Maior obra de construção modular a seco

23/03/2023 | Notícia | Galeria da Arquitetura

O condomínio Alma Maraú é considerado o maior residencial em construção modular da América Latina. A obra, totalmente seca e sustentável, foi realizada pela CMC Modular, que utilizou os produtos da Saint-Gobain para o fechamento e a isolação das casas.

Localizado em um terreno de 40 mil m² em Maraú (BA), o Alma Maraú é um condomínio de alto padrão, à beira mar. O projeto da F2 Construtora tem casas de duas, três e quatro suítes, que vão de 96 m² a 198 m². Além disso, possui apartamentos, piscinas, quadras e restaurantes.

A região de Maraú tem diversas diretrizes e leis para que as novas construções não causem danos ao meio ambiente. Portanto, algumas premissas precisaram ser adotadas. Assim, a construtora procurou a CMC Modular – empresa especializada em construção modular e industrializada – para projetar as casas do condomínio.

Originalmente, a ideia era utilizar contêiners marítimos. Porém, sabendo da alta necessidade de se ter uma obra rápida, de qualidade e sustentável, a empresa optou pela construção modular a seco .

Com esse tipo de solução construtiva, as casas do Alma Maraú foram feitas com estrutura de aço e paredes em light steel frame, concebidas em ambiente fabril, com total controle de qualidade. Uma das grandes vantagens é que por ser pré-fabricada, a construção reduz significativamente a quantidade de resíduos, diminuindo o impacto ambiental.

Para isso, a Saint-Gobain forneceu diversos produtos ideais para uma obra a seco, como placas cimentícias, lã de vidro, massas e telas de tratamento de juntas, entre outras soluções de fechamento e isolação.

Além disso, colaborou no monitoramento do projeto, desde a fabricação até a instalação das casas, garantindo o alto padrão dos empreendimentos.

“Temos um time técnico que faz toda a parte de treinamento dos instaladores, que obrigatoriamente devem ser homologados, monitoramento de obra e gestão da parte logística. Há produtos de várias marcas que fazem parte da Saint-Gobain, como a placa Glasroc X da Placo, a placa cimentícia da Brasilit, a tinta da Quartzolit e a lã de vidro da Isover. Por isso, ter uma gestão logística é importante para otimizar o tempo do cliente e facilitar a vida dele”, comenta Thiago Kaschny, gerente de Marketing de Produtos - Soluções Técnicas da Saint-Gobain.

A empresa também colocou à disposição da obra o Centro de Pesquisas, que está sempre inovando e buscando soluções de alta performance alinhadas com a sustentabilidade, fatores imprescindíveis para o Alma Maraú.

"A Saint-Gobain é uma parceira da CMC, tanto que nós já tínhamos alguns projetos em conjunto. Trata-se de uma empresa líder mundial e referência em qualidade. Além disso, foi apresentado um amplo portfólio de soluções que atenderam à obra" comenta João Neves, gerente de marketing da Lafaete – marca que faz parte da CMC Modular.

Com a construção modular houve a redução de entulhos, do desperdício de materiais, dos riscos ao meio ambiente e da perda de tempo, afinal, as casas foram levadas de São Paulo à Bahia prontas. Quando chegaram em Maraú – transportadas por caminhões – as construções foram acopladas nos terrenos e, depois, receberam os acabamentos, sem gerar transtornos ao local.

Foram construídas 36 casas em um ano (20 delas montadas no condomínio em 14 dias), preservando a natureza e aumentando o retorno financeiro do empreendimento, considerando a rápida finalização.

Com todo o know-how da Saint-Gobain em obras a seco e sustentáveis, hoje o Alma Maraú possui casas de alto padrão, fabricadas em um modo construtivo leve e sustentável.

Leio na íntegra

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal