Loja Mula Preta: a fluidez do aço e a flexibilidade do layout

23/11/2021 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço - Edição 60

A fachada misteriosa da Loja Mula Preta, em São Paulo, atrai mentes curiosas. Secreta e minimalista, ela abriga móveis belíssimos e atrai a atenção do público. A edificação, com dois pavimentos em ‘L’, foi construída em apenas 150 dias e contou com os benefícios efetivos do sistema construtivo de aço.

Nesta obra, foram usadas 21 toneladas do material metálico, no sistema construtivo (pilares e vigas), no sistema de cobertura (estrutura e telhas) e no fechamento da fachada (telhas onduladas).

“A construção em aço também definiu a plasticidade arquitetônica, marcada pelo minimalismo das linhas e pelo balanço das fachadas sobre as faixas da vitrine translúcida”, conta Saskya Carvalho, sócia do Escritório Metropolitano de Arquitetura (EMA).

“O uso do sistema de aço permitiu ainda uma maior leveza à construção, possibilitando a adoção de grandes vãos livres, que garantem amplitude ao espaço, flexibilidade e fluidez do layout, características essenciais para o uso da edificação”, completa Saskya.

Internamente, o pé-direito duplo integra visualmente os dois níveis – térreo e mezanino. “O teto é forrado por telas metálicas perfuradas, sobre as quais distribuem-se as estruturas de ar-condicionado e dutos de elétrica e, sob as quais foram distribuídos os pontos de iluminação”, diz a arquiteta do EMA.

Para Saskya, as principais vantagens da construção em aço são a agilidade na execução, a precisão e a limpeza do canteiro de obra, com geração mínima de resíduos. “Segundo o projetista estrutural, pode-se reduzir o prazo de execução em 30% a 40% da obra”, diz. “A possibilidade de criação de grandes vãos, com pilares e vigas mais esbeltas também merecem destaque”.

Saskya também elogia a reciclabilidade do material: “Além de perfeitamente compatível com as necessidades da obra da loja e com as definições do projeto arquitetônico, o sistema construtivo adotado oferece um menor impacto negativo ao meio ambiente, seja pelo menor consumo de materiais e energia, seja pela possibilidade de reciclagem total de componentes”.

O sistema construtivo de aço também colaborou no processo criativo da arquiteta: “O uso do aço permite grande liberdade estrutural, garantindo amplitude aos espaços criados, característica fundamental para exposição de mobiliário, objetivo para o qual essa edificação foi desenhada”, avalia.

Segundo a arquiteta, o partido arquitetônico foi a criação de uma gaiola em aço, anexa a um dos muros do lote e suspensa na porção oeste, com fechamentos em telha e vidro. “O uso do aço permitiu a adoção de grandes vãos livres, gerando uma maior leveza à edificação”, destaca.

Música de Luiz Gonzaga

Além de ter a expectativa de movimentar o segmento de arquitetura, decoração e design, de acordo com Saskya, “a loja Mula Preta também traz a inspiração da cultura regional nordestina, inserida no contexto do design. A fachada da loja convida a conhecer móveis e objetos, cujos traços se destacam pela irreverência do desenho e qualidade de produção”.

O nome Mula Preta foi inspirado na música “Moda da Mula Preta”, de Luiz Gonzaga e a marca é fruto da parceria entre o arquiteto Felipe Bezerra e o designer André Gurgel.

Em um gesto de gentileza urbana, à frente da loja, uma pequena praça ao ar livre é cedida para o lazer dos moradores da região. O ambiente possui fonte e um pergolado curvo, que dá origem a um banco e à cobertura. Um jardim segue um conceito árido e tira partido de cactos e suculentas, com o objetivo de reproduzir a vegetação desértica do Nordeste. 

Ficha Técnica:

Fabricante da Estrutura Metálica: Vão Livre Estruturas Metálicas
Projeto Estrutura de Aço: Vão Livre Estruturas Metálicas
Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: EMA - Escritório Metropolitano de Arquitetura
Execução da Obra: Hermes 880 Empreendimentos
Área Construída: 680m²
Volume de Aço Empregado: 21 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: São Paulo, SP

Confira na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal