Nota de Falecimento

18/03/2021 | Notícia | CBCA

É com imensa tristeza que registramos o falecimento de Pedrosvaldo Caram Santos, arquiteto formado pela Escola de Arquitetura da UFMG e grande incentivador da construção em aço no Brasil.

Superintendente de Desenvolvimento da Aplicação do Aço na Usiminas por muitos anos, Pedrosvaldo desenvolveu durante a sua gestão várias ações que foram aplicadas pelo CBCA nos seus primeiros anos de atividade. Liderou no final da década de 90 um processo de convênio de assistência técnica entre a Usiminas e a British Steel, que teve como um de seus principais resultados a recomendação da criação de uma entidade de classe para desenvolver o uso do aço na construção civil no Brasil.

Com o apoio das principais usinas produtoras de aço foi criado então o GSCM (Grupo Siderúrgico da Construção Metálica), em 1999, visando justamente o desenvolvimento do mercado da construção em aço, que evoluiu posteriormente para o que é hoje o CBCA, criado em 2002. Pedrosvaldo foi ainda o maior responsável pela criação do primeiro curso de arquitetura em aço no Brasil e contribuiu também com o desenvolvimento do Light Steel Framing no País, capacitando diversos profissionais. Realizou inúmeras palestras e cursos, todos eles sobre as vantagens do uso do aço na construção civil, e sempre se esforçou para realizar parcerias com as principais universidades do Brasil, a fim de aumentar a carga horária da construção em aço.

Fica registrado aqui o nosso muito obrigado.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal