os edifícios, ao contrário, permanecerão por décadas ou séculos com as mesmas características”, analisa Augusto Alvarenga. “Por isso, acredito que se deva incentivar a construção à seco, com altos níveis de industrialização, o que levaria a um parque construído muito mais sustentável”.

É preciso ter muita responsabilidade, afinal, existe um intenso impacto da construção civil no meio ambiente. O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta que a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais.  Para se ter uma ideia, a estimativa é que 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades da construção civil.

“A indústria da construção civil é atualmente a maior consumidora de recursos naturais e grande geradora de poluição. Os edifícios são também consumidores de energia, sendo as decisões de projeto, incluindo a escolha dos materiais, um dos principais responsáveis por esta situação. Assim, em termos de sustentabilidade, o sistema construtivo em aço é a melhor opção”, finaliza o professor Augusto Alvarenga.

Ficha técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica / Projeto Estrutura de Aço: ArtCons
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Alvarenga Arquitetos / Augusto Alvarenga
Execução da Obra: Ecasa Construções Sustentáveis
Área Construída: 240 m2
Volume de Aço Empregado: 5,8 toneladas
Conclusão da Obra: 2009
Local: Manguinhos, ES

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal