Mensagem do Diretor Executivo

08/03/2023 | Notícia | Assessoria de Imprensa CBCA

O ano de 2022 foi marcado pela comemoração dos 20 anos de existência do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que segue firme no seu propósito de promover e fomentar a construção industrializada em aço no Brasil, por meio de ações de divulgação, além do apoio ao desenvolvimento tecnológico do setor.

Uma das principais ações de 2022 foi a retomada dos RoadShows presenciais, sendo o tema escolhido para este ano a relação da construção em aço com a construção modular, que reuniram quase 400 pessoas em cinco eventos, nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, São Paulo e Fortaleza. Para o sucesso deste projeto o CBCA contou com diversas parcerias estratégicas em cada um desses locais, com relevantes entidades congêneres, que contribuíram de maneira significativa nos eventos.

Cabe destacar ainda as parcerias com as seguintes entidades: Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), que gerou mais uma participação do CBCA no Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE); Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que culminou com a participação do CBCA através de painel sobre construção em aço na ABM WEEK e ainda a Associação Brasileira do Drywall, parceira nos RoadShows de 2022.

No caso da parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), continuamos trabalhando colaborativamente, com suporte da e8 Inteligência, nas pesquisas anuais realizadas junto aos fabricantes de estruturas de aço, de telhas de aço e steel deck e de perfis galvanizados para light steel frame e drywall. Tais estudos são uma imprescindível análise do mercado brasileiro da construção metálica e demonstram as diversas oportunidades de desenvolvimento do segmento da construção no Brasil.

De acordo com as pesquisas, por exemplo, a produção de estruturas de aço em 2021 foi superior a 1 milhão de toneladas, crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior, primeiro ano de pandemia. Observa-se ainda um crescimento de 37,5% no faturamento: o levantamento mostra faturamento de 14,3 bilhões de reais em 2021 ante 10,4 bilhões em 2020, 7,1 bilhões em 2019, 5,1 bilhões em 2018 e 4,4 bilhões em 2017. Os dados apontam, então, que, nos últimos 4 anos, o faturamento das empresas mais que triplicou.

Outro objetivo muito importante para o CBCA é disseminar conhecimento no meio acadêmico e profissional e promover melhores práticas da construção em aço, além de estimular a troca de conhecimento e discussão de assuntos relacionados ao setor da construção civil. Os cursos online e presenciais surgem para suprir esse ponto, através de uma dinâmica assertiva, contribuindo com todos que buscam mais conhecimento sobre a construção industrializada em aço. Quase 130 alunos concluíram os cursos online do CBCA em 2022.

Ainda no pilar capacitação, e com o objetivo de também manter uma relação próxima com os estudantes, cabe destacar o 4º Concurso para Estudantes de Engenharia e o 15º Concurso para Estudantes de Arquitetura do CBCA para estudantes universitários de todo o Brasil, que garantem uma oportunidade única de aprendizado e compartilhamento de informações aos participantes. A premiação foi de R$ 10 mil para o vencedor de cada ação, que contaram juntas com a participação de mais de 200 estudantes.

O CBCA também alcançou professores, estudantes e profissionais da construção civil através de diversos eventos e palestras. Em 2022, cerca de 2.500 parcicipantes acompanharam encontros, congressos e semanas acadêmcias, sejam eles promovidos ou que contaram com o apoio da entidade.

O CBCA também coordenou o desenvolvimento de duas bolsas de estudo, uma de Iniciação Científica e outra de Mestrado, com temas relacionados com a construção em aço. Os estudos serão divulgados em diversos eventos científicos e ainda publicados no site do CBCA, que teve mais de 300 mil acessos em 2022, ultrapassando em mais de 20 mil o ano imediatamente anterior.

No campo da divulgação, cabe ainda mencionar a continuação do trabalho estratégico nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin), com mais de 38 mil seguidores nas plataformas digitais, um crescimento de 5,6% em 2022 na comparação com o ano anterior. Também vale destacar que durante o ano foram trabalhadas 42 pautas na imprensa, como releases, notas e artigos, alcançando a inserção de 209 matérias em jornais impressos, revistas e portais de todo o país, um crescimento considerável em relação ao ano anterior, quando foram publicadas 131 matérias.

Quando se fala em divulgação, vale mencionar ainda a Revista Arquitetura & Aço, que seguiu seu formato digital, performando muito bem em suas três edições anuais. Seis vídeos promocionais também foram divulgados no canal do youtube do CBCA, além da publicação de edições da REVISTA CIENTÍFICA – REA, o lançamento de três manuais técnicos em 2022 (Manual Técnico de Telhas de Aço (parceria CBCA/ABCEM), Manual Construção Modular e Uso Fácil - ABNT NBR:880) e o Banco de Obras, que recebe o cadastro de 20 obras mensais. O Guia Orientativo da Construção em Aço, que informa sobre boas práticas, com mais de 2 mil instalações só em 2022, e o Guia Brasil da Construção em Aço, que divulga empresas, serviços e produtos através de um catálogo, com quase 27 mil acessos, também merecem ser destacados.

Baseado na expectativa dos fabricantes de estruturas de aço para 2023 (citada nas pesquisas anuais), o CBCA também acredita no crescimento econômico do Brasil, pautado no fato de que a construção em aço pode contribuiur com o avanço da construção civil e com as tão urgentes obras de infraestrutura, especialmente pelos benefícios quanto a sustentabilidade e rapidez. A entidade acredita que o sistema construtivo em aço pode ajudar, e muito, na redução do déficit habitacional do Brasil, elevando os padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população brasileira, na medida em que garante mais agilidade na execução dos empreendimentos, além dos canteiros de obra mais limpos e seguros, e até mesmo a possibilidade de trabalhar em grandes vãos, que permitem liberar áreas para o convívio social das famílias atendidas. Soma-se a isso o fato de promover um crescimento mais produtivo e sustentável, permitindo maior liberdade de criação aos projetos arquitetônicos brasileiros.

O CBCA continuará procurando unir seus esforços aos de universidades e organizações nacionais, que congregam representantes da indústria local, entidades e profissionais, objetivando buscar sinergia e a percepção de todos para o mesmo objetivo de fomentar a construção em aço no país.

A entidade também estará atenta com o surgimento de novas tecnologias, como o desenvolvimento da impressão 3D, ferramentas digitais e soluções metálicas com zero impacto de carbono, acreditando que o incremento do uso do aço no setor da construção civil tem relação direta com a retomada e o fortalecimento da economia brasileira após os desafios desses últimos anos, sendo esse um caminho mais curto, sustentável, produtivo e tecnológico para atingir tal objetivo.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal