Mezanino de aço, uma solução inteligente

27/01/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

Inserir um mezanino de aço pode dar vida a um novo espaço. Em diferentes projetos, ele está sendo cada vez mais utilizado por arquitetos e engenheiros. Afinal, é uma solução elegante e eficaz para aproveitar os vãos em pés-direitos altos. Por isso, nesta reportagem, entrevistamos quatro especialistas para ampliar o seu conhecimento sobre as áreas adequadas e a melhor forma de planejar a sua inclusão.

“O engenheiro que projeta o mezanino de aço, em residências ou escritórios, normalmente, segue a orientação de um arquiteto, que viu naquele espaço a possibilidade de um maior aproveitamento de área”, conta Paulo Tarso, engenheiro estrutural do escritório H2C Arquitetura. “O uso do aço facilita a instalação das peças suportes do mezanino, além de garantir uma construção “seca”.

Em projetos simples ou sofisticados, o mezanino de aço está sendo cada vez mais utilizado em residências, empresas, lojas e galpões industriais, pois oferece peças esbeltas que permitem melhor aproveitamento dos espaços.

“Além disso, a leveza do material, a rapidez na instalação, velocidade construtiva, limpeza e linguagem contemporânea são outros benefícios importantes”, analisa Helena Camargo, arquiteta e urbanista do H2C, o mesmo de Paulo Tarso. “O mezanino de aço é a melhor solução”. 

Para o arquiteto espanhol Jorge Alonso Albendea, do Zooco Studio Madrid, o mezanino de aço é muito útil para resolver uma grande demanda que surgiu durante a pandemia: a busca por home offices.

“De repente, nos vimos obrigados a transformar espaços das nossas casas, seja em um escritório, uma sala de estudo e até mesmo um local para relaxar”, afirma. “E o mezanino aparece com uma solução para otimização do espaço e para acrescentar alguns metros quadrados nas residências”.

A versatilidade do mezanino de aço permite que mesmo construções já estabelecidas possam ser ampliadas com a inclusão desse tipo de área. “Acredito que o mezanino tem mais destaque/importância quando construído em um ambiente já existente, porque ele muda completamente o espaço original e lhe confere novos usos e características”, opina o especialista espanhol.

O engenheiro civil Márcio Falcone, diretor da empresa Scala Técnica, explica o método correto para criar novos espaços com mezaninos de aço. “É preciso projetar com os maiores vãos possíveis para evitar pilares nos ambientes do pavimento inferior”, alerta. “Também é essencial verificar se a nova área possuirá conforto ambiental com ventilação adequada, além de ter em mente que se deve sempre fazer a racionalização dos materiais com segurança”. 

É importante destacar que existem as normas técnicas NBR8800/NBR 14762/NBR 14323, de acordo com Falcone, além das normas de segurança, como a NR14 e NR35. “Todo profissional que executar o dimensionamento, acompanhamento da fabricação e montagem de um mezanino deve ser habilitado e registrado junto ao conselho profissional, além de emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do objeto contratado”. 

Ao projetar os cálculos estruturais de um mezanino de aço, o engenheiro Paulo Tarso lembra que é fundamental assegurar que a estrutura e a fundação existentes, suportes do pavimento metálico, tenham condições de absorver as cargas dessa nova estrutura. 

A arquiteta Helena Camargo e o espanhol Jorge Alonso Albendea garantem que um mezanino de aço valoriza o imóvel. “Sim pois representa um ganho de espaço e em muitos casos, valoriza arquitetonicamente o projeto”, confirma a brasileira. Para ele, além de transformar o local, a plataforma aumenta o metro quadrado e, respectivamente, o seu valor. 

TECNICAMENTE, O QUE É UM MEZANINO?

“Mezanino é a estrutura construída em um determinado espaço, com o propósito de duplicar a área aproveitável do ambiente. Geralmente, é utilizado na indústria para alocar escritórios, almoxarifado ou um setor/departamento, sem perder a área útil fabril. Em residências, utilizado para criar um cômodo suplementar, um home office ou agregar design ao ambiente”.
ENGENHEIRO CIVIL MÁRCIO FALCONE, DA EMPRESA SCALA TÉCNICA.

“Para a engenharia, um mezanino é a ocupação de uma área intermediária de outra, que tenha um pé-direito que permita tal ocupação. Para arquitetura, o mezanino é um espaço conectado visualmente com o pavimento térreo”.
ARQUITETA HELENA CAMARGO E ENGENHEIRO ESTRUTURAL PAULO TARSO, DO H2C ARQUITETURA.

“Em termos arquitetônicos, um mezanino pode ser um andar que fica localizado entre o térreo e o primeiro andar e que não é contínuo em toda a construção. Ele cria um espaço aberto e uma altura dupla”.
 ARQUITETO JORGE ALONSO ALBENDEA, DO ZOOCO STUDIO MADRID.

VANTAGENS DO MEZANINO DE AÇO

- Fácil Instalação.
- Não gera entulho e resíduos que podem prejudicar a obra.
- Redução no tempo de construção.
- Aplicável em residências, galpões, lojas, escritórios.
- Estrutura leve e fácil de transportar.
- Custo inferior se comparado ao concreto e a madeira.
- Alta Resistência.
- Design Contemporâneo.
- Permite deixar a estrutura exposta.
- Precisão Dimensional.
- Sistema 100% aparafusado.

Ficha Técnica 1

Projeto Arquitetônico: H2C Arquitetura 
Área Construída: 120 m²
Aço Empregado: ASTM A572 Gr.50 
Volume do Aço: 1.265kg
Projeto Estrutura de Aço: PTMS Engenharia Consultiva 
Execução da Obra: Pentágono Engenharia 
Local: São Paulo, SP
Conclusão da Obra: 2017

Ficha Técnica 2

Projeto Arquitetônico: Zooco Studio
Área Construída: 140 m²
Aço Empregado: ASTM A572 Gr.50
Volume do Aço: 500 Kg
Projeto Estrutura de Aço: Nimbo Proyectos S.L.
Execução da Obra: Zooco Studio
Local: Madrid, ESP
Conclusão da Obra: 2019

Ficha Técnica 3

Projeto Arquitetônico: PWL 
Área Construída: 400 m²
Aço Empregado: A572 
Volume do Aço: 8 toneladas.
Projeto Estrutura de Aço: ScalaTécnica Estruturas Metálicas 
Execução da Obra: ScalaTécnica Estruturas Metálicas
Local: Três Rios, RJ
Conclusão da Obra: 2018

Veja a matéria na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal