Ícone de industrialização em edifício habitacional

12/01/2023 | Notícia | Revista Arquitetura & Aço

A apenas 700 metros do Parque do Ibirapuera, pulmão verde da cidade de São Paulo a região oferece uma infinidade de opções de lazer, esporte, qualidade de vida e convívio. Seguindo esse contexto, o novo edifício Urbic oferece uma relação prática e real com o espaço e a vida das pessoas.
O empreendimento foi concebido pela Urbic, que tem entre seus gestores o engenheiro Luis Henrique Ceotto, que possui enorme experiência em construção industrializada.

“Desde o início do design do empreendimento, os moradores foram colocados no centro de todas as nossas ideias”, conta o arquiteto Tito Ficarelli,
do escritório Arkitito Arquitetura, responsável pelo projeto.

“Afinal, na região do Ibirapuera, a vida precisa ser leve, descomplicada. As pessoas chegam e saem muito a pé para praticar esportes, correr ou simplesmente caminhar. As ruas são bem arborizadas, com calçadas largas. O Urbic Ibirapuera oferece esse relacionamento estreito com a rua. As varandas, com oito metros de largura, por exemplo, transmitem essa ligação direta e aberta com o parque”, analisa Tito Ficarelli.

O sistema construtivo em aço foi fundamental para a construção do edifício inteligente, que conta com apartamentos de um e dois dormitórios. “Toda a estrutura do Urbic Ibirapuera é em perfis metálicos, exceto a fundação”, descreve o arquiteto.
Os pilares tubulares de seção quadrada, foram preenchidos de concreto.

“Muros de divisa, estrutura do subsolo, térreo, torre até a laje de cobertura são vigas e pilares metálicos de ponta a ponta. As lajes são painéis pré-fabricados em concreto. Enquanto as divisórias internas são em drywall e a fachada, em painéis de concreto pré-fabricados e panos de vidro”, completa.

Nota-se que os sistemas aparentes reforçam o partido arquitetônico, representado pelo conceito da industrialização, presente em toda a composição do edifício, desde as áreas internas até as fachadas.

“A repetição de elementos na fachada, como os brises com lâminas horizontais e guarda corpos com barras verticais, marcam a textura que se contrapõem às fachadas laterais, constituídas por painéis lisos e planos, correlação para garantir ritmo ao empreendimento”, afirma o arquiteto do escritório Arkitito.

Os benefícios do sistema metálico para a construção do Urbic foram muitos, segundo Tito, porém, ele destaca a velocidade construtiva, a precisão, a diminuição de resíduos de obra e o fato de facilitar a arquitetura graças às menores dimensões dos elementos estruturais, como os pilares e vigas em aço. É essencial ressaltar que o edifício, com área construída de cerca de 3.000 m2, foi entregue em pouco mais de um ano.

“O aço é um material que permite reciclagem, não provoca desperdícios e evita uso de formas de madeira; sem dúvida, está alinhado com valores importantes para todos nós”, diz Tito.

De acordo com o arquiteto, a torre em formato de lâmina é posicionada estrategicamente, visando o máximo aproveitamento do espaço e da orientação solar.

As salas e varandas dos apartamentos foram posicionadas para receber iluminação natural durante todo o dia e os quartos pegando o sol da tarde.

“Um edifício realmente inteligente une engenharia, arquitetura e tecnologia da melhor maneira”, avalia Tito Lucarelli. “São matérias que precisam convergir para criar um resultado belo e eficiente”, finaliza.

Escadas do edifício são metálicas com degraus em chapas de aço. Cada lance pesa 600 kg, o que permitiu a instalação sem equipamentos complexos.O peso da estrutura metálica atingiu 120 t. A estrutura metálica gerou economia de 20 a 30 % de peso na fundação.

 

FICHA TÉCNICA

EDIFÍCIO URBIC

Empresa Fornecedora da Estrutura em Aço: Beltec Engenharia
Empresa Responsável pelo Projeto da Estrutura em Aço: Eng. Juliano Lanza
Projeto Arquitetônico/Arquiteto Responsável: ARKITITO Arquitetura/Chantal e Tito Ficarelli
Execução da Obra: Construtuora Urbic
Área Construída: 3.014 m²
Volume de Aço Empregado: 120 toneladas
Conclusão da Obra: 2020
Local: São Paulo, SP

Leia na íntegra.

Ao navegar no site você estará concordando com a nossa política de privacidade.

Ok
Fechar modal