Integração entre Funcionalidade e Convívio

15/09/2022 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

O complexo de edifícios Fecomércio, Sesc e Senac no Rio Grande do Sul, assinado pelo Estúdio 41, propõe uma arquitetura que atua como mediadora da relação entre a natureza, o espaço modificado e as pessoas. O belíssimo projeto, que possui Certificação de Alta Qualidade Ambiental (AQUA), destaca o equilíbrio entre materiais, escalas e formas, enriquecendo a paisagem urbana da região, localizada ao norte de Porto Alegre, no limítrofe da malha urbana.

A força da ideia foi compensar a carência de urbanidade do local, estimulando o convívio comunitário. Assim, boa parte dos espaços projetados pode ser utilizada, além dos usuários e colaboradores, pela comunidade local. Qualidade de vida para quem trabalha, com muitos espaços de lazer, planejados para o contato com o ar livre. Lugar especial de convívio para aprender, ensinar e simplesmente se encontrar.

“Toda matéria prima aplicada em uma edificação vem da natureza, por isso, é muito importante que a escolha de materiais seja cuidadosa para proporcionar precisão na obra, reduzir desperdícios e também trazer um componente recente da construção civil mundial, que é garantir a ‘desmontabilidade’ da obra após seu tempo de vida útil e, assim, colaborar com a sustentabilidade”, explica o arquiteto Eron Costin, do Estúdio 41.

Eron conta que o sistema em aço garantiu uma construção limpa e isso foi fundamental. “A utilização do aço foi importante, pois tivemos uma obra limpa, acompanhada e monitorada pelo pessoal da certificação ambiental AQUA, que fiscalizou a redução de resíduos, sem a qual não seria possível receber o certificado final”.

O sistema construtivo em aço foi muito usado na concepção do complexo, desde a estrutura com treliças metálicas, vencendo grandes balanços e vãos, como também em acessórios como escadas. “Além disso, nas estruturas de coberturas, em sua maioria ajardinadas, mas também em coberturas com telhas metálicas termoacústicas. Brises metálicos auxiliam na redução da incidência de luz solar diretamente nas fachadas”, completa o arquiteto.  

Aliás, o conceituado escritório curitibano enaltece o sistema construtivo metálico. “Gostamos de produzir projetos com modulação estrutural e utilização de processos de fabricação mais precisos, racionais e secos, conta o arquiteto. “Desta forma, o aço foi uma opção desde o primeiro momento do projeto, escolhido ainda na etapa do concurso nacional de arquitetura”.

Para a realização dessa grandiosa obra, é importante ressaltar que o Estúdio 41 venceu concurso público, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, há mais de 10 anos - em 2011. A construção começou apenas em 2016. No longo período após a competição, de acordo com Eron Costin, manteve-se a essência do partido arquitetônico no desenvolvimento do projeto. 

“Durante o processo de projeto para a proposta enviada ao concurso nacional, do qual sairíamos vitoriosos naquela época, haviam muitas dúvidas sobre permanecer ou não com estruturas tão audaciosas”, explica o arquiteto do Estúdio 41. “Quando vimos o balanço de 30 metros finalmente executado, anos depois, tivemos a certeza de que era a proposta correta”.

Segundo Eron, o maior desafio do projeto arquitetônico foi viabilizar o balanço de 30 metros e vão central de 70 metros sobre a praça de chegada do complexo. “Tratava-se de uma prioridade espacial e estética importante, somente a estrutura treliçada em aço nos permitiu a execução deste elemento com a leveza esperada”, avalia o arquiteto.

A construção em aço também colaborou para dar identidade a um conjunto de edifícios, que tem a missão de representar três instituições fortes e sólidas para a sociedade, em um único complexo. O principal elemento de conexão de todo o complexo Fecomércio, Sesc e Senac é o Centro de Convivência.

Na verdade, um grande edifício com 170 metros de extensão, conformados por duas grandes treliças metálicas, com função de recepção e condução dos visitantes. “No futuro, ele será estendido para conexão com os edifícios que serão construídos em etapas posteriores, tratando-se então da materialização da consolidação da conexão entre as três instituições”, diz Eron.

Toda a estrutura do complexo, composta de 37 mil metros quadrados, é extremamente funcional, fazendo parte a torre administrativa com nove pavimentos, centro de convivência com dois pavimentos, auditório com capacidade para mil pessoas, dois restaurantes e amplo estacionamento. O espaço também conta com salas de reuniões, cafeteria, espaço de jogos, educação infantil, academia e áreas de lazer. 

Após um projeto desta magnitude, Eron Costin acredita que a arquitetura deve gerar novas experiências. “A surpresa é sempre desejada em bons projetos”, afirma. “Não que seja preciso inventar tudo novo a cada projeto. Mas novas maneiras de produzir espaços e estéticas mais contemporâneas são uma busca constante”. 

Ficha técnica

Fecomércio, SESC E SENAC
 
Empresa Fornecedora da estrutura em Aço: Medabil
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Vanguarda Engenharia
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: Estúdio 41/Eron Costin
Execução da Obra: Construtora JL
Área Construída: 36.700 m²
Volume de Aço Empregado: 2.300 toneladas
Conclusão da Obra: 2021
Local: Porto Alegre, RS

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal